5 alegrias de trabalhar com tecnologia

Trabalhar com tecnologia é sobre resolução de problemas. Você começa com uma situação do usuário que precisa ser resolvida e apresenta uma solução. Em seguida, você testa essa solução para encontrar erros ou possíveis melhorias e cria uma solução melhor. Cada passo do caminho é sobre como resolver problemas.

 

As habilidades de resolução de problemas são universais e podem ser aplicadas a praticamente todas as partes da sua vida e do seu trabalho, independentemente do setor.

 

Desde identificar um problema e dividi-lo em suas partes até criar, testar e melhorar as soluções, você nunca se arrependerá de aprender como lidar eficientemente com eles a partir da inovação. Isso já seria o bastante para todos criarem uma prática maior com tecnologia, mas fica ainda melhor:

 

1. As vagas em tecnologia só crescem (e os salários também)

 

A tecnologia é aplicável em quase toda indústria. Isso significa que empregos nessa área não são apenas agradáveis, mas também estão em grande demanda e oferecem salários lucrativos.

 

Segundo levantamento realizado pela Neoway, em 2017 foram abertas no Brasil 13,9 mil empresas de tecnologia no Brasil, o que representa um crescimento de 17% do mercado.

 

Dados da mais recente pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação também apontam que o mercado de TI no Brasil está entre os segmentos que mais empregam no país. São mais de 1,3 milhão de postos de trabalho no setor.

 

A presença feminina na área também vem crescendo aos poucos. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) divulgada em 2016, dos mais de 580 mil profissionais de TI que atuam no Brasil, apenas 20% são do sexo feminino.

 

Além disso, Na contramão dos demais segmentos pesquisados, os profissionais de TI devem ganhar salários mais altos em 2018, em comparação com o ano passado. O salário médio de início de carreira na maioria dos setores é de R$2.000 a R$5.000.

 

2. Fica mais fácil conseguir um trabalho remoto

 

Não só todos os tipos de empresas precisam de todos os tipos de especialistas em tecnologia, como todos os países do mundo. Com habilidades transferíveis, um computador na mochila e tempo, a possibilidade de se ajustar para um trabalho remoto é aumentada.

 

Além disso, a cultura da maioria das empresas ligadas à tecnologia facilita a realização de reuniões, acompanhamento e interação de forma remota. Você não precisa estar na mesma sala que a sua equipe para gerar coisas incríveis juntos.

 

3. Você coloca suas ideias em prática

 

Talvez a melhor parte de trabalhar com tecnologia seja esta. Grande parte de nós deixa os projetos guardados em uma caixinha porque não possui as habilidades para colocá-los em prática.

 

Quando você trabalha com tecnologia, você percebe que adquirir novas habilidades não é assim tão impossível. Você consegue tirar do papel projetos que antes pareciam muito longe de acontecer. Gerar um site, aplicativo, software ou qualquer outro formato digital para suas ideias vai ser um passo à frente para o sucesso.

 

4. Você não precisa de uma graduação (mas precisa de prática)

 

Se você pensa que precisa ser formado em ciência da computação para trabalhar com tecnologia, pode estar errado.

 

Com vários cursos e recursos on-line disponíveis, obter habilidades essenciais (de codificação a suporte de TI) pode ser mais fácil do que você imagina. Não importa se você deseja estudar meio período, período integral ou remotamente. Tudo o que você precisa é de interesse em tecnologia e disposição para aprender.

 

E a transição da sua indústria atual para a tecnologia também não precisa ser difícil. Basta encontrar maneiras de incorporar a prática no seu dia-a-dia e chamar a atenção para suas habilidades transferíveis ao se candidatar para novos trabalhos.

 

Seja codificando seu trajeto diário ou aprendendo uma nova linguagem de programação no seu horário de almoço, algumas horas por semana podem ser o suficiente para encontrar seu papel perfeito na tecnologia.

 

5. Você participa ativamente da transformação digital

 

Sabe aquela história de programar pra não ser programado? Trabalhar com tecnologia é entender como as coisas funcionam e ter presença ativa dentro das transformações que acontecem diariamente.

 

Deixe uma resposta