Como funciona um servidor web?
Por Juliana Battistelli

Quando você escreve um endereço no seu navegador e aperta enter, qual você imagina ser o procedimento de segundos até que o site apareça para você? Quando não compreendemos as tecnologias, elas parecem funcionar como mágica.

 

No entanto, é muito mais interessante saber como as coisas funcionam para podermos criar ativamente em cima delas. Sempre teve dúvidas sobre o que é um servidor web e como ele age? Vem entender.

 

O que é um servidor web?

 

Um servidor web é um programa que usa HTTP (Hypertext Transfer Protocol) para servir os arquivos que formam páginas da web aos usuários, em resposta aos seus requerimentos feitos em navegadores. Computadores e aparelhos dedicados também podem ser chamados de servidores web.

 

Todos os computadores que hospedam sites da web devem ter programas de servidor. Os principais servidores web incluem o Apache (o servidor da Web mais amplamente instalado), o Internet Information Server (IIS) da Microsoft e o nginx (pronunciado engine X) da NGNIX. Outros servidores da web incluem o servidor NetWare da Novell, o Google Web Server (GWS) e a família de servidores Domino da IBM.

 

Os servidores web geralmente fazem parte de um pacote maior de programas relacionados à Internet e à intranet para servir email, baixar solicitações para arquivos FTP (File Transfer Protocol) e criar e publicar páginas da web.

 

Como funciona um servidor web?

 

Uma página na internet pode ser visualizada quando o navegador o solicita do servidor web e o servidor responde com essa página. Uma representação diagramática simples disso está representada abaixo:

 

servidor web

 

O processo simples consiste em 4 etapas, são elas:

 

1. Obtendo o endereço IP a partir do nome de domínio

 

O nosso navegador primeiro obtém o endereço IP do nome de domínio (por exemplo, para esta página o nome do domínio é www.mastertech.com.br). Ele pode obter o endereço IP de 2 maneiras:

 

  • Pesquisando em seu cache.
  • Solicitando em um ou mais servidores DNS (Domain Name System).

 

Nota: Qualquer site recebe um endereço IP quando é criado pela primeira vez no servidor da web.

 

2. O navegador solicita a URL completa

 

Depois de conhecer o endereço IP, o navegador agora exige uma URL completa do servidor da web.

 

3. O servidor da Web responde ao pedido

 

O servidor responde ao navegador enviando as páginas desejadas e, caso as páginas não existam ou algum outro erro ocorra, ele enviará a mensagem de erro apropriada.

 

Você pode ter visto o Erro 404 ao tentar abrir uma página da Web, que é a mensagem enviada pelo servidor quando a página não existe. Outro erro comum é o Erro 401, quando o acesso é negado a nós devido a credenciais incorretas, como nome de usuário ou senha, fornecidas por nós.

 

4. O navegador exibe a página da web

 

O navegador finalmente obtém as páginas da Web e as exibe ou exibe a mensagem de erro.

 

Considerações na escolha de um servidor web incluem o quão bem ele funciona com o sistema operacional e outros servidores, sua capacidade de lidar com programação lado a lado, características de segurança e as ferramentas específicas de publicação, mecanismo de pesquisa e criação de sites que o acompanham.

 

E aí, ficou mais claro o processo de um servidor para entregar as páginas da web? O funcionamento dos servidores faz parte do back-end dentro da programação. Para se aprofundar um pouco mais nisso assista nossa live online e gratuita para ver o que rola nos bastidores. É só acessar aqui!

 

Como funciona um servidor web?
5 (100%) - 1 voto
Você pode também gostar