Quero fazer um aplicativo. Por onde começo?

No seu celular devem ter pelo menos quatro ou cinco aplicativos que você utiliza com frequência. Podem ser de redes sociais, banco, transporte, jogos, documentos, música, edição. Nós não resistimos a uma boa ideia que soluciona nossos problemas rapidamente.

 

Se você quer fazer um aplicativo, é por aí que deve começar. Encontrar essa boa ideia que irá auxiliar ou solucionar problemas reais de maneira rápida e intuitiva é o que faz um app de sucesso. E para chegar nela, vamos para o design thinking.

 

Design thinking é o princípio de tudo

 

Você conhece o Design Thinking? Esta forma criativa de elaborar projetos pode ser extremamente útil para você no momento de definir o que quer fazer com o aplicativo. Reúna post its, papel, caneta, sua equipe e ideias e siga os passos que você pode ver aqui.

 

Esta metodologia vai te ajudar a criar, reunir, selecionar e validar ideias até chegar em um projeto que realmente engloba os objetivos principais a serem alcançados da melhor forma. Aqui é importante trabalhar com um grupo de pessoas variadas, que possam complementar com outras visões.

 

Interface do aplicativo

 

Já sabe o que vai ser o seu aplicativo? Agora é a hora de detalhar os recursos básicos do seu produto no papel, desenhar as telas com suas funções e navegabilidade.

 

Nesta etapa, pense apenas nos recursos centrais, naquilo que é essencial para seu aplicativo cumprir com o objetivo principal. Isso reduz os custos de início e ajuda a chegar no mercado mais rápido, para depois serem implementadas aos poucos novas funcionalidades.

 

Waze, Uber e 99 não são apenas aplicativos que te levam de um lugar para o outro, são aplicativos que pensaram no design de interface e na usabilidade em cada ação do usuário. Como o seu aplicativo se parece são pontos centrais para definir também na interface.

 

Ferramentas de prototipagem

 

Para testar seu aplicativo, você pode (e deve!) utilizar ferramentas de prototipagem que irão facilitar a visualização e avaliação prévia das funcionalidades pensadas. Esta etapa de prototipação pode ser feita só por imagens, por códigos parcialmente implementados ou por modelos interativos.

 

Nós recomendamos o uso de modelos interativos para ver como seu app estará funcionando de verdade. Neste caso, algumas ferramentas que você pode utilizar são:

 

Prototype On Paper: ajuda a conectar as telas do aplicativo e ver como está ficando sua criação de forma mais prática.

 

Proto.io: ferramenta intuitiva com diversas opções de edição para testar seus protótipos de apps.

 

Invision app: plataforma mais completa de prototipação, voltada especialmente ao trabalho de design UX e UI.

 

Já tem a ideia, interface e os testes de protótipos? Então vem entender como construir seu app em Ionic na live online e gratuita da Mastertech! É só clicar aqui para ter acesso. 🙂

 

blog app ionic

 

Deixe uma resposta