Quer encontrar a solução dos seus problemas para criar e organizar seu portfólio e sobreviver na era do trabalho colaborativo? Já perdeu horas de sono porque não encontrou algum trabalho ou alteração de código? Então vem logo entender o que é Git para saber o que é GitHub.

 

Começando do começo, o que é Git?

Git é uma ferramenta para versionamento de arquivos, um sistema de controle de versão de arquivos. Por meio dele, você poderá acompanhar seu projeto em cada fase dele e as pessoas que trabalharem junto com você poderão contribuir ao mesmo tempo no projeto, sem que alterações sejam sobrescritas.

 

Digamos que você escreveu uma carta para o seu amiguinho. Você escreve a carta toda, cheia de referências e piadas internas, nomeia de migo.txt e manda o arquivo. Seu amigo adora a carta, ri dela toda, agradece te chamando pra comer um lanche.

 

No dia do lanche você manda outra carta pro seu amiguinho, com uma parte do que ele já tinha recebido alterada. Seu amiguinho não gosta muito, prefere a antiga, era mais divertida quando tinha aquela frase de Friends. Epa, mas pera, você não tem mais a carta antiga! Você salvou em cima da outra! Além disso, seu amiguinho pegou o documento que você mandou e rabiscou ele todo com comentários sobre a cartinha, poxa, você queria ter aquela primeira versão. É aí que entra o git.

 

Com ele você poderá criar uma linha do tempo com diferentes pontos das alterações feitas no arquivo, tanto alterações suas quanto do seu amiguinho. Dentro de projetos de programação, essa funcionalidade é essencial. É preciso que você e sua equipe possam criar novas funcionalidades nos mesmos arquivos, com tudo salvo caso algo dê errado.

 

Ah, beleza! Mas o que é o GitHub então?

O GitHub é um site no qual você pode fazer upload de projetos git. Podendo ser traduzido como agregador de gits, o site é o maior e mais conhecido no ramo de projetos git. A partir dele, você e sua equipe podem manter suas versões dos projetos em uma plataforma centralizada, acessível à todos que fazem parte do projeto.  

 

O GitHub dá mais visibilidade da linha do tempo de diferentes versões do projeto, possui ferramentas de métricas (indicando quais usuários alteraram mais vezes o projeto, quando alteraram, o que alteraram, etc), gerência de problemas relatados (tickets ou issues), dentre outras. Além disso, você pode acompanhar projetos que encontrar na plataforma e aprender coisas novas para os seus projetos a partir disso.

 

Quer saber mais sobre como instalar e usar Git, criar e administrar sua conta do GitHub? Vem participar do Live Gratuito Guia Completo de Guit! Vai ser online no dia 18/04, às 14h, e nele você vai entender todas essas coisas de merge, clone, fork, add, commit, entre outros. Mais informações sobre o live você pode ver aqui. 😉

 

O que é GitHub: a solução colaborativa para os seus problemas
5 (100%) - 1 voto
Você pode também gostar