Neste mundo hipercompetitivo, a integração de sistemas corporativos tornou-se uma preocupação muito crítica. As extensas ideologias e abordagens em torno deste conceito provam que as soluções de integração de dados corporativos são extremamente significativas.

 

As soluções de integração de sistemas estão sendo adotadas rapidamente. As perspectivas para os fornecedores de TI de software de aplicações corporativas são mais brilhantes do que nunca. Mas antes mesmo das empresas, o que isso significa?

 

O que significa integração de sistemas?

 

A integração de aplicações ou sistemas, em um contexto geral, é o processo de trazer recursos de um sistema para outro, geralmente usando middleware.

 

Esse processo pode ser difícil, especialmente ao integrar aplicações com restrições legais a novos sistemas ou serviços da web. Dada a enorme área deste assunto, dá para literalmente escrever um livro sobre como fazer uma implementação bem-sucedida. No entanto, alguns dos requisitos básicos de negócios incluem:

 

  1. Conectividade adequada entre plataformas
  2. Regras de negócios e lógica de transformação de dados
  3. A longevidade e flexibilidade dos processos de negócios
  4. A flexibilidade de hardware, software e objetivos de negócios

 

Para atender a essas necessidades, o ambiente dos sistemas deve ter uma interface comum para comunicação gratuita, incluindo a capacidade do sistema de solicitar serviços da web e ser compatível ao fazer interface com outras plataformas e aplicações.

 

Integração de aplicações empresariais

 

Talvez a melhor das soluções nesse sentido são as integrações de aplicações empresariais (EAI). Os serviços de integração de aplicações corporativas removem a lacuna entre vários programas de computador. Também ajudam os funcionários no gerenciamento de dados por meio de interfaces simples. O principal objetivo do EAI é o uso efetivo dos dados gerados pelos diferentes departamentos.

 

Entre as aplicações que podem ser integradas, estão:

 

  • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM)
  • Customer Relationship Management (CRM)
  • Business Intelligence
  • Recursos humanos
  • Sistemas de comércio eletrônico

 

Esses programas se enquadram na categoria chamada software-as-a-service (SaaS). De acordo com uma pesquisa do Gartner, cerca de 75% das empresas que fornecem serviços relacionados à TI usam cerca de 6 aplicativos em média. Existem algumas abordagens possíveis para uma integração de softwares empresariais.

 

Abordagens para a integração de software

 

Bancos de dados: assim como aplicativos, são anexados a um mecanismo que obtém e gerencia todas as notificações provenientes de vários canais;

 

Link ponto-a-ponto: os sistemas corporativos são vinculados entre si por meio de um link. Esses sistemas de integração de aplicações corporativas são fáceis de construir, mesmo que haja um limite para sua escalabilidade.

 

Soluções Enterprise System Bus: esta é uma solução de várias camadas para várias empresas de TI que utilizam vários aplicativos de negócios complexos. O sistema aloca a operação de processamento de dados entre as outras partes da rede.

 

A seleção do método EAI depende das metas da organização e da complexidade da infraestrutura de TI.

 

Os benefícios da integração de aplicações corporativas

 

Os benefícios dos serviços de integração de sistemas corporativos são numerosos. A seguir estão cinco deles para que você possa entender melhor:

 

1. Melhoria na gestão e partilha de dados

 

A integração de sistemas aumenta a interoperabilidade entre os vários departamentos de uma organização. Para a indústria automotiva nos EUA, por exemplo, falhas de interoperabilidade podem causar prejuízos de até US $ 1 bilhão. Uma solução de software de aplicação empresarial ágil permite o acesso a toda a informação reunida por aplicações de negócios, erradicando as responsabilidades de processamento de dados.

 

2. Automação do fluxo de trabalho

 

Com a integração de sistemas, você pode utilizar os dados do cliente CRM para iniciar uma campanha de marketing por e-mail e criar relatórios para avaliar sua eficiência. A plataforma EAI melhora os processos de negócios, bem como aumenta a transparência do fluxo financeiro.

 

3. Flexibilidade na infraestrutura de TI

 

A integração de software permite que as organizações desenvolvam instalações de TI com facilidade e respondam de maneira oportuna às crescentes expectativas do cliente. Ao falar sobre a comunicação dentro da empresa, há desafios que aparecem quando funcionários que não são tão especializados em tecnologia quanto os outros precisam fazer tarefas técnicas. Eles enfrentam problemas na gestão da estrutura que é baseada em TI.

 

Com organizações maiores, pode haver situações em que é difícil para os executivos cuidar da estrutura de TI na empresa, onde eles não são capazes de utilizar tecnologias inovadoras de forma otimizada. A EAI ajuda a superar esses obstáculos e simplifica o processo de negócios, aplicando melhor funcionalidade ao vincular informações, bem como a funcionalidade de vários aplicativos em uma interface fácil de usar.

 

4. Criando novas oportunidades

 

Um dos principais benefícios organizacionais da EAI é que ela permite que os gerentes conheçam e respondam a novas oportunidades muito mais rapidamente do que antes. Os aplicativos corporativos podem ajudar as empresas a lidar com mudanças no mercado, problemas de gerenciamento de reputação, problemas de interrupção da cadeia de suprimentos e muito mais, tudo a partir de uma única interface.

 

5. Aumentando a eficiência

 

O EAI permite que as empresas facilitem sua comunicação, reduz seu tempo e esforço, melhora a funcionalidade e controle, o que leva a um aumento na eficiência da organização. Permite que a organização identifique e responda a novas oportunidades.

 

Quando feito de forma eficiente, o EAI permite que as organizações percebam as vantagens holísticas de seus investimentos. Não é apenas vantajoso integrar sistemas para melhorar as proficiências da organização, mas também para melhorar o desempenho de um indivíduo com vários recursos, como registros e recompensas de funcionários.

 

No entanto, as aplicações corporativas e o processo de integração exigem uma experiência em programação e na implementação de protocolos de segurança e codificação. Quer ficar por dentro disso? Tem workshop de desenvolvimento full-stack prontinho na Mastertech pra você entender noções de integração do zero. Vem conhecer!

 

Integração de sistemas: os benefícios de aplicações que andam juntas
Avalie esse post
Você pode também gostar