Impressão 3D: 5 oportunidades de um futuro cada vez mais próximo

Há apenas dois anos, a impressão 3D parecia algo que poderíamos ter visto no filme “De volta para o futuro”. Mas tanto aconteceu na indústria em poucos anos que, hoje, você pode construir um negócio próspero com sua impressora 3D.

 

O mundo avançou rapidamente das máquinas de impressão de Gutenberg do século XIX para um meio mais avançado de inscrever tinta no papel. Agora, ultrapassamos a fase de apenas imprimir em papel para imprimir em outras superfícies, como algodão, cerâmica, madeira e outras superfícies limpas.

 

 Será que um dia chegamos lá?

 

Como funciona a Impressão 3D?

 

Para tornar as coisas mais simples, impressão 3D significa impressão tridimensional, o que significa uma tecnologia aditiva na qual os objetos são construídos em uma grande quantidade de camadas muito finas.

 

Imagine um futuro em que um dispositivo conectado a um computador possa imprimir um objeto sólido. Um futuro em que podemos ter bens tangíveis, bem como serviços intangíveis, entregues diretamente de nossos desktops.

 

A impressão 3D oferece uma ampla gama de oportunidades de negócios que podem gerar benefícios em grande escala ao longo do tempo, alterando nossa forma de consumo. A partir de análises detalhadas de mercado, se acredita que os fatores que impulsionam este mercado são:

 

  • Redução de erros de produção
  • Alto grau de precisão
  • Uso eficiente de matérias-primas
  • Capacidade de fabricar produtos customizados
  • Uso simultâneo de múltiplos materiais para impressão
  • Uso eficiente do tempo de produção e finanças
  • Competência maior acima de técnicas tradicionais

 

O alto custo de produção para usuários individuais, software de impressão 3D caro, falta de assistência e escassez de mão de obra qualificada são alguns dos fatores que atenuam os benefícios da indústria de impressão 3D global.

 

O mercado atual de Impressão 3D

 

Segundo relatórios, o mercado global de impressão 3D foi segmentado com base em componentes, aplicativos e geografia. Com base no componente, o mercado é classificado em tecnologia, material e serviços.

 

Em termos de aplicação, o mercado é categorizado em produtos de consumo, aeroespacial, defesa, educação e pesquisa, automotivo, industrial e outros. A indústria de bens de consumo tem sido o segmento de maior geração de receita.

 

Com a impressão 3D se tornando mais popular, espera-se que o mercado para essa nova tecnologia floresça, o que significa que há enormes oportunidades de lucro para empreendedores dispostos a iniciar um negócio de impressão 3D.  

 

A maioria dos negócios de impressão em 3D cabe em uma das cinco categorias a seguir e muitos oferecem mais de um serviço. Ao criar sua entrada na indústria, considere qual seria a certa para você.

 

1. Agências de serviços

 

Essas empresas de impressão 3D possuem ou alugam equipamentos de impressão e oferecem impressão como um serviço para seus clientes. Eles competem pela eficiência com que realizam pedidos, pela variedade de materiais com que imprimem e pela qualidade e sofisticação dos projetos que podem imprimir. A Sculpteo, uma empresa francesa, é uma grande jogadora nesse sentido.

 

É um campo concorrido e lotado, e pode ser difícil diferenciar sua empresa. Uma maneira de se colocar no mercado é começar uma agência de serviços que serve uma clientela de nicho. Por exemplo, atualmente, não existem grandes agências de atendimento para escolas.

 

2. Criação de arquivo

 

Algumas empresas de impressão 3D combinam conhecimento de engenharia e design com ferramentas de projeto assistidas por computador para transformar as ideias de fundo de seus clientes em arquivos 3D imprimíveis.

 

As empresas que criam arquivos 3-D-printable competem em seu poder intelectual e experiência. Mesmo que você esteja projetando objetos simples, precisa ter experiência em design e ser versado em software CAD.

 

3. Fabricantes de software e equipamentos

 

Algumas dessas empresas fazem impressoras, que podem variar de modelos de pequeno consumidor até aqueles usados ​​em ambientes industriais para prototipagem ou produção em massa. Como em qualquer fabricação, essas empresas de impressão 3D têm altos custos fixos, o que significa que os proprietários de empresas precisam investir grandes quantias de capital antes que a primeira máquina saia da linha.

 

A maioria dos proprietários também tem experiência em manufatura, engenharia ou disciplina relacionada, como os fundadores da Desktop Metal, de Burlington, Massachusetts.

 

Da mesma forma, ninguém apenas acorda uma manhã e inicia uma empresa de software CAD. Isso normalmente requer alguma experiência em uma empresa que faz software de design.

 

4. Fornecer ou apoiar a indústria

 

Essas empresas de impressão 3D fornecem suprimentos, materiais e equipamentos para as pessoas e empresas que fazem impressão. Isso inclui empresas que vendem equipamentos de impressão para usuários finais e outras empresas que fornecem filamentos e os carretéis de plástico, que são uma matéria-prima para impressão 3D. Além disso, existem serviços como manutenção, reparos e educação.

 

5. Venda de produtos acabados

 

Essas empresas de impressão 3D vendem produtos que podem ser feitos apenas com uma impressora 3D. Talvez o retorno rápido seja importante para o cliente ou um grau de personalização que inviabilize a produção em massa.

 

Por exemplo, o Crayon Creatures, de Barcelona, ​​usa desenhos infantis para produzir uma versão tridimensional. Em 2014, a Hasbro fez uma parceria com a empresa de impressão 3D Shapeways para produzir brinquedos My Little Pony personalizados sob demanda a partir dos designs de fãs.

 

 

A impressão 3D permite transformar um conceito em realidade de forma extraordinária, rápida e barata. A tecnologia, sem dúvida, continuará a transformar todos os setores, mudando a maneira como trabalhamos e vivemos no futuro. Quer fazer parte desse processo? Comece seu ano aprendendo mais sobre impressão 3D na nossa live online e gratuita acessando aqui!

 

Impressão 3D: 5 oportunidades de um futuro cada vez mais próximo
Avalie esse post