Quase todo trabalho envolve estar online de alguma forma. Isso significa que, em algum momento de sua carreira, daqui a um ano ou daqui a 30 anos, é provável que você tenha que acessar o back-end de um site da empresa, um blog ou um serviço de marketing por e-mail.

 

Isso te assustou?

 

Não se preocupe, não é tão complicado quanto parece. Especialmente depois de dominar alguns dos conceitos básicos. Não, você não vai se transformar magicamente em Steve Jobs da noite para o dia, mas você pode ganhar conhecimento suficiente para falar com credibilidade sobre desenvolvimento e design de sites, por exemplo. E esse novo conhecimento pode impressionar seu chefe atual ou um futuro gerente de contratação.

 

Então, para de rodar no feed de seu Instagram por um tempo e use suas horas aumentando seu know-how digital. Aqui estão cinco princípios básicos que você pode começar a aprender agora mesmo.

 

1. Edição de Imagem

 

As fotos não são apenas para selfies. Elas também são uma ferramenta importante para marketing, documentos técnicos e, claro, a presença on-line de uma empresa. Se você consegue fazer uma pequena edição de imagem com ferramentas como o Photoshop, você pode:

 

  • Redimensionar imagens para postagens de blogs ou sites
  • Cortar imagens para cabeçalhos ou perfis de mídia social
  • Criar imagens atrativas para campanhas de marketing on-line, e-mails e boletins informativos digitais

 

Para uma edição de imagens rápida e fácil, confira o Pixlr, um editor de fotos que você pode usar gratuitamente na Web ou em dispositivos móveis. Ou faça o download de uma avaliação gratuita de 30 dias do Photoshop e experimente os tutoriais gratuitos no site.

 

2. SEO

 

Não há como fugir do fato de que a maioria das pessoas acessa o Google quando precisa de informações hoje em dia. Você pode ajudar sua empresa a tirar proveito desse fato entendendo como o SEO (search engine optimization) funciona e como ele pode melhorar os negócios da sua empresa. Se a sua empresa tem algum tipo de presença online, o SEO só pode ajudá-lo.

 

Com um pouco de SEO, você pode:

 

  • Otimizar imagens para que também possam ser pesquisadas
  • Crie links que melhor descrevam o que está no seu site
  • Escreva conteúdo que faça você ser notado pelos mecanismos de pesquisa

 

Para começar a desvendar os segredos dessa ferramenta, confira aqui o checklist gratuito de SEO que preparamos para você.

 

3. HTML

 

HTML, ou HyperText Markup Language, é o que se usa para colocar conteúdo em websites ou e-mails amigáveis. Você provavelmente não poderá criar um site inteiro depois de estudar HTML por algumas horas, mas poderá realizar tarefas surpreendentemente importantes com apenas um punhado de código.

 

Por exemplo, com HTML, você pode:

 

  • Corrigir os erros de digitação no site da sua empresa
  • Colocar conteúdo em um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo) como o WordPress
  • Escrever e-mails de marketing com um serviço como o MailChimp ou o Campaign Monitor
  • Criar links para acompanhar o desempenho de campanhas de marketing

 

Você pode aprender noções básicas de HTML e até mesmo criar sua própria página da Web com o E-book Trio de Ouro, contendo exemplos reais que te ajudam a entender como programação não é um bicho de sete cabeças. É só acessar aqui!

 

4. CSS

 

CSS (também conhecido como Cascading Style Sheets) é como o yin para o yang do HTML: é o código que formata e modela o conteúdo HTML. Ao alterar apenas um pouco de CSS, você pode alterar completamente a aparência de uma página da Web ou outro conteúdo digital.

 

Se você conhece CSS, você pode:

 

  • Criar um boletim informativo por e-mail que corresponda à marca da sua empresa
  • Criar postagens de estilo para que elas fiquem mais fáceis de ler
  • Personalizar um tema Tumblr ou Squarespace
  • Alterar a aparência de páginas da web inteiras

 

5. Inspetores do site

 

Depois de saber mais sobre sites e conteúdo digital, você pode ir aos bastidores com um inspetor de sites. Esta é uma ferramenta que permite que você veja todo o código com o qual as páginas da Web são criadas e editá-las, se desejar. Não se preocupe. As alterações que você fizer serão exibidas apenas no seu computador.

 

Usar um inspetor é uma ótima maneira de entender mais sobre HTML e CSS e ver como as alterações aparecem antes de torná-las em um site “real”. Dois dos inspetores mais populares são o Firebug da Mozilla e o DevTools do Google Chrome, ambos gratuitos. 

 

E você pode continuar com os dois inspetores com apenas alguns cliques instalando a extensão do Firebug Lite para qualquer navegador ou clicando com o botão direito do mouse em qualquer página da Web no Chrome para exibir o DevTools.

 

Então, o que você está esperando? Escolha o conceito que parece o mais interessante para você e reserve um tempo este mês para aprender os fundamentos. Você pode até perceber que descobriu uma nova paixão e decidir obter uma base em tecnologia para avançar em sua carreira. De qualquer forma, aprender novas habilidades tecnológicas só pode ajudar na sua carreira.

 

5 habilidades de tecnologia que ajudam a alavancar sua carreira
Avalie esse post
Você pode também gostar