Milhares de sites são desenvolvidos por minuto. Um site normalmente nasce da decisão de alguém, de um brainstorming entre a equipe e um objetivo do tipo: “precisamos de presença digital”.

 

Entretanto, as ideias que surgem a partir desse objetivo podem ser um tanto confusas. Na maioria das vezes, elas não fazem muito sentido para o público de real interesse que visitará o site, e isso é um grande erro.

 

Se seus visitantes não estiverem em primeiro lugar, seu website não será eficaz. Os melhores sites são centrados no cliente. Eles são projetados para fornecer as informações que os visitantes buscam e para apresentá-las de maneira interessante e organizada. São aqueles sites que permitem ao público tirar as dúvidas sobre a empresa e gerar confiança.

 

Eles facilitam para os visitantes concluir qualquer ação que tenham em mente, seja para comprar um produto, assinar um boletim informativo ou entrar em contato com você para obter mais detalhes.

 

Se você distrair ou confundir seus visitantes, eles precisarão de mais tempo para encontrar o que procuram ou esquecerão o objetivo inicial da visita. Dessa forma, eles não irão considerar seu site amigável e as chances são de que eles saiam insatisfeitos e sem intenção de voltar.

 

Os visitantes chegam ao seu site com determinados objetivos em mente. Seu trabalho é ajudá-los a atingir esses objetivos o mais rápido possível, garantindo que eles tenham uma experiência de usuário positiva.

 

Mas como gerar esse tipo de experiência? Aqui estão 15 coisas que você precisa saber antes de mergulhar na programação do seu site.

 

1. Comece com uma navegação clara

 

Organize suas páginas em categorias com nomes lógicos e use termos padrão em seu menu. Os visitantes não querem adivinhar para onde ir. Eles não querem analisar o que você quer dizer. E eles não têm paciência para embarcar em uma caçada do que precisam.

 

2. Use a linguagem do seu público

 

Ninguém quer ler um texto que soe como um trabalho de conclusão de curso de graduação. Procure usar a linguagem do seu público no seu site. Use a segunda pessoa como “você” e “nós”. Um tom informal e amistoso é melhor que um discurso corporativo rígido. Deixe os jargões da indústria de lado e simplifique tudo que for possível.

 

3. Aplique as melhores práticas de SEO

 

Ter o melhor site do mundo é um desperdício se ninguém conseguir encontrá-lo. Se o Google classificar seu site, você terá imediatamente uma exposição fabulosa aos clientes em potencial que pesquisam seu produto ou serviço. A otimização de mecanismos de pesquisa feita corretamente oferece um enorme retorno sobre o investimento.

 

4. Forneça todas as informações relevantes

 

Quando as pessoas pesquisam na web, elas estão procurando respostas. Se o seu site não fornecer os fatos, o visitante passará para o próximo nos resultados da pesquisa. Não tenha medo de compartilhar muito sobre sua empresa, e isso inclui preços. Estudos mostram que sites ricos em informações são os mais eficazes para converter visitantes em clientes.

 

5. Deixe de fora o mistério

 

Os visitantes não querem ficar horas procurando por uma informação. Eles esperam honestidade e transparência. Eles anseiam por fatos para que possam tomar uma decisão instruída. Coloque todas as suas cartas na mesa e deixe que cada um tire suas próprias conclusões.

 

6. Torne sua home page um resumo direto

 

Como sua página inicial é a entrada mais comum em seu website, ela deve descrever como os clientes se beneficiarão de seu conteúdo, produtos ou serviços. Se os visitantes não conseguirem descobrir rapidamente o que há para eles, eles não irão hesitar em sair.

 

7. Crie páginas de destino exclusivas para tópicos específicos

 

Embora você queira que todos venham pela porta da frente, a página inicial do seu site, essa pode não ser a melhor estratégia. Uma abordagem mais direcionada é criar páginas de entrada (landing pages) que falam sobre assuntos específicos. Se alguém estiver procurando informações sobre o aplicativo de seu produto, ele deverá acessar sua página dedicada a esse assunto. As páginas de destino convertem mais do que as páginas iniciais.

 

8. Use figuras para ajudar a contar sua história

 

As fotos são bonitas, mas elas contam aos visitantes mais sobre você? Na maioria das vezes, elas são genéricas demais. Você pode usá-las em alguns lugares do seu site para ajudar a dividir assuntos, mas quando se trata de produtos e pessoas, as fotos reais funcionam melhor. Os visitantes querem ver o que estão comprando e de quem estão comprando. Use fotos de qualidade para adicionar interesse visual às suas páginas da web e manter o visitante envolvido.

 

9. Inclua conteúdos para a construção de confiança

 

Explique por que sua empresa é qualificada para fornecer seus produtos ou serviços. Inclua alguns detalhes sobre o histórico e as conquistas da sua empresa, especialmente na sua página Sobre nós. Adicione uma foto do fundador se for relevante. Considere dedicar uma página a depoimentos ou estudos de caso e até mesmo vincular seus comentários no Google. Esses endossos de terceiros têm peso grande. Os clientes compram de empresas em quem confiam.

 

10. Mantenha seu site atualizado

 

Se os visitantes perceberem que seu conteúdo não está atualizado, seu site perderá toda a credibilidade. Atualize continuamente seu site, adicione novos conteúdos e remova qualquer informação que obsoleta.

 

11. Use um layout simples

 

Ninguém gosta de confusão e isso inclui os visitantes do seu site. Limpo, simples e organizado funciona melhor. Quanto mais intuitivo, melhor para que os visitantes encontrem facilmente o que precisam.

 

12. Facilite o contato dos visitantes com você

 

Coloque suas informações de contato em vários lugares, no seu rodapé em todas as páginas, para facilitar a localização. Isso deve estar sempre a um clique de distância. Não faça com que os visitantes trabalhem para chegar até você. Você pode até considerar adicionar um recurso de chatbot para facilitar essa interação imediata.

 

13. Mantenha formulários simples

 

Se o seu site incluir um formulário, como na sua página de contato ou cotação, faça o menor número possível de perguntas. Os visitantes odeiam concluir todos esses campos e provavelmente não confiam em você o suficiente para fornecer todas as informações solicitadas.

 

14. Inclua uma chamada para ação em quase todas as páginas

 

Diga aos visitantes o que você gostaria que eles fizessem a seguir. Conduza-os pelo caminho para uma venda ou para entrar em contato com você. É ótimo ser uma fonte de informações de qualidade, mas você também deseja que os visitantes saibam que podem fazer uma compra.

 

15. Não permita erros de português

 

Erros de ortografia e gramática fazem você parecer um amador. O mesmo acontece com as palavras pobres. Reveja o seu trabalho de perto e considere a contratação de um copywriter profissional para criar o seu conteúdo.

 

No mundo saturado de informações de hoje, os visitantes do seu website provavelmente ficarão impacientes. Se eles não conseguirem encontrar rapidamente o que querem, eles seguirão em frente. Eles são céticos em relação a qualquer coisa que pareça uma venda.

 

Para ser eficaz, seu site deve fornecer um valor real. Coloque as necessidades e desejos de seus visitantes em primeiro lugar ao criar seu conteúdo e assista sua taxa de conversão disparar.

 

Quer saber mais sobre a otimização do seu site? Vem assistir a live online e gratuita com o especialista da HostGator Sinesio Bittencourt! Você vai aprender a utilizar plugins de cache, otimizar a base de dados, otimizar as imagens do seu site, utilizar a função flush do PHP, integrar o Rest api do wordpress, reduzir as consultas ao banco de dados e muito mais. É só se inscrever aqui para receber o conteúdo.

 

15 coisas para saber antes de criar um site
Avalie esse post
Você pode também gostar