3 minutos de leitura

Se existe um tema que deveria ser ensinado e discutido desde o primário é como tirar ideias do papel. Como fazer com que novas ideias aconteçam, se tornem concretas? Essa é uma de nossas primeiras frustrações na vida, que se estende por diversos anos de existência, e uma das mais importantes práticas para atuarmos no mundo.

 

Chegar com uma nova ideia nunca é suficiente. É preciso transformar essa visão em realidade. A habilidade de implementar com sucesso novas ideias não é algo que nascemos sabendo, mas um conjunto de conhecimentos e estratégias que podem ser aprendidas. É possível desenvolver essas capacidades aprendendo técnicas, criando hábitos, testando constantemente e participando de comunidades.

 

Organização para a criação

 

Pessoas que conseguem tirar ideias do papel são aquelas que conseguem se organizar para executar planejamentos mesmo em meio à desafios. O requisito básico para tirar ideias do papel é como a lógica do algoritmo: é preciso definir regras e passos para ver algo concreto funcionando.

 

Tarefas definidas a partir de determinada linguagem e lei nos levam a desenvolver mais disciplina no cumprimento das ações. São as condições que determinam como, quando e onde determinado projeto pode acontecer.

 

O design thinking é uma ótima prática de organização de ideias para que, depois de um brainstorming, seleção e criação de protótipos, isso possa ser concretizado. Dentro da programação, fica ainda mais fácil visualizar essas possibilidades.

 

aprender a programar

Nossa turma do Aprenda a programar em um final de semana em São Paulo colocando as ideias no papel com Design Thinking para depois transformar em código!

 

Tudo pode ser código

 

Programar é mais do que apenas codificar, é resolver problemas. Encontrar padrões, analisar possibilidades e aplicar soluções é um ótimo passo a passo para tirar ideias do papel. Aprender a programar é ter em mãos uma das mais potentes e oportunas ferramentas de criação.

 

Tudo nesse mundo pode se transformar em código. Provavelmente todos os projetos dos quais você já quis fazer parte ou fundar poderiam começar com código: seja criando um site para venda de produtos ou formulando uma plataforma para a interação.

 

Jogos, ferramentas, aplicativos, sistemas, programas, automação: muita coisa nasce da programação, abrindo um milhão de possibilidades para novas ideias serem colocadas em prática.

 

Tentativa e falha

 

aprender a programar

Criação é um processo.

 

O segredo está em perder o medo de tentar e errar, e tentar de novo. Programar é sobre testar, ver o que funciona para cada cenário, como solucionar um problema com uma linguagem ou outra.

 

Pode perguntar para qualquer programador que você conhece: os maiores aprendizados surgem quando aparece um erro no código e é preciso se virar em 30 para resolvê-lo. Apresentar uma nova plataforma para testes do público é uma experiência que enriquece e impulsiona nossa vontade de criar mais e mais, mesmo quando nem tudo o que criamos é realmente útil.

 

Junto é bem mais fácil

 

aprender a programar

É com bastante gente assim que se faz bonito!

 

Tentar tirar uma ideia do papel do zero, sem fazer parte de nenhuma comunidade, é realmente desanimador. A melhor forma de começar a agir, seja por meio da programação ou de qualquer outra estratégia, é se unindo à um grupo de pessoas que está trilhando o mesmo caminho que o seu.

 

Discutir ideias com outras pessoas e comentar sobre um novo projeto em que você está trabalhando é um jeito de tornar aquela possibilidade mais real, mais possível. O meio em que você se insere é um dos principais propulsores da ação.

 

Na Mastertech, trabalhamos com gente de todos os cantos e perfis em um espaço de compartilhamento de ideias que não ficam no papel. Nosso objetivo é encher seu HD com um monte de conhecimentos para que você também consiga desenvolver o que quiser e, em um fim de semana, você já pode perceber isso.

 

Com o curso Aprenda a programar em um final de semana, você cria seu projeto e já sai com um site e aplicativo para ele em mãos. Quer saber mais sobre esses dois dias de aprendizado imersivo? Clica aqui!

 

Não pode se comprometer com um curso agorinha? A gente preparou uma live online e gratuita pra você começar a aprender a programar sozinho, vem cá ver que maravilha!

 

 

Como tirar ideias do papel para o código
Avalie esse post
Você pode também gostar