Muitas pessoas se interessam por programação ao verem e interagirem com aplicativos. É realmente fascinante e funcional a forma como os aplicativos funcionam e como passaram a ser essenciais para nós.

 

É Uber para nos levar de um lado para o outro, Waze para nos indicar os caminhos, Spotify para ouvirmos música de qualquer lugar, redes sociais para ficarmos sempre atualizados, banco para fazermos qualquer operação, etc. E o número de funcionalidade e necessidades criadas a partir de cada um deles só cresce.

 

Nessa infinidade de opções, surgem diversas ideias e oportunidades para lançar um aplicativo próprio, que irá auxiliar em um projeto pessoal, empresa ou serviço prestado. Antes de entender como criar um aplicativo para Android, clica aqui para tirar suas dúvidas sobre a criação dos seus primeiros aplicativos.

 

Como criar um aplicativo para Android: a ideia

A plataforma Android é uma das mais utilizadas para dispositivos móveis hoje em dia. Em 2014, o Android indicou 1,43 milhão de programas disponíveis na Play Store, ultrapassando a App Store da Apple. Cada aplicativo Android é em média baixado 60 mil vezes.

 

Com este cenário, fica difícil não se sentir atraído pela ideia de possuir um aplicativo Android na Play Store. Mas para criar um aplicativo, tudo começa com a ideia e esta pode ser a etapa mais longa do seu projeto.

 

Você conhece o Design Thinking? Esta forma criativa de elaborar projetos pode ser extremamente útil para você no momento de definir o que quer fazer com o aplicativo. Reúna post its, papel, caneta, sua equipe e ideias e siga os passos que você pode ver aqui. Depois de definida a ideia, você pode utilizar o app Prototype On Paper para ajudar a conectar as telas do aplicativo e ver como está ficando sua criação de forma mais prática.

 

como criar aplicativo

 

Como criar um aplicativo para Android: a execução

Agora é hora de partir para a execução. Além de frameworks e ferramentas, existem dois tipos de desenvolvimento para aplicativos:

 

  • Desenvolvimento nativo: quando desenvolvido com ambientes nativos, normalmente precisa-se aprender vários ambientes e linguagens de programação para desenvolver.

 

  • Desenvolvimento híbrido: quando criamos apps rapidamente usando tecnologias simples, como HTML, CSS e Javascript. Nesse modelo de desenvolvimento, não precisamos aprender diversos ambientes, o único ponto negativo é a performance final do app, que muita das vezes pode ser contornado com um bom código.

 

Nós vamos ensinar como desenvolver de forma híbrida com o IONIC. O IONIC é um framework que utiliza AngulaJS para criar aplicativos. A partir de bibliotecas CSS e Javascript, o desenvolvimento na plataforma é feito de forma simples.

 

Entenda como criar seu aplicativo no IONIC pelo vídeo abaixo:

 

 

Como criar um aplicativo para Android: a publicação

Com seu aplicativo pronto, está na hora de publicar! Para isso, você precisará baixar o Android SDK e criar uma conta de desenvolvedor na Google Play. A conta de desenvolvedor para publicação do aplicativo possui um custo de US$25,00 de taxa de adesão. Com isto feito, você irá exportar seu aplicativo para o Android. Veja abaixo como isso é feito:

 

 

 

Quer entender melhor como funciona todo esse processo em uma aula online e gratuita? É só acessar aqui e se cadastrar para ter acesso à live gratuita da Mastertech! 

 

Como criar um aplicativo para Android: da ideia à publicação
4.6 (92.59%) - 27 votos
Você pode também gostar