Diferente do que grande parte das pessoas pensam, trabalhar com tecnologia não significa ser viciado em cultura nerd ou apenas ficar em frente à tela de um computador por diversas horas diárias comendo salgadinho e tomando coca-cola.

 

O setor de tecnologia da informação, ou TI, é enorme e cresce cada dia mais, mas ainda é bastante carente em profissionais preparados para atuar em cada área. Segundo o estudo Networking Skills in Latin America, até 2019 o gap entre a demanda de profissionais para trabalhar com tecnologia e a quantidade total de empregados chegará a quase 450 mil vagas só na América Latina.  

 

No caso das tecnologias emergentes, o gap no Brasil é de 59% em falta de profissionais. Outro dado diz respeito à participação das mulheres nas atividades de tecnologia: atualmente, 15,7% das empresas não possui nenhuma mulher nas equipes ligadas à esses serviços.  

 

Todos esses números deixam claras as inúmeros possibilidades dentro deste setor. Quer saber como começar uma carreira em tecnologia? Vem com a gente!

 

Decida qual é sua praia

 

Em tecnologia, existem diversas áreas passíveis de atuação, dentre elas: programação mobile, programação web, webdesign, segurança digital, marketing digital, analista de sistemas, analista de redes, administrador de sistemas operacionais, analista de suporte, gerente de projetos e várias outras.

 

E isso aumenta a cada dia: cada empresa ou nicho pode ter uma necessidade diferente que fará surgir uma nova função para o profissional de TI. Para você começar, o primeiro passo é decidir qual dessas é a sua praia. O que você tem interesse em aprender? Com quais atividades você tem maior afinidade? Faça uma lista e busque por habilidades possíveis de serem desenvolvidas no mercado de tecnologia relacionadas à isso. Se você possui um pensamento analítico, por exemplo, ele pode ser aplicado para avaliar os riscos em cenários onde a inovação tende a ser a primeira alternativa.    

 

A área de testes costuma ser uma boa entrada para o setor, pois dentro dela é possível trabalhar com desenvolvimento, processos, infra, suporte, requisitos, design, banco de dados, projetos, ou seja, você fica mais próximo de tudo o que rodeia o mercado.

 

Um outro ramo interessante que está em ascensão atualmente é o de segurança digital. Com a chegada do cloud computing, a necessidade de segurança das informações em nuvem precisa ser ampliada. Assim como nesse caso, o setor de TI traz novidades ligadas à inovações o tempo todo, o que significa que seus interesses podem se encaixar facilmente em alguma delas.

 

Busque conhecimento

 

Depois de descobrir seu lugar, como diria ET Bilu, é hora de ir atrás de conhecimento! O lema em tecnologia é ser curioso. O primeiro e mais básico conhecimento para atuar em tecnologia é o inglês. Com tantas terminologias nesta língua, é importante buscar um aprendizado intermediário para seguir em frente sem travas.

 

Existem diversas oportunidades de aprendizado para ingresso no mercado, independente da área. Se seu desejo não é fazer uma graduação em TI, tudo bem! Você pode buscar por cursos online ou presenciais que te ensinem as premissas básicas e práticas para seguir na área.

 

Os bootcamps são uma ótima alternativa para isso. Estes programas de aprendizado imersivo tem a vantagem de oferecerem conteúdos práticos e aplicáveis de forma mais rápida e em um ambiente muito favorável ao ingresso no mercado. No Mastertech já foram realizados diversos bootcamps em áreas específicas de tecnologia que trouxeram resultados muito positivos para os participantes.

 

carreira em tecnologia

Demoday Bootcamp Mastertech realizado no Google Campus de São Paulo.

 

Depois deste aprendizado, é só continuar acompanhando as novidades em tecnologia. Fique sempre ligado em eventos do setor, palestras e cursos, e lembre-se: faça contatos!

 

Se aproxime de quem já sabe o que está fazendo

 

Uma das principais atitudes para formar carreira em tecnologia é fazer contatos. Conhecer pessoas, interagir, compartilhar interesses e experiências. Como pra tudo na vida, essa a forma mais fácil de chegar onde quiser.

 

Você escolheu algo que te dá satisfação, fez um curso e participou de eventos. Nesses meios todos deviam ter diversas pessoas que já sabiam o que estavam fazendo. Fique ligada nelas, entre em grupos e participe de fóruns de tecnologia. Não deixe a simpatia esfriar, são essas pessoas que poderão te indicar para um trabalho na área ou te orientar para conseguir melhores posições.

 

aprender a programar

 

O novo não continua novo pra sempre

 

Aqui vai outro preceito básico de quem trabalha com tecnologia: prepare-se para a mudança constante. Aproveite as oportunidades para estar sempre atualizado em softwares, hardwares e inovações na área que escolher. Esteja sempre preparado para a necessidade de aumentar progressivamente seus conhecimentos. O que é novo hoje não continuará novo para sempre.

 

Sua praia é a programação? Que tal começar uma carreira em tecnologia aprendendo a programar em um fim de semana? Tem bootcamps do Mastertech chegando, vem dar uma olhada!

 

como aprender a programar

Como começar uma carreira em tecnologia?
Avalie esse post
Você pode também gostar