Como aprender a programar?
Por Juliana Battistelli

Se tem uma coisa que o mercado do século XXI precisa é de programadores. Isso se intensifica ainda mais dentro do Brasil, onde o crescimento da área é imenso, mas a quantidade de pessoas trabalhando não é tanto assim.

 

como aprender a programar

 

Segundo o IDC, o Brasil já é o 4º maior centro de TI do mundo, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. Esse é o segmento brasileiro que mais cresce. O déficit de pessoal na área de Tecnologia da Informação (TI), entretanto, é de cerca de 40 mil profissionais de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).

Os cargos que apresentam a maior demanda são: Analista de Sistemas, de Programação, de Suporte Técnico, de Processos, Técnico de Telecomunicações, Analista de Rede, Gerente de Projetos, Administrador de Redes, Webmaster e Técnico de Hardware. E não é preciso de muito para conseguir atuar em diversos deles.

 

como aprender a programar

 

O que é programação?

Programar é criar. Pensar em coisas que nunca existiram, planejar novas soluções para os problemas, organizar informações e estar constantemente aprendendo coisas novas. Isso tudo feito por meio de códigos. Bonito, não é?

 

como aprender a programar

 

Mas calma.

Ao escrever um programa, você estará escrevendo um código, linhas e linhas de instruções que falam a linguagem do seu computador para que ele entenda o que você quer fazer. Entender de programação é compreender essa mesma linguagem e saber as melhores formas de trabalhar com ela em cada situação.

Desenvolver um software se trata de utilizar a linguagem certa para cada ambiente. A gama de ambientes vai desde smartphones (iOS, Android, Windows Phone), até desktops (Windows, Linux, MAC OS), web, SmartTVs, carros, equipamentos de telecomunicação e satélites. Cada linguagem atende um ou mais ambientes, e o programador sabe qual é a adequada para eles.

 

aprender a programar

 

Tá certo campeão, mas por onde eu começo?

O primeiro passo é conhecer os termos. Tudo aquilo que não entendemos nos causa a impressão de que é muito mais difícil do que a realidade. Para compreender os termos de programação, um conhecimento intermediário de inglês é importante, mas nada que não possa ser superado com um pouco de prática.

 

como aprender a programar

 

Depois de ficar por dentro do que é código-fonte, código-objeto, compilação, linkeditor e outros termos básicos, é hora de partir para as linguagens de programação. Você fala português no Brasil, mas se for visitar a Alemanha, de nada irá adiantar seu português, certo? Com o código é parecido.

Cada linguagem é utilizada para um ambiente, e o conhecimento de uma facilita em muito o entendimento da outra. As bases são HTML, CSS e Javascript, e a partir delas é só adentrar um universo de infinitas outras possibilidades.

 

como aprender a programar

 

Epa, e como posso fazer isso?

Existem muitas maneiras de aprender a programar. Dá pra tentar sozinho por tutoriais online, fazer uma graduação, participar de cursos presenciais ou online. Mas se sua vontade é aprender rápido, de maneira eficiente e sem gastar muito, o que a gente recomenda é o bootcamp. Já ouviu falar disso?

 

como aprender a programar

 

Muito mais rápido do que o ensino tradicional, os bootcamps  são programas de ensino imersivos que focam nas habilidades mais relevantes para atuar no mercado, com alto impacto e grandes transformações.

Dá pra mudar de carreira, entrar no mercado de trabalho mais rápido, ter um aprendizado extra na manga ou só se divertir praticando algo novo. Quer saber como é participar de um bootcamp vindo de quem já teve experiência? Veja no vídeo abaixo!

O que você aprende no Bootcamp do Mastertech

  • Design Thinking e Metodologia Ágil na prática
  • Como criar protótipos rapidamente
  • Validar sua ideia com usuários
  • Conceitos básicos de programação
  • Introdução a Html, CSS e Javascript
  • Desenvolver seu primeiro aplicativo usando Ionic
  • Publicá-lo na Playstore
  • Desenvolver seu site
  • Criar sites responsivos com Bootstrap
  • Criar sua conta no Git e publicar seu site

Tudo isso em apenas um final de semana. E ainda tem o bônus de realizar um baita de um networking com empresas de tecnologia.

Além disso, amanhã tem webinar marcado para aprender a programar sozinho, com uma ajudinha da Camila Achutti, acesse aqui e inscreva-se! Que tal dar esse primeiro passo agora?

 

como aprender a programar

 

como aprender a programar

Como aprender a programar?
5 (100%) - 1 voto
Você pode também gostar