Por que a ciência da computação é importante? Pode parecer uma pergunta simples, mas precisa ser respondida. Podemos começar concentrando-se nos benefícios que ela traz para sua vida pessoal. Podemos até falar sobre como os trabalhos relacionados à ciência da computação são atraentes em sua versatilidade, ganhando potencial e demanda. Podemos dizer sobre todas as coisas que usamos diariamente hoje que só foram criadas por causa da ciência da computação.

 

Mas o que você não ouve com frequência é o lado altruísta da ciência da computação e o trabalho que os profissionais da área fazem para tornar o mundo um lugar melhor. Se você quer aproveitar o seu amor pela tecnologia para fazer a diferença, então fique tranquilo. A ciência da computação é uma incrível opção de carreira para alguém que quer mudar o mundo.

 

Sociedades que não continuam a inovar, acabam

 

As tecnologias não são nem boas nem más por si mesmas, mas, nas mãos certas, podem se tornar poderosos benefícios para a sociedade. Precisamos de pessoas brilhantes e éticas para entender nossas melhores e mais poderosas tecnologias e garantir que elas sejam usadas para o bem.

 

Quer alguns exemplos concretos de quanto ciência da computação beneficia a sociedade? Este é o lugar certo. A seguir estão alguns exemplos do trabalho diário de alguns profissionais da ciência da computação que ajudam as pessoas e desempenham um papel vital em suas comunidades.

 

1. Diretamente atende às necessidades

 

Os cientistas da computação podem facilmente entrar em aplicações diretas que abordam questões sociais como pobreza, desemprego, mudanças climáticas e muito mais.

 

A França está utilizando startups e atribuindo equipes de tecnologia para criar soluções quando um agente público identifica um problema. Essa abordagem permite que cientistas da computação e outros profissionais de tecnologia atinjam e atendam às necessidades à medida que surgem questões em suas comunidades.

 

Sites como DataKind, Taproot e Code Alliance podem ser excelentes recursos para cientistas da computação que desejam colocar suas habilidades para trabalhar em questões globais. Essas plataformas permitem que uma ampla gama de profissionais de tecnologia crie, suporte e execute projetos que mudam vidas.

 

Há também benefícios indiretos das ferramentas que os cientistas da computação constroem. Considere instituições de caridade que agora possam simplificar suas doações ou campanhas financiadas por crowdfunding, reunindo um acompanhamento e apoio financeiro. Isso tudo acontece por meio da ciência da computação

 

2. Capacita pessoas que são frequentemente negligenciadas

 

Um benefício incrível do software é que ele pode ser distribuído gratuitamente para todos, graças aos contribuidores de código aberto. Esse fato realmente fortalece as pessoas. Quando as ferramentas para gerar receita e resolver problemas de negócios estão disponíveis para todos isso pode nivelar o campo de atuação.

 

Por exemplo, encontrar clientes pode ser um empreendimento caro. Se você é um prestador de serviços que vem para o seu negócio sem uma tonelada de dinheiro extra, pode ser difícil permanecer firme. A ciência da computação pode fazer uma enorme diferença aqui.

 

Com as ferramentas tecnológicas que possuímos hoje, é muito mais simples e acessível tornar visível negócios que antes ficavam soterrados por grandes multinacionais. Saber como criar um site ou um aplicativo ajuda pessoas em áreas que foram negligenciadas pela maioria dos programadores.

 

3. Pavimenta o caminho para um mundo mais equitativo

 

A ciência da computação pode realmente ajudar a nivelar o campo de atuação em termos de soluções baratas. Embora a tecnologia como uma indústria tenha uma sub-representação de mulheres e minorias raciais, a ciência da computação é uma ferramenta para o reequilíbrio social quando se trata de identidade de gênero, antecedentes, etnia e além. Código é código e se você criou algo genuinamente útil, seu plano de fundo não vai atrapalhá-lo.

 

4. Acelera o progresso da saúde

 

A assistência médica tende a ser uma prioridade muito alta quando você considera como melhorar a vida das pessoas. Uma das facetas mais empolgantes da ciência da computação é seu poder de melhorar e acelerar todos os outros campos.

 

A ciência de dados e a inteligência artificial (IA) como subconjuntos da ciência da computação permitem que as pessoas e organizações acelerem e preparem o pensamento. Dessa maneira, a ciência da computação e a inteligência artificial podem tornar qualquer outra disciplina muitas vezes melhor.

 

A genômica e a medicina personalizada são um excelente exemplo de como as tecnologias orientadas pela ciência da computação estão acelerando o progresso da saúde. O processo de sequenciamento do genoma que alimenta essa fronteira da medicina costumava custar dezenas de milhões de dólares para ser concluído, mas as técnicas de aprendizado de máquina e o poder computacional melhorado diminuíram substancialmente os custos.

 

5. Promove a educação

 

Você pode imaginar a educação moderna sem o software de computador ou a internet? Se você está fazendo uma aula on-line, pesquisando por um trabalho ou compartilhando mídias por meio da nuvem, os profissionais de ciência da computação ajudaram a tornar isso possível.

 

Plataformas e aplicativos de e-learning oferecem aos alunos novas ferramentas para resolver problemas e estudar, o que mudou o mundo acadêmico. A capacidade de ter aulas on-line também é um enorme benefício para o mundo, pois cria acesso à educação para os alunos, cujas localizações, habilidades ou finanças eram uma barreira.

 

6. Expande a comunicação

 

A maior contribuição da ciência da computação está no campo da comunicação. A Ciência da Computação tornou o mundo inteiro um lugar muito pequeno, disponível na ponta dos dedos.

 

As mídias sociais, chamadas por vídeo e aplicativos de bate-papo, ou até mesmo os aplicativos que permitem compartilhar documentos e fotos com outra pessoa a longa distância. Essas capacidades revolucionaram completamente a força de trabalho.

 

7. Prevê e evita catástrofes

 

A ciência da computação está escalando muito rápido nesse assunto. A aplicação da informática à previsão pode ter um enorme impacto no mundo. Estamos prevendo o comportamento humano; estamos prevendo climas, estações do ano, correntes oceânicas, etc.

 

Com essas ferramentas, podemos prever tudo, desde um tsunami que chega até o padrão de um patógeno. Dessa forma, alguns dos trabalhos que mais salvam vidas que acontecem em nosso mundo dependem de cientistas da computação. Um exemplo disso é que a ciência da computação está em ação para prever a trajetória de cometas perigosos próximos ao nosso planeta.

 

8. Impacta positivamente todas as áreas da sociedade

 

Embora nem sempre seja prático, quase todos os aspectos da sociedade – de empresas familiares que precisam de proteção digital a abrigos para sem-teto que precisam de uma maneira de otimizar sua base de voluntários – contam com as inovações estimuladas por profissionais de ciência da computação.

 

“A ciência da computação é uma profissão nobre sem a qual o mundo de hoje iria parar completamente”, diz Nand. Quando se trata de encontrar uma carreira que lhe permita beneficiar positivamente o mundo ao seu redor, não procure mais do que ciência da computação!

 

Como você vai fazer a diferença?

 

Não há como negar: o alcance da ciência da computação é extenso. E nós estamos apenas arranhando a superfície com o que pode ser feito de bom.

 

Agora que você conhece as diversas formas como a ciência da computação beneficia nossa sociedade, você pode estar se perguntando sobre o papel que você pode desempenhar nesse processo. Quer entender seu lugar ajudando o mundo todo com tecnologia? Vem pro Imersivo de Tecnologias Emergentes da Mastertech para começar a transformar vidas!

 

8 maneiras em que a ciência da computação beneficia a sociedade
Avalie esse post
Você pode também gostar