Podemos nunca ter estado antes em uma era de tão rápida mudança tecnológica. E muito mais está chegando. No ano passado, a pesquisa do Gartner previu algumas das grandes tendências tecnológicas de 2018 e tudo se encaminhou como imaginado: o crescimento contínuo da inteligência artificial e da computação baseada em nuvem, novos desenvolvimentos na internet das coisas, plataformas de conversação e outras áreas da lista.

 

Tudo isso e muito mais está em andamento, mas alguns avanços tecnológicos em 2019 podem ser verdadeiramente transformadores da realidade do mercado e do consumidor, assim como de nossas vidas cotidianas. Aqui estão três delas:

 

1. Identidade e privacidade baseadas em blockchain

 

Com a crescente prevalência de violações de dados e o mundo massivamente interconectado em que vivemos, novas maneiras de verificar a identidade e proteger a privacidade serão transformadoras do jogo.

 

O Blockchain é um recurso natural para esse papel, porque o objetivo principal é fornecer manutenção de registros robusta, incorruptível, porém criptografada, que qualquer pessoa possa verificar com facilidade.

 

Blockchain também pode ser usado para segurança de compras, seja online ou pessoalmente. A Shopin, uma startup neste espaço, criou agora um “perfil de comprador universal” que é apoiado pelo blockchain.

 

Ao contrário da maioria dos sistemas atualmente, em que seus históricos de compras são armazenados e cuidadosamente analisados ​​e compartilhados por grandes nomes como o Google, a Shopin restringe a coleta de informações e compartilha apenas às entidades que o consumidor concede a ele compartilhar.

 

Em uma nova era de proteção de dados online, a Blockchain está posicionada para ocupar seu lugar no centro da economia atual. É provável que essa mudança seja de cima para baixo: as pessoas não exigirão blockchain, então as empresas precisarão liderar a cobrança na transição para esse sistema.

 

2. Duelando com a Inteligência Artificial

 

É uma ideia simples: quer tornar a sua inteligência artificial mais inteligente? Lute com outra inteligência artificial. No caso das imagens digitais, funciona mais ou menos assim: uma AI tenta criar uma imagem realista e outra AI tenta decidir se a imagem é real ou artificial.

 

Claro, este é apenas um domínio no qual os sistemas de inteligência artificial podem “duelar”. Qualquer domínio pode ser modelado por computadores: vozes, vídeo ou o que você quiser trabalhar. O conceito é chamado de “redes geradoras de adversários” (GANs).

 

Imagine como isso promoverá a verificação on-line, como a tecnologia CAPTCHA de hoje, que exige que pessoas reais identifiquem objetos em fotos granuladas. Com bastante duelo, os sistemas podem aprimorar sua inteligência o suficiente para quebrar facilmente esse tipo de software de gatekeeper. Isso significará uma nova realidade para a navegação segura online (outra razão pela qual o blockchain pode ser necessário).

 

Essa é apenas a ponta do iceberg. Os sistemas inteligentes podem, em princípio, ser liberados em qualquer domínio do problema. O “auto-aperfeiçoamento” rápido e independente de IAs através do duelo pode levar a avanços na medicina, tecnologia, transporte ou outras áreas importantes da vida. Na verdade, gigantes da tecnologia como a Amazon e o Alibaba já estão mergulhando em pesquisas nessa área.

 

3. Impressão 3D de metal

 

A impressão 3D é um ótimo exemplo de como a inovação incremental pode ser revolucionária. Sempre tivemos a fabricação de impressoras e peças, é claro, mas a impressão em 3D em plástico foi levada ao nível do consumidor e do profissional. Agora, a impressão 3D de metais está pronta para ser a próxima grande onda nesta indústria.

 

A HP está planejando sua primeira oferta, o modelo Jet Fusion, que espera fazer a diferença no setor de fabricação de peças metálicas. Outros gigantes da indústria também estão a bordo: a GE tem imprimido bicos de combustível de metal para seus motores a jato Leap e a Nike já está até mesmo imprimindo presilhas de metal.

 

Olhando para produtos mais delicados, a impressão 3D de metal é excepcionalmente benéfica para as empresas de brinquedos e jóias. Com uma impressora 3D, uma fábrica enorme não é mais necessária para criar peças bonitas para empresas de pequeno ou médio porte, e isso vai mudar o cenário competitivo.

 

Embora a impressão 3D ainda esteja longe de ser amplamente adotada pelo consumidor diário para uso em casa, a impressão 3D em metal aproxima-se muito disso. A maioria das pessoas não gastará milhares de dólares em uma impressora 3D que só pode imprimir plásticos e materiais básicos. Mas se eles pudessem imprimir dispositivos eletrônicos em casa por uma fração do custo e economizar tempo e dinheiro no envio, muitos o farão assim que o preço para a impressora fizer sentido.

 

Deve ser um emocionante último mês até o final de 2018, mas a chave é estar ciente das oportunidades no início do próximo ano. Essas ou outras inovações, sem dúvida, mudarão a forma como fazemos negócios e vivemos nossas vidas, assim como os smartphones e a internet fizeram nas últimas décadas.

 

Empresas que estão prontas para entrar no mercado ou gerar receita jogando com esses novos avanços tecnológicos, estarão em terreno sólido para assumir a liderança na próxima década. Quer fazer parte dessa transformação? Vem mergulhar de cabeça nas tecnologias emergentes para começar a agir dentro desse cenário!

 

3 avanços tecnológicos que vão liderar a disrupção no próximo ano
Avalie esse post
Você pode também gostar