A programação é uma das habilidades mais valiosas que você pode adquirir nesses tempos modernos, seja para perspectivas de carreira ou para esticar seu cérebro e criar algo incrível.

 

Se você está apenas começando sua jornada de codificação, aqui estão algumas sugestões de recursos acessíveis para você começar com o pé direito.

 

1. Faça cursos online

 

Muitas pessoas aprendem melhor assistindo e acompanhando vídeos. Atualmente, existem muitos sites que oferecem cursos em vídeo para aprender tópicos técnicos, como uma nova linguagem de programação.

 

Os benefícios de aprender por vídeo é que você pode pausar o vídeo enquanto acompanha os exercícios, pode retroceder se não entender e quiser ouvi-lo novamente. Você começa a ouvir o que eles estão dizendo e também vê o código na tela, o que é ótimo.

 

Um dos sites de aprendizado de vídeo mais populares é o Code Academy, mas existem muitos outros que você pode ver nessa lista aqui.

 

Existem muitas linguagens de programação para aprender nesses locais, como Javascript, C #, Python, Node.js, C ++, Ruby e Java. Há também centenas de vídeos sobre diferentes frameworks como .NET, Ionic, jQuery, Node, React, Ember, Aurelia, Xamarin e muitos mais.

 

Dedicando alguns minutos por dia para esse estudo, em menos de um ano você já estará programando.

 

2. Leia livros ou acesse outros materiais didáticos

 

Os livros são uma excelente maneira de aprender, e hoje em dia, com tablets, kindles e smartphones, eles estão mais acessíveis do que nunca. Uma vantagem que eles têm sobre os vídeos on-line é que eles podem ser salvos no seu dispositivo, para que você possa aprender mesmo quando está deitado em uma praia ou em um ônibus.

 

A outra coisa boa sobre livros hoje em dia em dispositivos inteligentes é que você pode pesquisar palavras-chave facilmente. A Amazon tem milhares de excelentes livros para aprender linguagens de programação ou frameworks, como C # in Depth de Jon Skeet ou Head First JavaScript Programming. A maioria dos livros está disponível na versão física e kindle.

 

3. Faça cursos presenciais imersivos

 

Você pode aprender uma linguagem de programação em um curto espaço de tempo participando de cursos presenciais imersivos ou indo a coding camps. Essa é uma ótima maneira de entender bem o assunto, pois você pode fazer as perguntas, praticar e sair com um bocado de conhecimento.

 

Na Mastertech temos diversos cursos imersivos de final de semana, algumas horas ou meses para aprender a programar. Quer saber como são essas experiências? Confere aqui no vídeo pela voz das pessoas que já participaram:

 

 

4. Resolva quebra-cabeças

 

Uma boa maneira de aprender uma nova prática é resolver quebra-cabeças on-line em jogos, comunidades ou sites. Programar é basicamente solucionar problemas. Existem diversas plataformas que facilitam essa interação e apresentam situações para serem resolvidas por meio de código. Na prática, tudo fica mais compreensível.

 

5. Encontre um mentor

 

Vá a encontros, ou pergunte a seus colegas que são competentes em uma linguagem específica ou estrutura para orientar você. Será uma experiência positiva para os dois. Isso faz você pesquisar mais sobre o tópico para encontrar respostas para perguntas sobre as quais você talvez não tinha pensado ainda.

 

É bom aprender com alguém que possa falar sobre as armadilhas e peculiaridades da linguagem e estrutura. Talvez você possa começar um projeto junto, onde você faz a maior parte do trabalho e o mentor o orienta, ensinando o que você precisa saber ao longo do caminho.

 

Encontrar as pessoas certas para seguir junto no caminho da programação é a maneira mais acessível e eficiente de aprender.

 

5 maneiras de acesso para aprender a programar
Avalie esse post
Você pode também gostar