Ano novo chegando, e ai? O que esperar em 2017?

Hoje em dia, novidade no mercado da tecnologia é o que não falta. A tecnologia vem nos surpreendendo cada dia com uma novidade e a essa revolução não é uma mera coincidência.

Esse ano passei a entender e enxergar o futuro que nos aguardava. Entrei como uma estagiária num ambiente onde todos falavam conceitos, linguagens, termos que pra falar a verdade eu nem sabia que existiam. HTML, AI, JavaScript, CSS, IoT… Oi? Estava tudo muito perto de mim, mas me sentia longe.

Não quero nem comentar no meu histórico do Google, que estava vergonhoso naquelas primeiras semanas de estágio.

Confesso que pesquisar sobre a tecnologia me levou a um mundo de descobertas. Comecei a ter perspectivas diferentes e notar de uma modo mais consciente as mudanças no mundo. Entendi que por trás de dispositivos que eu usava todo dia havia uma inteligência muito grande que está ao meu alcance e me deixa sempre mais curiosa.

 

aprenda-a-programar-em-um-fds

 

2016 foi um ano de muitas descobertas pra mim e mal posso esperar o que está por vir em 2017. Curiosa do jeito que sou, fui pesquisar e vou contar pra você o que encontrei…

 

Internet das Coisas

No final de 2015, 87% das pessoas nunca tinham ouvido falar do termo Internet das Coisas – Internet of Things em inglês – mas isso está rapidamente mudando. Caracterizado como dispositivos que estão conectados a internet, a revolução deste fenômeno é mais esperada em 2017. Dizem que 2016 só não foi o ano de grandes revoluções neste setor e ainda não vivemos num mundo 100% conectado por conta do alto nível de competição e pela falta de colaboração. Agora que empresas como a Google, Apple e a Amazon estão bem estabelecidas no ramo, as novidades prometem ainda mais…

 

Realidade Aumentada – Realidade Virtual

Neste ano evidenciamos um desenvolvimento significativo na tecnologia de interface, capaz de criar um ambiente virtual, com efeitos visuais e sonoros permitindo uma interação profunda entre usuário e o ambiente simulado. O sucesso do 100 milhões de usuários que baixaram o PokémonGo! um jogo que inclui a realidade virtual, mostrou que existe uma oportunidade enorme no mercado para novidades nessa área.

 

Sistema Cognitivo

Cognição é a capacidade de processar, entender, compreender, processos mentais através da interpretação. Plataformas online poderão melhorar a experiência dos usuários, através do sistema cognitivo e machine learning. Máquinas, serviços, softwares, que conseguem interpretar uma imensidade de dados e tirar conclusões a partir deles. Um exemplo disso é o Watson, sistema criado pela IBM que compreende e responde a linguagem humana. Watson competiu com os campeões do programa de perguntas e respostas chamado Jeopardy, e ganhou! Confira:

 

 

 

Carros autônomos

Outra tendência que vem com tudo são os carros autônomos. Em outras palavras, um carro com softwares super evoluídos, capaz de dirigir sozinho, detectar problemas e tomar decisões para evitar possíveis acidentes, gerando segurança tanto para o passageiro do veículo quanto para os pedestres e outros motoristas em volta. O Uber já está colocando carros autônomos nas ruas para testes.

 

Computação em Nuvem – Cloud

Uma maneira muito mais viável para as empresas que necessitam de grande espaço para armazenamento. Ao invés de investir em infraestrutura, a expectativa para 2017 é que esses serviços em Cloud sejam ainda mais utilizados, gerando uma economia para a empresa obter mais benefícios.

 

Demanda exponencial para o profissional de TI

Por conta de todas as tendências acima, não basta ter a tecnologia e não ter o profissional, não é mesmo? Hoje existem milhares de vagas no mercado de TI e eles estão precisando de profissionais que saibam conversar com essas novas tecnologias, portanto se você quer mudar de área, está é definitivamente uma para ficar de olho!

 

Aqui no Mastertech vamos começar 2017 com o pé direito, imersos nessas tendências. No dia 02 de janeiro já começa o Bootcamp de Tecnologias Emergentes para capacitar profissionais a trabalhar com essas novas tecnologias. Se você quer dar um gás na sua carreira, mudar de área, conhecer mais de perto essas tecnologias novas, dê uma olhada aqui no conteúdo que cobrimos em 8 semanas. Estamos com as últimas vagas, então corre lá!

6 tendências tecnológicas de 2017 pra você ficar de olho
Avalie esse post
Você pode também gostar