Você quer criar uma aplicação disponível para milhões de usuários no mundo inteiro? Gosta de desenvolvimento em plataformas abertas? Quer aprender algo novo de forma rápida e entrar no mercado de tecnologia com isso?

 

Aprender a programar aplicativos deixou a muito tempo de ser aquilo que só o pessoal de TI sabe fazer. É possível e necessário desenvolver aplicativos para diferentes sistemas operacionais com um pouco de conhecimento na área da tecnologia. E você sabe porque é uma boa fazer isso? Veja só!

O mercado de aplicativos está apenas começando

 

Quantos aplicativos você possui no seu celular hoje? Quantos deles são realmente úteis para você? Quantos você não desinstalaria por nada nesse mundo? Só com uma olhada rápida já dá para saber que nós estamos viciados em aplicativos.

 

Essas soluções rápidas e eficientes já deixaram de ser uma comodidade para serem essenciais na vida das pessoas. Cada vez são geradas novas ideias que modificam a forma como nos relacionamos com o mundo e com as pessoas. E isso está apenas começando. O uso de aplicativos tende a crescer muito mais nos próximos anos ao lado da Internet das Coisas e o Brasil é um dos principais mercados do mundo nesse setor, segundo a pesquisa App Olympics.

 

E porque isso? As pessoas gastam 6x mais tempo em aplicativos do que em sites móveis, de 2013 até este ano o mercado de aplicativos cresceu 300% e, no Brasil, o crescimento do tráfego de dados móveis até 2018 deve crescer mais de 60%.

 

Aplicativos podem ser alternativas rentáveis

 

Na maioria das vezes, não é preciso investir muito e o retorno de um aplicativo pode ser enorme. Tudo depende da ideia e de seu objetivo com ela. Para ganhar dinheiro com um aplicativo você pode inserir anúncios em suas páginas, cobrar pelo download do produto ou criar uma versão premium paga.  O recomendado é que você ofereça seus primeiros aplicativos de forma gratuita e veja como será o retorno para então montar sua estratégia.

 

Para o lançamento do app, normalmente só é necessário um cadastro na loja e, em alguns casos, a licença do desenvolvedor. Para o iOS, essa licença é um investimento de $99 dólares anuais.

 

Você vai explorar linguagens de formas diferentes

 

A criação de um aplicativo é um bom momento para aprender mais sobre programação. Trabalhando linguagens comuns de formas diferentes, você irá errar bastante e crescer muito dentro do conhecimento de programação para corrigir cada um dos seus novos erros.

 

As linguagens mais comuns para desenvolvimento dentro de cada sistema operacional são Java para Android, Objective C para iOS e C# para Windows Phone.

 

como criar aplicativo

 

É possível aprender a programar aplicativos do zero

 

Aprender a programar aplicativos é mais fácil do que parece. A loja do iPhone oferece um curso online chamado Dev Secrets para aprender desde o básico até o auxílio em passo a passo para vender na app store. O Android possui o Android Developer, com apoio desde o início para a construção dos aplicativos em tutoriais bem completos.

 

Mas é claro que existem diversas opções de cursos fora das lojas oficiais, online e presenciais. O que basta é encontrar o lugar certo, ter uma ideia válida, escolher seu sistema operacional mobile e linguagem. E sempre se manter atualizado das melhores estratégias e ferramentas para seus aplicativos.

 

Quer começar a entender os passos para criar e publicar seu primeiro aplicativo Android? Vem ver a live online e gratuita da Mastertech aqui!

 

4 razões para aprender a programar aplicativos no século XXI
5 (100%) - 20 votos
Você pode também gostar