Outsiders

Um texto sobre cultura, comunicação, ambição, e empatia

”Renegados: Nascidos nos Estados Unidos” — Este é nome de uma série de conversas semanais entre Barack Obama e Bruce Springsteen, lançadas como uma produção do Spotify em sua linha de podcasts originais.

Ouvi-los é educativo, pois se você quer entender uma árvore é preciso compreender a floresta. De igual maneira, não se compreende a floresta quando se cria uma obsessão por apenas uma de suas árvores.

Usamos a metáfora botânica pois pareceu pertinente fazê-lo no dia que o Brasil bateu recordes de morte na pandemia e porque ela também serve como ponto de partida para o que é abordado no primeiro episódio da série, chamado de “Outsiders”.

Obama — nascido no Havaí, advogado, político e primeiro negro a se tornar presidente americano — visita Bruce, o homem branco de New Jersey, roqueiro, herói do proletariado e conhecimento como “the boss”.

Logo no início, eles se apresentam — como se precisassem — mas também colocam em perspectiva o contexto atual do país, ressaltando aspectos de resiliência de seu povo, com vocação histórica por igualdade e liberdade.

Obama faz questão de sublinhar esse aspecto, pois, não importam os campos ideológicos, é esta proposta de valor que todos precisam buscar.

Com isso, ele abre um campo seguro de diálogo com Bruce, numa conversa mediada por princípios comuns, mesmo que costurada por eventuais divergências (as quais quase nunca ocorrem, por elegância, mas principalmente, por uma afinidade geral de pensamentos).

Apresentações feitas, é tempo de Obama se justificar como outsider, explicando suas origens e trajetória e aproveitando para questionar Bruce do porquê ele se considera da mesma forma, pois, aos olhos de Obama, Bruce, cidadão branco de uma cidade grande, estaria mais para um insider.

O que se ouve nesse trecho é um duelo retórico de altíssimo nível, onde ambos concordam que outsider não é algo que você possa atribuir a si próprio, pois deriva de uma condição natural.

Outsider seria uma condição de estranheza e anomalia perante a norma, algo que indica que um corpo não é natural de um determinado espaço.

Essa norma geralmente se configura por representatividade, por médias ou por características dominantes de um grupo.

Dessa forma, quem contrasta por natureza, é outsider.

E, Bruce, a despeito do que sugeriu Obama, toma pra si este rótulo, independente de suas características dominantes, por ter nascido numa pequena província, dentro de uma estrutura familiar permeada de problemas sensíveis — as quais os marginalizam socialmente.

É bonito de ouvir.

Desta conversa derivam outras, igualmente magnéticas e deliciosas, numa demonstração de respeito que envolve argumentação e escuta em sincronia, o que permite aos seus ouvintes reforçarem suas convicções, quando alinhadas com o interlocutor, mas, sobretudo, aprenderem com novos pontos de vistas quando estes expressam algo que “esteja externo” às nossas convicções.

Este deveria ser o ideal de comunicação, na vida e nos negócios.

Degustem “Renegades”. A série já está no quinto episódio.

Encerro com uma passagem da estreia, onde Bruce e Obama concordam que é preciso ter muito egotismo e megalomania para achar que o mundo quer ouvir a sua voz, no caso, ambos descrevendo suas trajetórias e ambições de carreira, um de se tornar político e o outro rockstar.

Ao mesmo tempo concordam que se o ego conduz ao lugar desejado, por paradoxal que seja, você apenas se mantém lá se desenvolver uma enorme empatia por seu público.

Essa pensamento define o que devem ser culturas ágeis e de inovação.

Deve-se estimular um certo nível de ambição, e até de vaidade, mas que seja equilibrado por uma perspectiva honesta e responsável perante seus clientes.

Afinal, a exemplo da metáfora da floresta, clientes e empresas, ou cidadãos e seus representantes, não podem ser vistos por um único prisma, pois fazem parte do mesmo ecossistema.

No caso de Bruce e Obama, eles sabem o que os unem culturalmente e historicamente.

E, aqui, no nosso canto? O que nos aproxima?

link aqui para o podcast: https://spoti.fi/2OX2OBc

∎∎∎

Este texto foi originalmente publicado no dia 17/03/2021 no M/Daily, nossa newsletter via WhatsApp, onde você recebe materiais e curadorias sobre metodologias ágeis, negócios e transformação digital. Acesse no link abaixo.

https://materiais.mastertech.com.br/mdaily-20202

Deixe uma resposta