O sucesso da bolha da NBA

O Los Angeles Lakers é o campeão de 2020 da liga de basquete americana (NBA), tornando-se o recordista em troféus, ao lado do Boston Celtics.

Lebron James foi escolhido o jogador mais valiosos das finais e é o único a alcançar o feito (melhor jogador+título) por 3 franquias diferentes.

Isso tudo a gente viu, é o feito esportivo, mas tem mais, muito mais.

A NBA é um dos maiores espetáculos de entretenimento do mundo e acaba de nos oferecer um exemplo de como esportes, negócios e ciências podem se unir em experimentos sociais de grande relevância.

Ao decidir por continuar as atividades esportivas, em meio a pandemia, era preciso criar condições para que os jogos acontecessem em condições de segurança para jogadores, staff e familiares, além de permitir que o espetáculo fosse digno da grandeza habitual da NBA, com oferta de entretenimento de qualidade e competição esportiva de alto nível.

A NBA optou por levar os 30 times para Orlando, nas instalações da Disney, e criou uma bolha de isolamento, com rigidez de controles sanitários e de segurança, e também com preocupações científicas.

Ao fazer convênio com cientistas da universidade de Yale, rodou um experimento massivo de testes de COVID-19, usando de uma técnica menos invasiva, através de coleta de salivas, que é mais barata, mais fácil de aplicar que o teste do cotonete estéril (PCR) e com resultados mais rápidos.

O SalivaDirect é uma das alternativas para lidar com uma das maiores dificuldades no controle da pandemia, que é a necessidade de promover testes em escala, a custos baixos e com recorrência curta de tempo.

Ao testar milhares de jogadores, coletar dados e analisá-los rapidamente, os cientistas de Yale puderam produzir experimentos científicos que resultaram em descobertas, cujos resultados já foram divididos com a comunidade científica.

A NBA, ao tratar de um problema inédito e complexo, produziu resultados efetivos, validados e compartilhados rapidamente,  e se valeu dos valores e princípios da cultura ágil, criando um espaço onde negócios, educação, ciências, iniciativa privada e iniciativa pública puderam coexistir numa bolha de excelência esportiva e científica.

Deixe uma resposta