Hoje em dia, fica até difícil acreditar que o desenvolvimento de produtos possa funcionar com sucesso sem o uso de alguma metodologia ágil, como Scrum e Kanban.

 

Se você conversar com planejadores de projeto, gerentes de nível C ou desenvolvedores de software em uma empresa grande ou de médio porte, a grande maioria deles pode dizer qual metodologia ágil está usando.

 

Isso só confirma a incrível popularidade que essa técnica obteve no ambiente atual de desenvolvimento de produtos em todas as ramificações do mercado. Vamos apresentar brevemente alguns benefícios da metodologia ágil nesse sentido.

 

1. Melhor qualidade do produto

 

No desenvolvimento ágil, o processo de testes é executado constantemente em todo o ciclo de desenvolvimento. Isso significa que se verifica regularmente se tudo corre de acordo com o plano de desenvolvimento. Isso permite que o proprietário do produto faça alterações oportunas quando necessário e conscientize os membros da equipe sobre quaisquer problemas sem atraso.

 

2. Clientes mais satisfeitos

 

Uma das características cruciais do desenvolvimento ágil é uma visibilidade muito melhor do desenvolvimento do produto. Isso torna o proprietário do produto capaz de ter uma visão mais ampla das ações realizadas e, consequentemente, melhor informação e flexibilidade para basear as decisões. Isso acaba levando a um maior engajamento e satisfação do cliente.

 

3. Controle de projeto aprimorado

 

Como foi dito, ambas as partes (fornecedor e cliente) podem aproveitar a transparência das etapas de cada projeto e aumentar a flexibilidade também. Você pode imaginar um ponto de partida melhor para organizar reuniões regulares do que de forma ágil? Isso tornará os projetos muito mais controlados.

 

4. Riscos reduzidos

 

A metodologia ágil traz um tipo de trava de segurança para seus projetos evitarem falhas completas. Como o processo ágil é composto de sprints que lidam com diferentes aspectos do produto em desenvolvimento, nenhum projeto ágil falha totalmente, apenas sprints únicos podem falhar.

 

5. ROI aumentado

 

Como o desenvolvimento de produtos por meio da metodologia ágil é um processo iterativo, todos os recursos do produto são fornecidos gradualmente e, portanto, alguns benefícios resultantes deles podem ser capitalizados muito cedo, enquanto o produto ainda está em processo de desenvolvimento.

 

Com a velocidade que o mercado precisa na construção de soluções, o gestor de projetos do século 21 precisa dominar habilidades de negócio, de comunicação e de desenvolvimento. No curso de Gestão de Projetos Ágeis da Mastertech, você irá aprender as habilidades necessárias e a aplicabilidade de cada conceito para um novo projeto, inovação e metodologias ágeis. Vem conhecer!

 

5 vantagens de utilizar metodologias ágeis para seu lançamento de produto
Avalie esse post
Você pode também gostar