O tópico mais discutido nos negócios hoje é a transformação digital, mas por quê? As empresas estão em um ciclo constante de criação de valor, monetização de valor e defesa de valor. Enquanto o ciclo continua se repetindo, a forma como uma empresa realiza esse ciclo muda com o tempo.

 

Vamos considerar o exemplo da criação de valor na indústria cinematográfica. Vinte anos atrás, um produtor de filmes pode ter se baseado em instinto, experiência ou pesquisa básica de mercado para determinar o tipo de filmes que ressoam com o público. Hoje, a Netflix usa meios digitais (por exemplo, big data) para determinar com um grau de precisão o gênero de filme que você prefere, quando prefere assistir a esses filmes e até mesmo a capacidade de concentração desses filmes.

 

A era digital mudou a maneira pela qual o valor é criado pelas empresas. Isso se estende a outras atividades de uma empresa, como monetização de valor ou comunicação de valor. Essa mudança nas atividades de uma empresa agora é amplamente conhecida como transformação digital.

 

A transformação digital muda fundamentalmente a forma como as empresas criam, monetizam e defendem seu valor, dando às empresas a vantagem competitiva necessária. E as empresas que ainda não descobriram como acompanhar a transformação digital estão sendo lentamente adquiridas ou liquidadas.

 

Efeitos da transformação digital nas empresas

 

A transformação digital pode ser uma resposta importante para muitas das questões com as quais a sua empresa se depara hoje, como:

 

  • Como podemos nos diferenciar no mercado?
  • Como podemos aumentar nossa lucratividade e encontrar novos caminhos para o crescimento?
  • Como podemos expandir nossa empresa para novos mercados?
  • Como podemos alcançar a nova geração de millennials?
  • Em última análise: como podemos ser competitivos em nosso setor?

 

Independentemente da sua posição atual, há muito trabalho a ser feito na jornada de transformação digital. Se você ainda não começou essa jornada de transformação digital, agora é o momento. Abaixo estão seis etapas importantes para você considerar ao percorrer essa jornada.

 

1. Determinar o que “digital” significa para sua empresa

 

Embora a transformação digital seja importante, o primeiro passo é entender o que a transformação digital significa para sua empresa. A palavra “digital” pode ter diferentes significados para diferentes empresas, uma vez que a transformação digital é o meio para resolver um problema. Cada organização, dependendo de sua maturidade, indústria, concorrência, cadeia de valor e ecossistemas, tem problemas únicos.

 

Portanto, é essencial diagnosticar os desafios enfrentados por sua empresa e determinar quais soluções digitais são adequadas para sua empresa atingir seus objetivos. O primeiro passo no processo é fazer uma auditoria dos desafios enfrentados pela sua empresa.

 

2. Estabeleça como sua empresa será digital

 

Depois de identificar os principais desafios da sua empresa, você está em uma boa posição para avaliar as várias alternativas de transformação digital que existem para você. Essas alternativas podem variar de transformação de front-end, como produtos e experiências do cliente, até transformação de back-end, como infraestrutura de TI e nuvem. Abaixo estão algumas estratégias que estão sendo consideradas pelas empresas que buscam transformação digital:

 

Redesenhar produtos e experiências para ter um componente digital

 

Identificar como cada serviço ou produto fornecido pode ser facilitado a partir das soluções digitais do mercado.

 

Construir ecossistemas digitais

 

As empresas não operam mais em silos e dependem de ecossistemas maiores para apoiar a transformação digital. A experiência na nuvem, conectividade e big data estão disponíveis para você considerar na hora de construir esses ecossistemas.

 

Monetizar os dados desse ecossistema de IoT

 

As empresas usam os dados de suas soluções de IoT de várias maneiras, como no desenvolvimento de novos recursos e ofertas de soluções para chegar ao mercado mais rapidamente com soluções.

 

Transformar operações e fábricas

 

Grande parte das organizações pretendem transformar suas fábricas ou outras instalações para aproveitar melhor as inovações de ponta, incluindo automação avançada, impressão 3D, aprendizado de máquina e avanços semelhantes.

 

Construir uma forte infraestrutura de TI

 

Um dos maiores desafios enfrentados pelas empresas está em torno do descompasso de seus conjuntos de ferramentas existentes. Seja interna ou terceirizada, a infraestrutura é o sistema nervoso central da sua organização.

 

Embora você possa escolher uma, algumas ou todas essas ações como parte de sua estratégia, é importante entender que as soluções digitais acima são um meio para um fim e não se deve perder de vista o fim.

 

3. Obter o apoio executivo

 

Uma vez que você tenha pensado em sua estratégia digital e soluções, é importante socializar isso dentro da empresa e obter o apoio executivo. Os executivos precisam entender a importância crítica da transformação digital nas empresas e apoiar os esforços de transformação. Esse é um dos sinais mais confiáveis ​​do compromisso estratégico de uma empresa com a transformação digital.

 

4. Encontre parceiros para acompanhá-lo na jornada

 

O maior desafio que as empresas enfrentam com uma transformação digital é não ter o conhecimento interno para tomar a iniciativa. É nesse momento que os parceiros são críticos para sua transformação digital. Seus parceiros podem te apoiar na jornada de algumas maneiras, como:

 

  • Entregando recursos para ajudá-los na transformação
  • Oferecendo serviços de consultoria que os ajudarão a integrar a tecnologia digital
  • Ajudando-os a navegar pelo horizonte da inovação digital
  • Compartilhando abordagens bem-sucedidas e melhores práticas

 

5. Prepare sua força de trabalho para a transformação

 

Claramente comunicar seu plano e visão para a empresa é tão importante quanto sugerir a estratégia. Se o valor da transformação digital não for bem comunicado aos funcionários, a empresa não poderá obter uma adesão intrínseca de seus funcionários. Por isso, forneça aos funcionários transparência, uma estrutura, planos claros e treinamento adequado para prepará-los para a transformação digital.

 

6. Comece sua transformação digital

 

Comece a executar no seu plano. A taxa de transformação digital irá acelerar ainda mais nos próximos anos. Com níveis notáveis ​​de investimento em torno desses esforços, há uma tremenda necessidade de tomar ações em favor da transformação digital nas empresas e executá-las com velocidade.

 

Quer começar a treinar sua equipe na direção da transformação digital? No Imersivo Gestão de Projetos Ágeis da Mastertech seu time domina habilidades de negócio, de comunicação e de desenvolvimento. Neste curso, cada um irá aprender as habilidades necessárias e a aplicabilidade de cada conceito para um novo projeto de inovação com as metodologias ágeis. Vem conhecer mais!

 

Transformação digital nas empresas: primeiros passos
Avalie esse post
Você pode também gostar