Toda startup já nasce em meio à tecnologia. Escolher a tecnologia certa para sua startup ajuda a aumentar a produtividade, manter a organização, conectar-se a clientes em potencial e obter vantagem sobre seus concorrentes.

 

Ter uma ótima idéia não é suficiente para ter um negócio de sucesso. Muitas grandes ideias fracassaram porque faltavam outras coisas fundamentais: um sólido plano de negócios, uma estratégia de marketing inteligente, uma boa equipe para colocar a ideia em ação e trazer resultados concretos. E, mais importante, a tecnologia apropriada como uma espinha dorsal de qualquer atividade relevante.

 

Como escolher tecnologias para startup adequadas?

 

Quando você considera uma tecnologia para o seu negócio, há algumas coisas que você deve ter em mente:

 

  • Ela deve lhe abrir muitas opções
  • Deve ser capaz de acompanhar o desenvolvimento do seu negócio
  • Tem que ser confiável e ter ótimas críticas 
  • Deve ter uma comunidade ativa e útil 
  • Deve ser integrada com outras tecnologias e sistemas

 

Outra coisa importante a considerar é quantas pessoas usam essa tecnologia específica. Procure as opções que permitem fazer uma alteração a qualquer momento. Para fazer isso, você não deve escolher uma tecnologia com a qual apenas algumas pessoas estão familiarizadas, pois você pode ter um problema se os desenvolvedores não estiverem preparados para explorá-la do zero. 

 

Também pode ser difícil encontrar pessoas que saibam como trabalhar com essa tecnologia, encontrar substitutos para funcionários com esse conhecimento ou investir em treinamentos nesse sentido.

 

1. Mantenha suas necessidades de negócios em mente

 

A tecnologia de que você precisa dependerá do tipo de seu negócio. Antes de considerar as tecnologias que você deve usar, você deve primeiro definir claramente seu produto. Dessa forma, você saberá quais tecnologias você precisa para realizar essa visão.

 

Crie um modelo de negócios e separe-o em tarefas específicas. Teste-os para ver qual deles você pode executar com sucesso como está e onde precisa melhorar. Converse com sua equipe para determinar quais tarefas ocupam uma quantidade incomum de tempo. Use a tecnologia para ajudá-lo a se tornar mais produtivo e eficiente nessas tarefas.

 

Por exemplo, se você determinar que seus funcionários gastam muito tempo apenas com e-mails, isso pode sugerir que sua tecnologia atual usada para comunicação não é boa o suficiente e que você precisa de uma solução diferente. Nesse caso, você pode usar o Slack ou o Trello para comunicação interna.

 

2. Procure soluções de código aberto

 

Você é uma startup, o que significa que suas soluções tecnológicas devem permitir que você implemente sua ideia rapidamente e tenha muitas opções de personalização. Isso, além de não ter que construir tudo do zero, é o motivo pelo qual as soluções de código aberto são boas para startups.

 

O WordPress é uma das soluções de código aberto mais populares e amplamente utilizadas. Tem muitas opções diferentes que você pode usar para personalizar seu site exatamente como você imaginou e é um CMS relativamente simples de usar.

 

Graças ao número de pessoas que usam o WordPress, é muito mais fácil encontrar soluções para qualquer problema que possa surgir graças a uma comunidade muito ativa sempre pronta para ajudar. O WordPress também é uma ótima solução se você quiser desenvolver sua inicialização usando o método MVP.

 

Por outro lado, o fato de o WordPress ser tão amplamente usado pode, às vezes, dificultar a atualização de todas as alterações. A segurança também pode ser um problema, e é por isso que você ainda precisa das pessoas certas com conhecimento e experiência em para ajudá-lo a gerenciar seu site e mantê-lo seguro e funcionando sem problemas.

 

3. Escolha opções escalonáveis

 

Embora você não queira investir muito dinheiro em soluções grandiosas que são reservadas para grandes empresas, também é necessário garantir que você possa ampliar suas tecnologias no futuro, se necessário. Você pode não precisar de muito espaço em uma nuvem no momento, mas pode precisar em breve se o seu produto tiver um mercado.

 

Por exemplo, reserve um tempo para considerar o melhor provedor de hospedagem para sua empresa, especialmente se você planeja vender seu produto on-line. Você precisa ir com uma opção escalável, mas também deve manter a velocidade e a segurança em mente.

 

4. Obtenha conselhos e suporte de fora

 

Não deixe que seu medo do desconhecido o mantenha longe do sucesso. Se você não tiver certeza sobre qual tecnologia é a ideal para você e seus funcionários não estão familiarizados com algumas das soluções de tecnologia que podem ser boas para sua empresa, obtenha ajuda externa.

 

Contratar um profissional nessas situações pode ser uma escolha mais inteligente e barata. Eles também podem ajudá-lo a ensinar seus empregadores a usar determinadas tecnologias fornecendo treinamento e suporte adequados. 

 

Aproveite o tempo para considerar todas as opções disponíveis quando se trata da melhor tecnologia para sua startup. Dentro do competitivo mercado atual, manter-se atualizado é o melhor caminho. 

 

Este é o caminho para escolher as melhores tecnologias para startup
Avalie esse post
Você pode também gostar