Como empreendedor, você precisa ter metas de negócios e um plano em mente para chegar nelas. Embora o modelo de planejamento básico pareça a escolha óbvia para anotar esse processo, nem sempre é a única forma viável de visualizar seu crescimento.

 

Os planos de negócios podem se tornar bastante engessados ou com muitas suposições que não levam à ação. Ao planejar o crescimento organizacional, você precisa de um documento flexível que capte e apresente de maneira sucinta os principais objetivos, datas e planos de ação relevantes para todas as partes interessadas.

 

Não pode ser um documento sem fim que você tem que peneirar para encontrar o que precisa. Para isso surgiu o roadmap de negócios.

 

O que é roadmap?

 

O roadmap é um roteiro de negócios. Assim como um plano de negócios, é uma visão aprofundada de para onde sua organização está indo e de como você vai chegar lá. Mas o que diferencia do plano de negócios típico é que ele é uma visualização de alto nível da imagem geral de sua empresa.

 

Esse tipo de roteiro ilustra os principais objetivos e estratégias da sua empresa para alcançar o crescimento. Para empresas que possuem vários departamentos, um roteiro de negócios impede que as equipes individuais sejam separadas, definindo claramente o futuro dos negócios e o papel de cada departamento no crescimento futuro.

 

O crescimento dos negócios pode ser ilustrado em vários tipos de roadmaps, como roadmaps estratégicos, roadmaps de inicialização ou até mesmo algo mais específico, como um roadmap de marketing ou RH.

 

O caso de uso mais comum para mapear o crescimento dos negócios é um roteiro que visualiza os principais projetos e prazos de crescimento de negócios em todos os departamentos de uma empresa. Vamos dar uma olhada neste exemplo de roteiro de negócios.

 

Como visualizar seu roadmap de gestão

 

o que é roadmap

 

Vamos supor que estamos lidando com um negócio de software para além da fase de duas pessoas em uma garagem. Você tem diferentes equipes e departamentos. O produto que está planejando é um lançamento para dispositivos móveis. O marketing precisa garantir que o plano para esse lançamento esteja pronto. Além disso, eles estão pensando no próximo evento. As vendas estão acompanhando um grande número de leads trazidos do último evento. E o RH está contratando e gerindo todos os departamentos.

 

Seus executivos de nível C precisam de clareza sobre se seus departamentos estão indo na direção certa. Seus chefes de departamento precisam saber que seus projetos estão contribuindo para o crescimento geral do negócio, e não sendo paralisados ​​por outros departamentos. E se seu negócio disputa investidores ou parceiros, essas partes interessadas externas querem saber seus planos futuros de expansão.

 

Uma linha de tempo

 

A visão do seu roteiro de negócios fornece uma visão geral direta dos principais projetos e prazos, equipe por equipe. A estratégia de crescimento de cada departamento é traçada em meses, trimestres ou um ano (o período de tempo depende totalmente de você). As empresas podem avaliar com precisão a alocação de tempo, recursos e a contribuição de cada equipe para iniciativas relacionadas ao crescimento.

 

Além disso, essa visão permite que as equipes vejam como estão trabalhando em conjunto com o restante da organização para aumentar o negócio, esmagando ou identificando qualquer sentimento de exclusão.

 

Uma linha do tempo também permite que a empresa defina datas importantes por meio de marcos. Ao definir os prazos esperados, toda a organização pode estar na mesma página sobre quando esperar que certas iniciativas ou metas sejam concluídas, facilitando para as equipes planejar seu trabalho de acordo.

 

Para empresas que anseiam por detalhes, essa visão pode ser direcionada de muitas maneiras diferentes para contar uma história mais detalhada do plano geral de negócio. O resultado final: melhores decisões de gestão sobre distribuição de trabalho.

 

Pense nessa visão como um instantâneo dos objetivos principais de cada equipe por determinados períodos de tempo. Alguém deve ser capaz de olhar para este roteiro e entender rapidamente o que cada equipe está tentando alcançar em cada período de tempo. À medida que sua empresa evoluir, suas metas de negócios serão alteradas e seu roteiro precisará refletir isso.

 

Quanto mais você cresce, mais precisos são seus objetivos. Talvez você queira mapear metas de receita específicas ou metas de captação de recursos. Ou talvez você mude seu roadmap para mostrar apenas as iniciativas de desenvolvimento de negócios de cada departamento com o objetivo de obter um crescimento de receita muito rápido.

 

Não importa o tamanho do seu negócio, você sempre precisará de um plano para alcançar o crescimento. Não dependa apenas de um plano de negócios para criar estratégias para o crescimento. Entenda como implementar um roadmap para alinhar toda a sua organização aos esforços de cada equipe com nossa live online e gratuita de gestão de produtos. É só acessar aqui!

 

O que é roadmap e porque você precisa dele para gestão?
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