A metodologia ágil de desenvolvimento de software envolve equipes multifuncionais que trabalham simultaneamente em várias áreas, como planejamento, análise de requisitos, design, codificação, teste de unidade e teste de aceitação.

 

Comprimir estas cinco sequências dos métodos convencionais de desenvolvimento de software para um ciclo de três semanas (iterações) é o agile. No final de cada iteração, um produto em funcionamento está disponível.

 

metodologia-agil

 

A seguir estão as 10 principais características da metodologia ágil para desenvolvimento de projetos.

 

1. Scrum

 

O Scrum é a maneira mais popular de introduzir o agile devido à sua simplicidade e flexibilidade. Scrum enfatiza o feedback empírico, as equipes de autogerenciamento e se esforça para criar incrementos de produto devidamente testados em iterações curtas.

 

O benefício inclui maior visibilidade das metas do projeto e como alcançá-las. Essa característica clara de projetos ágeis, inevitavelmente, contribui para o objetivo ainda mais significativo de entregar o produto final no prazo.

 

2. Qualidade

 

Os testes estão integrados durante todo o ciclo de vida, permitindo a inspeção regular do produto em funcionamento conforme ele se desenvolve. Isso permite que o proprietário do produto faça os ajustes necessários, dando à equipe do produto uma visão antecipada de qualquer problema de qualidade.

 

3. Visibilidade

 

Os princípios de desenvolvimento ágil incentivam o envolvimento ativo do usuário/cliente em todo o processo de desenvolvimento do produto. Isso proporciona excelente visibilidade para os principais interessados, tanto do progresso do projeto quanto do próprio produto, o que, por sua vez, ajuda a garantir que as expectativas sejam efetivamente gerenciadas.

 

4. Identificação precoce e resolução de problemas

 

Pequenos lançamentos incrementais tornados visíveis para o proprietário do produto e a equipe do produto por meio de seu desenvolvimento ágil ajudam a identificar os problemas com antecedência e facilitam a resposta às alterações.

 

A visibilidade clara no desenvolvimento ágil ajuda a garantir que quaisquer decisões necessárias possam ser tomadas na primeira oportunidade possível, enquanto ainda há tempo para fazer uma diferença material no resultado.

 

5. Acomodando a mudança devido a requisitos voláteis

 

No desenvolvimento ágil, a mudança é aceita. A escala de tempo é fixa e os requisitos surgem e evoluem à medida que o produto é desenvolvido. É claro que para que isso funcione, é imperativo ter uma parte interessada ativamente envolvida, que entenda esse conceito e tome as decisões necessárias, trocando o escopo existente por novos.

 

6. Liberações iterativas, comunicação, integração contínua

 

O envolvimento ativo de um representante do usuário ou proprietário do produto, a alta visibilidade do produto e do progresso e a flexibilidade para mudar quando a mudança é necessária criam melhor engajamento comercial e satisfação do cliente. Este é um benefício importante que pode criar relações de trabalho muito mais positivas e duradouras.

 

Acima de todos os outros pontos, com a capacidade de emergir e evoluir os requisitos de desenvolvimento ágil e a capacidade de adotar mudanças, a equipe constrói o produto certo. É muito comum em projetos mais tradicionais entregar um projeto “bem-sucedido” e descobrir que o produto não é o esperado, necessário ou esperado. No desenvolvimento ágil, a ênfase é absoluta em construir o produto certo.

 

7. Mais agradável

 

O envolvimento ativo, a cooperação e a colaboração tornam as equipes de desenvolvimento ágil um lugar muito mais agradável para a maioria das pessoas. Em vez de grandes especificações, discutimos requisitos em workshops. Em vez de longos relatórios de status, a equipe colabora em torno de um quadro de discussão discutindo o progresso.

 

Em vez de longos planos de projetos e comitês de gerenciamento de mudanças, há discussões sobre o que é certo para o produto e o projeto, e a equipe está capacitada para tomar decisões. Isso faz com que seja uma abordagem muito mais gratificante para todos. Por sua vez, isso ajuda a criar equipes altamente motivadas e de alto desempenho, altamente cooperativas.

 

8. Transparência

 

Uma abordagem ágil fornece uma oportunidade única para os clientes se envolverem ao longo do projeto, desde a priorização de recursos até o planejamento de iteração e sessões de revisão. No entanto, isso também exige que os clientes entendam que estão vendo um trabalho em andamento em troca desse benefício adicional de transparência.

 

9. Entrega antecipada e previsível

 

Ao usar Sprints de tempo fixo e com prazos de 1 a 4 semanas, os novos recursos são entregues com rapidez e frequência, com um alto nível de previsibilidade. Isso também oferece a oportunidade de lançar ou testar o produto antes do planejado, se houver valor comercial suficiente.

 

10. Custos e cronograma previsíveis

 

Como cada Sprint tem duração fixa, o custo é previsível e limitado à quantidade de trabalho que pode ser executada pela equipe na caixa de horário fixo. Combinado com as estimativas fornecidas ao cliente antes de cada Sprint, o cliente pode entender mais prontamente o custo aproximado de cada recurso, o que melhora a tomada de decisão sobre a prioridade dos recursos e a necessidade de iterações adicionais.

 

O agile só traz benefícios para o desenvolvimento de projetos. Quer começar a fazer suas entregas com maior qualidade, eficiência e rapidez? Vem conhecer a gestão de projetos ágeis com a gente!

 

 

10 características chave da metodologia ágil de projetos
Avalie esse post
Você pode também gostar