Você está desenvolvendo um projeto e não consegue organizar as próximas ações, não sabe em qual etapa está cada membro da equipe, tudo tem caminhado de forma lenta e bagunçada. Chega o desespero, a coisa sai dos trilhos, desse jeito fica difícil acreditar que dará certo.

 

Economizar energia para as coisas certas na elaboração de um projeto é essencial. Por isso existem tantas ferramentas e aplicativos por aí que auxiliam em tarefas específicas, mas se você busca por algo que irá guiar todo o planejamento e execução, sua resposta está na metodologia Scrum.

 

O que é a metodologia Scrum?

O nome Scrum vem de uma formação do Rugby, onde 8 jogadores de cada time devem se encaixar para formar uma muralha. A metodologia Scrum é um framework para gerenciamento ágil de projetos, especialmente de software.

 

O Scrum cria uma fórmula fixa para o planejamento, dividindo em ciclos de atividade com reuniões frequentes para que toda a equipe entenda o que está acontecendo e agilize os processos. As mudanças acontecem o tempo todo, como deveriam, e são guiadas por escolhas conscientes e conjuntas.

 

Você pode ver o criador da metodologia, Jeff Sutherland, falando um pouco mais sobre como ela surgiu na apresentação abaixo:

 

 

Legal, mas como isso funciona?

Ela funciona da seguinte forma: responsabilidades e etapas do projeto são bem definidas a partir de divisões chamadas Sprints. As funcionalidades a serem implementadas no projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog.

 

No início de cada Sprint, faz-se uma Daily Scrum, ou seja, uma reunião de planejamento na qual o Product Owner prioriza os itens do Product Backlog e a equipe seleciona as atividades que será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia. Ao final de cada Sprint acontecem a Sprint Review Meeting, quando a equipe apresenta as funcionalidades que foram implementadas naquele ciclo.

 

O dono do produto, ou Product Owner, representa os stakeholders e o negócio. A equipe ou Team normalmente possui poucas pessoas envolvidas e os conhecimentos variados de cada um são características fundamentais para que tudo funcione.

 

Para gerenciar o projeto, o Scrum Master dirige a equipe para que os objetivos e metas sejam atingidos. É este gerente que irá garantir que o processo está sendo seguido participando das reuniões diárias, revisando as Sprints e o planejamento.

 

metodologia scrum

 

O que faz com que a metodologia Scrum funcione tão bem é um bom acompanhamento da equipe e registros visuais das tarefas. Quer entender melhor como gerir seus projetos com Scrum? Tem live online e gratuita disponível para você aqui, é só se inscrever para receber o conteúdo!

Gestão de projetos com a metodologia Scrum: economize energia para as coisas certas
5 (100%) - 8 votos
Você pode também gostar