Forecasting: o que é e porque você precisa das previsões para seus negócios

Forecasting significa previsões. Quer você perceba ou não, praticamente todas as decisões e processos de negócios são baseados em uma previsão. Tudo o que você planeja é geralmente baseado na suposição de que algo irá acontecer no futuro, o que, por definição, é uma previsão. Nem todas as previsões são derivadas de métodos sofisticados, mas um palpite sobre o futuro é mais valioso para fins de planejamento do que nenhuma previsão.

 

Não importa em qual indústria você esteja, se sua empresa fabrica produtos ou oferece serviços, se sua empresa é pequena ou grande, você deve ter previsões para planejar de forma eficaz. Quanto mais precisas as previsões, melhor o plano. Com essas informações, podemos potencialmente alterar o futuro para a vantagem da empresa.

 

O forecasting impulsiona melhores tomadas de decisão

 

Business Forecasting é o processo de usar análises, dados, insights e experiência para fazer previsões e responder a várias necessidades de negócios. A percepção obtida pelo Business Forecasting permite que as empresas automatizem e otimizem seus processos de negócios. O objetivo do Forecaster é ir além de saber o que aconteceu e fornecer a melhor avaliação do que acontecerá no futuro para melhorar a tomada de decisões.

 

Muitas pessoas pensam em uma previsão de negócios como “Quantos produtos venderemos na próxima semana.” Isso pode até fazer parte, mas o Business Forecasting pode abranger qualquer coisa que identifique a probabilidade de um resultado futuro, forneça informações comparativas usando análises ou impulsione decisões de negócios orientadas por dados.

 

Para que o forecasting é utilizado?

 

As previsões de negócios podem ser usadas para:

 

  • Planejamento estratégico e tomada de decisão (planejamento de longo prazo)
  • Finanças e contabilidade (orçamentos e controle de custos)
  • Marketing (comportamento do consumidor, gerenciamento do ciclo de vida, precificação)
  • Operações e cadeia de suprimentos (planejamento de recursos, produção, logística, estoque)
  • Técnicas de previsão de negócios

 

No coração da tomada de decisão do processo de negócios está a previsão, que envolve técnicas incluindo a previsão qualitativa, com o uso de opinião ou suposições no desenvolvimento de previsões, e a previsão quantitativa, usando dados passados ​​e, frequentemente, modelos estatísticos ou matemáticos.

 

Além disso, o forecasting é de extrema importância para:

 

1. Promoção de novos negócios

 

Não é uma tarefa fácil iniciar um novo negócio, pois é cheio de incertezas e riscos. Com a ajuda da previsão, o empresário pode descobrir se ele terá sucesso no novo negócio, se ele pode enfrentar a competição existente, qual é a possibilidade de criar demanda para o produto proposto, etc.

 

Depois de descobrir a oportunidade de negócio, ele verá as possibilidades de montar uma equipe, dinheiro, materiais, entre outros. O sucesso de uma unidade de negócios depende de como é a previsão. Com o forecasting adequado, é possível minimizar o papel da sorte ou do acaso na determinação do sucesso ou fracasso do novo negócio.

 

2. Estimativa dos requisitos financeiros

 

A importância da previsão não pode ser ignorada principalmente na estimativa dos requisitos financeiros. A utilização eficiente do capital é uma questão delicada antes da administração. Nenhum negócio pode sobreviver sem capital adequado. Mas a adequação do capital fixo ou do capital de giro depende inteiramente de uma sólida previsão financeira.

 

As estimativas financeiras podem ser calculadas à luz das vendas e custos prováveis. Quanto capital é necessário para expansão e desenvolvimento dependerá de uma previsão eficiente.

 

3. Trabalho contínuo de redução de danos

 

A previsão de ganhos garante o funcionamento regular e contínuo de uma empresa, especialmente para os recém-estabelecidos. Ao prever, essas preocupações podem estimar seus lucros ou perdas esperados, reduzindo danos.

 

4. Exatidão das decisões gerenciais

 

A exatidão das decisões gerenciais depende, em grande parte, da previsão precisa. A administração é essencialmente um processo de tomada de decisão e a autoridade é responsável por assegurar que as decisões tomadas sejam executadas.

 

Nos negócios, seja a empresa grande ou pequena, ocorrem mudanças nas condições, mudanças no pessoal e contingências imprevistas surgem. Além disso, só para começar a montar as engrenagens e mantê-las girando, é preciso tomar decisões o tempo todo.

 

Isso mostra que o processo de tomada de decisão continua durante toda a vida da empresa. Assim, a previsão é considerada como o componente indispensável dos negócios, porque ajuda a administração a tomar decisões corretas.

 

5. Sucesso nos negócios

 

A previsão das vendas ajuda a obter as matérias-primas necessárias com base nas quais muitas atividades comerciais são realizadas. A previsão precisa de vendas se torna a base para vários outros orçamentos. Na ausência de forecasting de vendas, é difícil decidir quanto a produção deve ser feita.

 

Assim, em grande medida, os orçamentos de outros departamentos dependem das compilações baseadas nas previsões de vendas e a precisão desses orçamentos também depende da correção da previsão de vendas.

 

6. Formulação do plano estratégico

 

A importância da previsão correta é evidente a partir do papel-chave que desempenha no planejamento. Previsão e planejamento estão intimamente relacionados. Um planejamento adequado, não importa se é global ou setorial, a curto ou longo prazo, depende em grande parte do forecasting.

 

7. Cooperação e coordenação

 

Previsão não é trabalho de uma pessoa só. É preciso de coordenação adequada de todos os chefes de departamento em uma empresa. Assim, ao trazer a participação de todos os envolvidos no processo de previsão, o espírito de equipe e a coordenação são automaticamente encorajados.

 

O ato de previsão é de grande benefício para todos os que participam do processo e é o melhor meio de garantir a adaptabilidade às mudanças nas circunstâncias. A colaboração de todos os envolvidos leva a uma frente unida, uma compreensão das razões para as decisões da empresa e uma perspectiva ampliada.

 

A previsão fornece as informações que ajudam na obtenção de um controle efetivo. Os gerentes tomam consciência de suas fraquezas durante a previsão e, através da implementação de um controle mais eficaz, podem superar essas deficiências. Quer aprender como realizar os seus forecasting de forma agile? Vem conhecer o curso de gestão de projetos ágeis da Mastertech para prever o seu futuro!

 

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