Para criar um projeto de sucesso, é precisa ter um pouco de tudo. Isso porque existem muitos fatores a serem considerados e desafios a serem superados dentro do desenvolvimento de uma ideia.

 

Ser bem sucedido em um projeto pode significar cumprir os objetivos propostos, independentemente do tempo e orçamento. Mais provavelmente, pode significar a entrega de todos os objetivos de um projeto, incluindo escopo, cronograma, orçamento, uso eficiente de recursos, qualidade, valor e resultados.

 

De qualquer forma, sua definição de sucesso será algo que foi acordado por você, sua equipe e seu cliente. No entanto, espere que essa definição mude à medida que o projeto evolui.

 

Não é surpresa que a função de um gerente de projeto seja fundamental para bons resultados. A criação de uma estrutura para isso requer muita atenção aos detalhes. O maior obstáculo? Nem todo gerente de projetos sabe como fazer isso. Tempo, experiência e paixão sempre funcionarão a seu favor, mas algumas dicas te ajudam ao longo do caminho.

 

O gerenciamento de projetos bem-sucedido é realmente uma questão de criar o ambiente certo, usar os recursos com sabedoria e ter a atitude correta. Então, para ajudar você com o controle de projetos, aqui estão algumas práticas.

 

1. Certifique-se de fazer a conversa andar

 

Como gerente de projetos, você pode falar o quanto quiser. Mas se você não conduzir essa conversa para objetivos concretos, terá dificuldade em motivar sua equipe e manter seu projeto no caminho certo.

 

As pessoas estarão olhando para você durante toda a jornada. Isso significa que você precisa demonstrar habilidades de liderança, comunicação e organização, do início ao fim.

 

Ao longo do caminho, você pode precisar se aperfeiçoar em certas áreas, ou mesmo admitir suas limitações. No entanto, tudo isso faz parte do exemplo e garante que o projeto seja realizado da melhor maneira possível.

 

2. Nunca pare de planejar

 

Quando se trata de gerenciamento de projetos, o planejamento é um dos aspectos mais importantes. Mas um ótimo planejamento exige muita organização, atenção aos detalhes e o envolvimento de toda a sua equipe.

 

Além disso, tenha em mente que as prioridades do projeto mudam durante o curso de um projeto. Você precisará constantemente revisitar, reformular e refinar seu plano para se certificar de que está se ajustando adequadamente.

 

3. Seja flexível

 

As metodologias antiquadas de gerenciamento de projetos já não funcionam bem no ambiente de negócios de hoje. Naturalmente, novas metodologias, como a gestão de projetos ágeis, são fundamentais.

 

Capacidade de resposta a mudanças rápidas é o nome do jogo, e o surgimento de metodologias ágeis, como Scrum, são testemunhas dessa mudança nos últimos 10 a 15 anos. Se você ainda não conhece do que isso se trata, passe a conhecer.

 

4. Se prepare para ter velocidade

 

Todo projeto é limitado pelos mesmos culpados: prazos, orçamentos e recursos. Um bom gerente de projeto sabe disso e procurará trabalhar dentro dessas limitações.

 

Como você provavelmente está trabalhando em um ambiente acelerado, é importante incentivar um senso de urgência, sem ser arrogante. Arranje tempo para check-ins regulares, reuniões produtivas e follow-ups.

 

5. Mantenha o gerenciamento mínimo

 

Os maiores gerentes de projeto lideram, eles não adulam. Eles também entendem suas próprias limitações, confiam em sua equipe e tentam evitar o microgerenciamento.

 

Manter o gerenciamento no mínimo ajudará a dar espaço ao projeto para respirar e garantir que você esteja alcançando metas e cumprindo prazos. Conhecer sua equipe e suas habilidades também ajudará você a delegar e atribuir tarefas.

 

6. Obtenha feedbacks constantes

 

Ter um projeto falhando não é necessariamente uma coisa ruim, mas é importante aprender com seus erros e fazer as mudanças certas daqui para frente.

 

É por isso que o feedback é tão importante. Incentive todos os envolvidos no projeto a expressar suas opiniões e preocupações de maneira aberta e honesta. Isso ajudará você a evitar erros e garantir que o próximo projeto seja bem-sucedido.

 

7. Trabalhe como se você tivesse um walkie-talkie

 

Com tantas responsabilidades para cuidar, você pode nem sempre estar por perto para supervisionar as coisas fisicamente. Isso não significa que você não esteja disponível para oferecer orientação ou responder a perguntas.

 

A comunicação é crucial para o sucesso do gerenciamento de projetos entre você, sua equipe e seus clientes. Quanto mais aberto você e todos da equipe estiverem para se comunicar, através de e-mails, telefonemas, bate-papo por vídeo ou pessoalmente, mais sucesso terá o projeto.

 

8. Inspire-se em uma linha de montagem

 

Como o resultado final é criado em uma linha de montagem? Simples: um passo de cada vez. Quebrar um projeto em partes gerenciáveis ​​fará com que pareça menos intimidante e mais viável.

 

Aborde cada etapa de maneira lógica e obtenha feedback e aprovações ao longo do caminho para garantir que as coisas permaneçam no caminho certo.

 

9. Pense no triângulo do projeto

 

Hoje em dia, um projeto é geralmente vinculado ou “restrito” por três elementos. Isso é chamado de Triple Triathle Theory, também conhecido como o Iron Triangle no gerenciamento de projetos. Geralmente parece algo como isto:

 

  • Escopo, tempo, orçamento
  • Âmbito, horário, custo
  • Bom, rápido, barato

 

Como gerente, é seu trabalho não apenas equilibrar essas três variáveis, mas também garantir que você as aproveite para concluir os projetos com êxito.

 

10. Esteja equipado

 

Até que ponto o gerenciamento de projetos bem-sucedido depende de usar seus recursos com sabedoria? Recursos incluem softwares e pessoas.

 

Em primeiro lugar, é importante manter-se equipado com o software correto. Um bom sistema deve ajudá-lo a planejar tarefas, controlar o orçamento, gerenciar outros recursos, acompanhar o progresso e adaptar-se a mudanças tão rapidamente quanto o projeto. Apenas lembre-se de que todas as ferramentas e recursos têm lacunas e sobreposições, mas é o modo como você as aplica que importa.

 

Em segundo lugar, vale a pena pensar em seus criativos, incluindo designers e freelancers internos, como seu maior recurso. Você precisará maximizar seu potencial e torná-los uma parte mais eficaz da sua estratégia de gerenciamento de projetos para gerenciar com eficácia.

 

Em projetos grandes e pequenos, há muitos fatores a serem considerados quando você está tentando criar algo belo e bem-sucedido. Se serve de consolo, todos os criativos compartilham das mesmas dificuldades.

 

Para tornar sua vida mais fácil, é melhor passar suor e automatizar seus projetos. Com a equipe certa, o software certo e a metodologia correta, obter resultados torna-se muito mais gerenciável. Quer conhecer a gestão de projetos na prática? Vem brincar com Legos e ver como isso funciona!

 

10 práticas chave para o melhor controle de projetos
Avalie esse post
Você pode também gostar