Quando se trata de marketing digital, é importante estar à frente na hora de adotar tendências.

 

À medida que 2019 se aproxima, o cenário do marketing digital que engloba SEO, mídia social, PPC, marketing de conteúdo e muito mais está testemunhando uma mudança dramática. Pode ter havido uma época em que você poderia dispensar a inteligência artificial ou a busca visual, mas esse tempo já passou.

 

Existem novas tendências e estratégias de marketing digital que estão evoluindo na atual era da alta tecnologia conectada à Internet. As empresas agora precisam usá-las para ter sucesso em seus esforços, porque o que funcionou para você no ano passado pode não funcionar neste ano.

 

Aqui estão onze principais tendências de marketing digital para 2019.

 

1. Inteligência Artificial

 

A inteligência artificial vai dominar o mundo! Ou pelo menos os trabalhos mais simples do mundo.

 

Com AI é possível analisar o comportamento do consumidor e os padrões de pesquisa, utilizando dados de plataformas de mídia social e postagens de blog para ajudar as empresas a entender como os usuários e clientes encontram seus produtos e serviços. Por exemplo, os robôs do messenger do Facebook podem ajudá-lo a automatizar e otimizar seu atendimento ao cliente.

 

A inteligência artificial também oferece informações e dicas para os usuários entrando em chatbots. De acordo com a Gartner, 25% do atendimento ao cliente usará a tecnologia chatbot até 2020, contra menos de 2% em 2017.

 

As empresas que adotarem a AI em 2019 serão capazes de economizar custos e acelerar o crescimento, obtendo uma vantagem sobre seus concorrentes.

 

2. Publicidade programática

 

Utilizar publicidade programática significa usar a AI para automatizar a compra de anúncios, para que você possa segmentar públicos-alvo mais específicos. Lances ou leilões em tempo real, por exemplo, são um tipo de compra de anúncios programáticos. Essa automação é muito mais eficiente e rápida, o que significa maiores conversões e menores custos de aquisição de clientes.

 

Isso está mudando a cara da publicidade digital tão rapidamente que, de acordo com a eMarketer, quase 90% dos anúncios de exibição digital nos EUA serão programáticos até 2020.

 

3. Chatbots

 

Os chatbots continuarão a ser uma parte importante do marketing digital em 2019.

 

Esta tecnologia baseada em AI usa mensagens instantâneas para conversar em tempo real, dia ou noite, com seus clientes ou visitantes do site. Com 1,4 bilhão de pessoas interagindo com chatbots, 80% das empresas experientes já estão usando ou planejam usar chatbots até 2020. E até 2022, os chatbots ajudarão as empresas a economizar mais de US $ 8 bilhões por ano, especialmente nos setores bancário e de saúde.

 

Muitos clientes preferem interagir com os chatbots à medida que respondem prontamente, lembram com precisão todo o histórico de compras e nunca perdem a paciência. Esses assistentes virtuais oferecem excelente atendimento ao cliente, atendendo às expectativas e automatizando tarefas repetitivas, o que significa que você pode se concentrar em trabalhos mais importantes.

 

O Uber usa a tecnologia chatbot para se comunicar com os clientes, facilitando a contratação de carros, mesmo no Facebook Messenger, do Slack ou do Google Maps. Os passageiros podem usar o menu para escolher o tipo de passeio, fazer uma solicitação, rastrear a localização do carro, enviar aos amigos uma estimativa de tempo de sua chegada e até mesmo efetuar o pagamento.

 

4. Personalização

 

Se você quiser se destacar em 2019, precisa personalizar seu marketing.

 

Com a disponibilidade de dados como histórico de compras, comportamento do consumidor e links clicados, o conteúdo personalizado nunca foi tão fácil. De fato, 96% dos profissionais de marketing acreditam que a personalização promove o relacionamento com o cliente.

 

Empresas como a Netflix e a Amazon já estão aproveitando o poder da personalização. O login na sua conta Netflix, por exemplo, mostra imediatamente a evidência disso: o banner, carrosséis, pedido, arte, texto e pesquisa são todos personalizados para você.

 

5. Vídeo Marketing

 

Os números a seguir mostram a importância de incorporar o vídeo à sua estratégia de marketing digital em 2019:

 

  • 70% dos consumidores dizem que já compartilharam o vídeo de uma marca.
  • 72% das empresas dizem que o vídeo melhorou sua taxa de conversão.
  • 52% dos consumidores dizem que assistir a vídeos de produtos os torna mais confiantes nas decisões de compra online.
  • 65% dos executivos visitam o site do profissional de marketing e 39% ligam para um fornecedor depois de assistir a um vídeo.

 

E não pense apenas no YouTube. Para testemunhar um envolvimento maior com seu marketing de vídeo, você pode fazer uma postagem em vídeo ou iniciar uma transmissão ao vivo no Facebook, Instagram ou LinkedIn.

 

O vídeo ao vivo está ganhando popularidade, com um grande número de empresas o usando para entrevistas, demonstrações de produtos e eventos.

 

Com os custos cada vez menores dos equipamentos de filme e as câmeras de smartphone cada vez de mais alta qualidade, as empresas e os profissionais de marketing estão se dirigindo para mensagens de vídeo personalizadas em vez de telefonemas ou e-mails.

 

E o conteúdo de vídeo em 360 graus, que permite uma experiência mais interativa, está em ascensão. Basta procurar o símbolo circular no canto superior esquerdo para começar a deslizar a imagem em movimento para a esquerda ou para a direita enquanto ela está sendo reproduzida.

 

6. Marketing de Influenciadores

 

Influencer marketing é um tipo de marketing boca a boca que se concentra em usar os principais líderes para levar a mensagem de sua marca para o mercado maior. Em vez de comercializar diretamente para um grande grupo de consumidores, você paga aos influenciadores para divulgar a palavra para você.

 

Usar influenciadores é uma ferramenta de marketing muito eficaz que trabalha para atrair clientes. Influenciadores podem ser desde celebridades e estrelas do Instagram ou do YouTube até blogueiros e jornalistas conhecidos que ajudam a divulgar sua empresa ou produto por meio de seus canais sociais.

 

7. Aplicativos de Mensagens Sociais

 

Você acha que os aplicativos de mensagens sociais são apenas para enviar emoticons para seus amigos? Considere estes números:

 

  • 1,3 bilhão de usuários mensais ativos no Facebook Messenger
  • 2 bilhões de mensagens são enviadas entre pessoas e empresas no Facebook Messenger todos os meses
  • O WhatsApp tem 1,3 bilhão de usuários ativos mensais
  • 55 bilhões de mensagens são enviadas via WhatsApp todos os dias
  • WhatsApp, Facebook Messenger e WeChat têm mais usuários combinados do que o Facebook ou o YouTube

 

Essas estatísticas mostram a crescente popularidade dos aplicativos de mensagens sociais para fins comerciais. Como as pessoas estão gastando mais tempo trocando mensagens entre si, faz sentido comercializar os serviços da sua empresa onde seus clientes em potencial estão.

 

Os aplicativos de mensagens sociais podem ser muito úteis no envio de mensagens diretamente aos clientes, pois permitem a personalização (outra tendência) e agregam valor à experiência dos usuários. Isso difere dos chatbots do messenger que discutimos anteriormente.

 

8. Pesquisa Visual

 

A pesquisa visual pode levar a experiência do usuário a um nível totalmente novo. Com a pesquisa visual, os usuários podem fazer upload de uma imagem para realizar uma pesquisa e obter resultados mais específicos.

 

Não é de surpreender que o Pinterest tenha participado do movimento de busca visual. Eles lançaram o Lens, uma nova ferramenta de pesquisa visual que permite aos usuários tirarem fotos de um item para descobrir onde comprá-lo on-line, pesquisarem produtos semelhantes ou verem quadros de anúncios de itens relacionados.

 

E o Pinterest não é o único com pesquisa visual. O Google Lens é um mecanismo de busca visual do Google, que reconhece objetos, pontos de referência e outras coisas visualmente por meio de um aplicativo de câmera.

 

Os profissionais de marketing podem obter vantagem sobre os concorrentes, pulando na tendência de busca visual em 2019 para atrair clientes e servi-los com o produto perfeito.

 

9. Micro Momentos

 

As pessoas gastam uma média de 3 horas e 35 minutos em seus smartphones todos os dias. Isso está mudando a forma como as marcas precisam trabalhar para captar a atenção dos compradores.

 

Micro-Moments é um “novo comportamento do consumidor”, como denominado pelo Google, que entrega sua mensagem de marketing de forma clara e concisa de interesse para o público. Isso tudo em questão de segundos.

 

As pessoas geralmente tomam decisões instantâneas sobre o que comer, qual restaurante escolher, o que comprar ou onde ir. Para aproveitar os micro momentos em 2019, é preciso estar em todos os lugares, como o Google, o Google Maps, a Amazon, o YouTube e em qualquer outro lugar, porque as pessoas pesquisam informações a qualquer momento.

 

10. Pesquisa por voz e alto-falantes inteligentes

 

O crescente uso da pesquisa por voz tornou importante que as empresas repensem suas estratégias de marketing digital em 2019.

 

 

A pesquisa por voz desempenha um papel importante no fornecimento de todas as informações relevantes que as pessoas estão procurando por meio de conteúdo de áudio. A Inteligência Artificial está ficando mais inteligente e o número de erros cometidos por assistentes de voz como Alexa, Siri e Google foi reduzido.

 

Muitas marcas incluíram a pesquisa por voz em suas estratégias de marketing digital para entregar conteúdo baseado em valor de maneira eficiente a seus clientes. A Domino’s Pizza usa tecnologia de busca por voz como forma de aumentar suas vendas, permitindo que os clientes peçam pizzas por meio do Alexa.

 

Tenha em mente que não apenas mais empresas produzirão conteúdo de áudio na esperança de ganhar reconhecimento da marca, mas os anúncios provavelmente virão para o áudio em breve. Alexa irá dizer-lhe a resposta à sua pergunta, juntamente com uma “palavra de seu patrocinador”. O que significa que você poderá comprar espaço publicitário por voz, como o Google AdWords.

 

Para toda a tecnologia de voz, lembre-se de escrever em tom de conversa, concentre-se em obter trechos em destaque no Google e pense nas palavras-chave que as pessoas falam em vez de digitar.

 

11. Histórias de Mídia Social

 

Com a crescente popularidade dos “stories” de mídia social, é importante que os profissionais de marketing considerem esse formato em sua estratégia de marketing digital. Os profissionais de marketing experientes podem até usar o vídeo ao vivo, um dos lançamentos sociais mais lucrativos até o momento, para promover o engajamento e a conscientização da marca.

 

Primeiro o Snapchat saiu com o conceito de “My Story”, em seguida, Instagram e Facebook introduziram as histórias, e agora o YouTube revelou o seu próprio formato de história, “Reels”.

 

Como as histórias desaparecem após um determinado período de tempo, essa é uma ótima oportunidade para os profissionais de marketing fazerem bom uso do FOMO (medo de perder). Você pode destacar seus funcionários nos stories, mostrar a história por trás da criação de um produto, pedir opiniões sobre seus produtos e serviços ou criar algo novo.

 

Resumão

 

O ano de 2019 será sobre uma melhor experiência do cliente com personalização, automação e tecnologia de inteligência artificial. Assim, para ficar à frente e aumentar as conversões no próximo ano, você precisará melhorar a produção de conteúdo personalizado e conversacional, principalmente áudio e vídeo, para compartilhar com seu público melhor segmentado.

 

Está preparado? Não? Nesse começo de ano, vem se capacitar no Imersivo de Marketing Digital com a gente!

 

11 tendências de marketing digital que você não pode ignorar em 2019
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