A maioria dos profissionais de marketing de hoje adaptou seu estilo de marketing de acordo com o comportamento dos consumidores. O que isso significa?

 

Bem, os consumidores de 2019 são totalmente diferentes do que os consumidores de 2000 costumavam ser. Novas tendências surgiram e, a partir delas, novas ações e desejos. Essas tendências podem sempre ser aproveitadas para melhores resultados de marketing.

 

Histórias sempre foram interessantes. As crianças as amam, nossos amigos as amam e você as ama. Boas histórias são verdadeiramente poderosas formas de chamar atenção. Além disso, as histórias sempre chegam à algum lugar. 

 

Profissionais de marketing e redatores inteligentes conseguem conectar histórias com marcas, produtos e serviços. O potencial da marca que essas histórias têm é absurdo. Mas isso, é claro, apenas se as histórias forem boas.

 

Vamos começar a explorar 5 das vantagens mais importantes que a narrativa traz para vender. Se você é um profissional de marketing digital, empreendedor ou proprietário de uma pequena empresa, preste atenção. Esses benefícios farão com que você adote a narrativa no momento em que terminar de ler.

 

1. Storytelling cria memórias

 

Você sabia que uma história eficiente frequentemente cria uma memória? Você pode acreditar que não é real, mas está lá. Está preso na sua cabeça, quer você perceba ou não.

Quando você ouve uma história, usa mais partes do seu cérebro para criar uma imagem visual. Você também está ouvindo certos sons e possivelmente está sentindo algumas emoções. Isso faz parte da psicologia básica e é assim que nosso cérebro funciona.

 

As mensagens são tão eficazes que ficam presas. Memórias que são criadas através de histórias são tão eficientes porque as pessoas tendem a ligar essas “memórias” à sua própria experiência de vida. Elas conectam a história com algo que faz parte de suas vidas e de alguma forma se assemelha.

 

2. Boas histórias são sementes para as neuroassociações

 

Sempre que ouvimos histórias que surgem com um impacto maior, nos tornamos vulneráveis. Quando estamos vulneráveis, é muito mais provável que criemos essas associações para marcas e produtos.

 

Como mencionado anteriormente, boas histórias muitas vezes deixam rastros em nossas memórias. Veja um exemplo concreto de como as associações neurais são criadas. Você se lembra do anúncio da TV de Natal da Coca-Cola com Papai Noel entregando presentes enquanto dirige um caminhão grande da Coca-Cola? 

 

A Coca-Cola vinculou seus produtos e a imagem da marca ao Natal. A alegria e a emoção que acontecem durante o Natal estavam ligadas aos seus produtos. As pessoas sentiram a grande vibração desse anúncio, e associaram a Coca-Cola aos feriados e à felicidade. 

 

Sempre que uma história nos dá arrepios, inconscientemente associamos esse sentimento forte a algo presente em nosso ambiente interno e externo. Na próxima vez que algo (pensamento, pessoa, música) aparecer em nossa vida novamente, nós iremos experimentar novamente o mesmo sentimento.

 

3. Storytelling envolve seus clientes

 

Como a publicidade agressiva prejudicou as capacidades de atenção do consumidor, as histórias tornaram-se soluções melhores para diferentes fins de marketing. Se a história é boa, você chamou a atenção do ouvinte. Quando você chamou a atenção, você quase ganhou.

 

Com a narrativa, cada palavra pode desencadear emoções e avanços. Se puder tocar os sentimentos de seus clientes, também pode influenciá-los a se envolver com você. Se seus clientes acham que estão se sentindo bem ao ler seus artigos, ao comprar seus produtos ou ao se envolver em canais sociais, você sabe que sua narração vai muito bem.

 

4. Histórias emocionantes levam a um conteúdo empolgante

 

Mesmo que a competição muitas vezes seja ultrapassada, prestar atenção ao seu conteúdo ainda é necessário. Você quer dar aos seus leitores experiências excitantes que os farão lembrar seu nome.

 

Criar e distribuir conteúdo valioso gratuito é a melhor maneira de criar lealdade entre seus seguidores e clientes. Você deve aproveitar a narrativa e incluí-la nos posts do seu blog, por exemplo. Se o seu marketing de conteúdo contiver histórias relevantes o suficiente, as pessoas vincularão mais coisas à sua marca e lembrarão seu nome. 

 

5. Storytelling ajuda você a emprestar ideias de conteúdo

 

Você está ficando sem tópicos bons para posts no blog? Ao adicionar histórias, você se livra desse problema instantaneamente. A maioria das informações que você encontra on-line já foi reescrita dez vezes antes. É como as coisas funcionam.

 

Quando você cria suas próprias histórias, basicamente está adicionando uma nova reviravolta a algo que já existe. Sim, as informações já estão por aí, já escritas, mas cabe a você torná-las mais interessantes.

Conclusão

 

O storytelling funciona. Contar histórias é diferente para todas as empresas. O nome, o produto ou o serviço que você está comercializando tem características exclusivas. Há também muitos ângulos e muitas reviravoltas para serem criadas. Adicione uma narrativa convincente à equação e você terá uma imagem de marca poderosa.

 

5 benefícios de usar o storytelling no marketing
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