O que é PPC para o marketing digital?
Por Juliana Battistelli

Vamos encarar a verdade: um dos objetivos mais importantes do marketing digital é ter seu site classificado no topo do Google organicamente. Isso exige muito trabalho e envolve um conhecimento profundo de como os sites funcionam.

 

É um processo demorado e muitas vezes imprevisível. Se você não é especialista em eeb, tem conhecimento limitado e deseja que seu site seja classificado no Google para atrair tráfego para seu site em determinado evento, local ou temporada, talvez um anúncio do Google não sirva. O PPC é a campanha certa para você. Mas do que isso se trata?

 

O que é PPC?

 

PPC significa pay-per-click, um modelo de marketing na internet no qual os anunciantes pagam uma taxa cada vez que um de seus anúncios é clicado. Essencialmente, é uma forma de comprar visitas ao seu site, em vez de tentar “ganhar” essas visitas organicamente.

 

A publicidade nos motores de busca é uma das formas mais populares de PPC. Ele permite que os anunciantes façam lances para o posicionamento do anúncio nos links patrocinados de um mecanismo de pesquisa quando alguém pesquisa uma palavra-chave relacionada à oferta comercial.

 

o que é ppc

Dentro das caixas em vermelho, resultados das campanhas por PPC na busca do Google para cell phone repair.

 

Toda vez o anúncio é clicado, enviando um visitante ao site, é preciso pagar uma pequena taxa ao mecanismo de pesquisa. Quando o PPC está funcionando corretamente, a taxa é trivial, porque a visita vale mais do que você paga por ela. Em outras palavras, se pagarmos R$2 por um clique, mas o clique resulta em uma venda de R$200, o lucro é suficiente.

 

Muito é preciso para a construção de uma campanha eficiente de PPC: desde pesquisar e selecionar as palavras corretas, organizar essas palavras-chave em campanhas e grupos de anúncios bem organizados, até configurar páginas de destino PPC otimizadas para conversões.

 

Os mecanismos de pesquisa recompensam os anunciantes que podem criar campanhas pagas por clique relevantes e inteligentes cobrando menos pelos cliques em anúncios. Se seus anúncios e suas páginas de destino forem úteis e satisfatórios para os usuários, o Google cobrará menos por clique, gerando lucros maiores para sua empresa. Então, se você quiser começar a usar o PPC, é importante aprender como fazer isso corretamente.

 

Como funciona o Google Ads?

 

O Google Ads (anteriormente conhecido como Google AdWords) é o sistema de publicidade PPC mais popular do mundo. A plataforma de anúncios permite que as empresas criem anúncios exibidos no mecanismo de pesquisa do Google e em outras propriedades do Google.

 

O Google Ads funciona com um modelo de pagamento por clique, no qual os usuários fazem lances em palavras-chave e pagam por cada clique em seus anúncios. Sempre que uma pesquisa é iniciada, o Google acessa o pool de anunciantes de anúncios e escolhe um conjunto de vencedores para aparecer no valioso espaço do anúncio em sua página de resultados de pesquisa. Os “vencedores” são escolhidos com base em uma combinação de fatores, incluindo a qualidade e a relevância de suas palavras-chave e campanhas publicitárias, além do tamanho de seus lances de palavra-chave.

 

Mais especificamente, quem aparece na página é baseado na classificação do anúncio do anunciante, uma métrica calculada multiplicando dois fatores principais: lance de CPC (o valor mais alto que um anunciante está disposto a gastar) e Índice de qualidade (valor que leva em consideração sua taxa de cliques, relevância e qualidade da página de destino).

 

Esse sistema permite que anunciantes vencedores alcancem clientes em potencial a um custo que se ajusta ao orçamento deles. É essencialmente uma espécie de leilão.

 

A realização de marketing de PPC por meio do Google Ads é particularmente valiosa porque, como o mecanismo de pesquisa mais popular, o Google obtém grandes quantidades de tráfego e fornece o máximo de impressões e cliques para seus anúncios.

 

Embora vários fatores determinem o sucesso de sua campanha publicitária de PPC, você pode conseguir alcançar seus objetivos concentrando-se em características como:

 

1. Relevância da palavra-chave

 

Criação de listas de palavras-chave PPC relevantes, grupos de palavras-chave restritas e texto de anúncio adequado.

 

2. Qualidade da página de destino

 

Crie páginas de destino otimizadas com conteúdo relevante e persuasivo, uma frase de chamariz clara e personalizada para consultas de pesquisa específicas.

 

3. Índice de qualidade

 

Índice de qualidade é a classificação do Google sobre a qualidade e relevância de suas palavras-chave, páginas de destino e campanhas de PPC. Anunciantes com melhores Índices de qualidade obtêm mais cliques em anúncios com custos mais baixos.

 

Pesquisa de palavras-chave PPC

 

A pesquisa de palavras-chave para PPC pode ser incrivelmente demorada, mas também é incrivelmente importante. Toda a sua campanha de PPC é construída em torno de palavras-chave, e os anunciantes de maior sucesso aumentam e refinam continuamente sua lista de palavras-chave de PPC.

 

Se você fizer somente uma pesquisa de palavras-chave uma vez, ao criar sua primeira campanha, provavelmente estará perdendo centenas de milhares de palavras-chave valiosas, de cauda longa, de baixo custo e altamente relevantes que podem direcionar tráfego para seu site. Uma lista de palavras-chave PPC eficaz deve ser:

 

Relevante

 

É claro que você não quer pagar pelo tráfego da web que não tem nada a ver com o seu negócio. Você deseja encontrar palavras-chave direcionadas que levem a uma taxa de cliques PPC mais alta, um custo por clique efetivo e lucros maiores. Isso significa que as palavras-chave com as quais você fez um lance devem estar intimamente relacionadas às ofertas que você vende.

 

Exaustiva

 

Sua pesquisa de palavras-chave deve incluir não apenas os termos mais populares e pesquisados ​​no seu nicho, mas também a busca de longo alcance. As palavras-chave de cauda longa são mais específicas e menos comuns, mas são responsáveis ​​pela maior parte do tráfego orientado para pesquisa. Além disso, elas são menos competitivas e, portanto, menos caras.

 

Expansiva

 

PPC é iterativo. Você deseja refinar e expandir constantemente suas campanhas e criar um ambiente no qual sua lista de palavras-chave esteja em constante crescimento e adaptação.

 

Gerenciando suas campanhas de PPC

 

Depois de criar suas novas campanhas, você precisará gerenciá-las regularmente para garantir que elas continuem sendo eficazes. Na verdade, a atividade regular da conta é um dos melhores preditores do sucesso dela. Você deve analisar continuamente o desempenho de sua conta e fazer os seguintes ajustes para otimizar suas campanhas:

 

  • Adicionar palavras-chave PPC: amplie o alcance de suas campanhas de PPC adicionando palavras-chave relevantes para sua empresa.

 

  • Adicionar palavras-chave negativas: adicione termos que não são de conversão, como palavras-chave negativas, para melhorar a relevância da campanha e reduzir gastos desperdiçados.

 

  • Dividir os grupos de anúncios: melhore a taxa de cliques (CTR) e o Índice de qualidade ao dividir seus grupos de anúncios em grupos de anúncios menores e mais relevantes, o que ajuda a criar mais texto de anúncio segmentado e páginas de destino.

 

  • Revisar palavras-chave de alto custo: analise as palavras-chave caras e com baixo desempenho e desligue-as se necessário.

 

  • Refinar páginas de destino: modifique o conteúdo e as calls-to-action (CTAs) de suas páginas de destino para se alinhar a consultas de pesquisa individuais e aumentar as taxas de conversão. Não envie todo o tráfego para a mesma página.

 

Entendeu a importância do PCC para ter uma presença ainda mais efetiva nos meios digitais? Apesar do marketing pago ser importantíssimo, também dá para viver de busca orgânica se você souber fazer direitinho. Quer aprender mais sobre marketing digital para alçar suas campanhas orgânicas? Vem aprender sobre SEO com várias dicas na live online e gratuita, é só acessar aqui!

 

 

 

O que é PPC para o marketing digital?
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