Como empreendedor, você provavelmente usa muitos chapéus. Se a empresa acabou de começar, você pode esta atuando como contador, vendedor, estrategista e criador de produtos da sua empresa. Isso é exaustivo, assustador e altamente gratificante, tudo de uma vez.

 

Entretanto, o tempo é curto para ser tudo para todos. Quando você se coloca constantemente nas trincheiras, trabalhando com seus clientes existentes, é difícil dar atenção para campanhas de marketing, blog de convidados e ainda construir a infraestrutura para manter seu negócio crescendo de maneira sustentável.

 

Marketing para empreendedores

 

Como empreendedor, é importante investir em iniciativas que causam um impacto duradouro, para criar o marketing em suas operações do dia-a-dia e maximizar o impacto de cada passo fazendo o que você já faz.

 

Essa mentalidade ajuda a expandir seu negócio rapidamente. Para te ajudar, aqui estão três habilidades essenciais que te levam para o caminho certo, mostrando os resultados lá na frente.

 

1. A capacidade de escrever

 

A internet tornou a comunicação mais importante do que nunca. As empresas estão lutando para construir uma liderança de pensamento dentro das comunidades que elas influenciam.

 

É por isso que, além do trabalho com seus clientes, é importante dedicar um tempo para escrever sobre os tópicos que estão ao redor do seu mercado. Com o que você está precisando lidar nesse momento? Quais são as principais dúvidas e necessidades do seu público?

Você também pode escrever sobre as coisas que te inspiram pessoal e profissionalmente, para garantir que sua empresa seja sempre parte da conversa e que seus públicos-alvo possam te encontrar em pesquisas. É essa dedicação ao marketing de conteúdo que ajuda a construir um forte canal de vendas de entrada mais para frente.

 

2. Conforto com ambiguidade

 

O sucesso no marketing vem da experimentação. Com frequência, os empreendedores com orçamento limitado relutam em investir até mesmo algumas dezenas de reais na execução de uma campanha de teste porque querem saber exatamente quanto tráfego na web irão receber.

 

O fato é que, com marketing, você raramente sabe o que vai conseguir, a menos que faça um pequeno teste primeiro. Ainda mais importante, você precisa executar experimentos continuamente, para poder identificar rapidamente oportunidades de crescimento.

 

Estar disposto a assumir riscos calculados em iniciativas, com resultados imprevisíveis, é fundamental. É preciso dedicar pequenos orçamentos a experiências com campanhas de marketing, mesmo estando certo de que isso pode gerar uma perda às vezes.

 

Algumas campanhas vão cair. Outras serão incríveis. E você precisa se sentir confortável com os dois cenários.

 

3. A capacidade de se concentrar

 

Planos de marketing bem-sucedidos levam tempo para serem construídos. É muito fácil, como resultado, se distrair. Quando você está pensando em descobrir se algo está funcionando, pode ficar tentado a desistir, tentar algo novo ou abandonar completamente sua ideia.

 

Não desista tão facilmente. Concentre-se em algumas iniciativas importantes e siga-as. Você precisa desenvolver um olho para o que provavelmente funcionará e o que não funciona, para que você esteja investindo nos canais corretos em vez de perseguir becos sem saída.

 

Um exemplo de iniciativa de marketing tem sido a estratégia de parcerias para outras autoridades do mercado. Escrever posts de blog para outros portais parecidos com o seu, maiores ou menores, gera contribuições bem significantes para sua visibilidade. Sua credibilidade aumenta e você pode conseguir aumentar a base de clientes a partir de uma simples ação, com baixos custos.

 

Marketing requer uma compreensão do quadro geral e um compromisso com detalhes menores. Além de se concentrar em otimizações específicas, é importante saber por que você está fazendo o que está fazendo. É essa mentalidade, junto com essas três habilidades, que será sua estrela norteadora. Quer se aprofundar nisso? No curso de Data Driven Marketing da Mastertech você vai aprender a analisar a navegação, usabilidade, gestão, mensuração de campanhas online, redes sociais, entre outras ações para tirar o melhor de suas estratégias. Vem conhecer!

 

Marketing para empreendedores: 3 habilidades essenciais
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