Acertar nas decisões de marketing não é fácil, ainda que seja uma das principais fontes de resultados para o negócio. Embora ter um orçamento de marketing seja importante para qualquer pequena empresa, é igualmente importante gastá-lo na direção certa e aproveitá-lo ao máximo. Como você sabe onde gastá-lo quando se trata de marketing digital vs marketing tradicional?

 

Ao ganhar clareza no aspecto do marketing digital e marketing tradicional, uma empresa pode ter uma ideia melhor de qual método de marketing é apropriado e como ele deve ser aplicado. Por exemplo, se você decidir usar o marketing de mídia social para construir sua marca e aumentar sua base de clientes, poderá fazê-lo sozinho ou contratar uma empresa de marketing digital de renome para cuidar disso.

 

A importância do marketing como um todo

 

Administrar um negócio de sucesso não é apenas escolher o mercado apropriado ou ter um produto de alta qualidade. Trata-se também de alavancar o tipo certo de técnicas de marketing para alcançar seu público-alvo e convertê-lo em leads ou clientes.

 

Algumas empresas podem dar menos preferência ao marketing, mas se qualquer negócio sério quiser aumentar os lucros, ele quase sempre reservará um orçamento adequado para o marketing.

 

Mesmo que você reconheça a necessidade de um marketing efetivo, todo o debate de marketing digital versus o tradicional pode acabar com você. A razão para essa confusão pode surgir devido ao fato de que, embora muito marketing seja feito da maneira tradicional, o marketing digital está ganhando vantagem.

 

Uma parte considerável da população está usando regularmente a Internet para vários fins, inclusive fazendo suas transações diárias. Como empresa, você precisa garantir que está à frente de sua concorrência, o que significa que você não pode mais depender apenas de métodos de marketing desatualizados. Você precisa olhar além e entender como pode aproveitar as mais recentes técnicas de marketing digital para ampliar seu alcance.

 

O que é marketing tradicional?

 

O marketing tradicional não é novidade, pois é uma forma de marketing a que estamos expostos à todo momento. É um modo convencional de marketing que ajuda a alcançar um público semi-alvo com vários métodos de publicidade e promoção off-line.

 

O tradicional é um tipo de marketing que é difícil de ignorar. Muitas das táticas de marketing off-line mais comuns e experimentadas estão nas cinco principais categorias a seguir:

 

  • Impressão (revistas, jornais, etc.)
  • Transmissão (TV, rádio, etc.)
  • Mala direta (catálogos, cartões postais, etc.)
  • Telefone (telemarketing, marketing de SMS, etc.)
  • Outdoor (outdoors, folhetos, etc.)

 

O marketing tradicional pode ter evoluído nas últimas décadas, mas os aspectos fundamentais permanecem os mesmos. As técnicas de venda que usamos hoje dependem fortemente dos infames quatro P’s de marketing: produto, preço, local e promoção.

 

Todo negócio de sucesso sabe como é essencial criar um funil de vendas adequado. Ao alavancar os quatro P’s de marketing, uma empresa pode, na verdade, liderar seus prospectos e clientes através de qualquer funil de vendas e obter resultados favoráveis.

 

Desvantagens do marketing tradicional

 

Embora o marketing tradicional ainda seja eficaz, não é a única maneira de tornar seu produto popular entre seu mercado-alvo. Hoje, a tecnologia cresceu e está permitindo que as empresas se conectem ao público como nunca antes. É por isso que é importante considerar as desvantagens do marketing tradicional antes de investir nele.

 

1. Pouca interação

 

Uma das maiores e mais óbvias limitações do marketing digital é que há pouca ou nenhuma interação entre os clientes e o meio utilizado para o marketing.

 

O marketing tradicional é uma via de mão única na qual uma empresa pode transmitir ou fornecer informações ao seu público-alvo sobre seu produto ou serviço. Este exercício de construção da marca é feito na esperança de atrair a atenção das pessoas certas e talvez convertê-las em clientes.

 

2. Nenhum controle sobre o tempo

 

O marketing tradicional depende de métodos promocionais que, uma vez executados, não podem ser atualizados. Seja um anúncio impresso de texto estático em seu jornal local ou em um comercial de televisão, você terá que colocar um novo anúncio para substituir o antigo em caso de qualquer alteração. Enquanto isso pode não parecer um fator importante, faz uma grande diferença a longo prazo.

 

Por exemplo, digamos que você administre um anúncio de revista promovendo seu widget mais recente. Depois disso, você faz uma grande atualização que pode causar um impacto significativo nos números de vendas. Você pode mudar o anúncio em papel? Claro que não, o que pode colocar uma enorme diferença no seu orçamento de marketing.

 

3. Custos mais altos

 

Os custos recorrentes do marketing tradicional podem revelar-se um enorme investimento que pode ou não dar um bom retorno. Seu anúncio no jornal local só será efetivo se for visto pelo seu público-alvo no dia da publicação. E quais são as chances disso?

 

Se você deseja entrar em contato com eles novamente, é necessário criar e executar uma nova campanha de anúncios impressos. Ou quando você cria e distribui cartazes ou folhetos em sua área, é um investimento que você está fazendo para uma exposição única. Compare isso com o conteúdo que você cria em seu website que pode atrair visitantes-alvo por anos sem nenhum custo adicional.

 

4. Opções de personalização limitadas

 

Você deseja segmentar clientes que trabalham em um determinado setor e se enquadram em faixa etária específica? O marketing tradicional oferece pouca ajuda quando se trata de personalizar sua campanha e segmentar clientes específicos.

 

Mesmo que você possa usar as técnicas tradicionais de marketing para comercializar para determinados segmentos, você não pode ir atrás de clientes-alvo. Quando você usa anúncios on-line, tem a opção de não apenas alcançar o tipo certo de clientes, mas também mostrar ofertas personalizadas para eles.

 

5. Incapacidade de divulgar detalhes completos sobre preços

 

No nível básico, o marketing tradicional nunca deixou de atrair pessoas com base em preços com desconto ou vendas especiais. No entanto, quando se trata de oferecer opções de preços mais exclusivas e personalizadas, você pode atingir uma parede de tijolos. Se você analisar as opções fornecidas a você no marketing de impressão, talvez não encontre o espaço necessário para exibir todas as suas opções de preços, mesmo que elas possam ajudar a converter mais pessoas em clientes.

 

6. Medição de campanha ruim

 

Ao executar uma estratégia de marketing tradicional, é essencial saber como é eficaz garantir que você não esteja investindo na direção errada. Infelizmente, os resultados que você obtém do marketing tradicional não podem ser medidos com facilidade e eficiência.

 

No entanto, quando você lança uma campanha de marketing on-line, você pode identificar facilmente onde você está errado e se é bem-sucedido ou não. Isso por si só torna o marketing digital muito melhor do que sua contraparte tradicional.

 

O que é marketing digital?

 

Marketing digital ou marketing on-line refere-se ao trabalho relacionado comercializado que uma empresa faz através da Internet ou de um dispositivo eletrônico, como um telefone celular. 

 

Qualquer negócio (independentemente de seu tamanho) pode alavancar o marketing digital para alcançar seu mercado-alvo, conectar-se com clientes em potencial e converter mais deles em clientes reais. Tudo, desde o marketing do mecanismo de pesquisa até o marketing do Facebook, está dentro do marketing digital.

 

A razão pela qual o marketing digital é crucial para um negócio hoje é porque a Internet está se tornando uma das ferramentas mais usadas. Mais e mais pessoas estão acessando a web para realizar suas atividades diárias, o que inclui a aquisição de produtos e serviços.

 

Se você olhar para a última década, verá que o marketing on-line cresceu exponencialmente. Então, quando se trata de marketing digital vs marketing tradicional, fica claro que o digital é uma vantagem definitiva.

 

O marketing bem-sucedido exige que uma empresa se conecte com clientes em potencial e clientes da melhor maneira possível, para que seja um retorno real do investimento. Dado o fato de que a grande maioria das pessoas (especialmente os millenials) está gastando seu tempo na Internet, faz sentido para você, como um negócio, conectar-se a eles.

 

À medida que a tecnologia cresce e as novas ideias digitais ganham vida, o mundo do marketing digital cresce com ela. Uma das razões pelas quais continua a produzir resultados é porque é uma forma de marketing de entrada. O que significa que, em vez de você ir até as pessoas, elas te encontram. Seja para veicular um anúncio no Google ou criar conteúdo relacionado a marketing para o seu blog, é tudo sobre como atrair seu público-alvo e divulgar seu conhecimento.

 

A ideia é chegar lá e ganhar exposição. Porque quanto mais as pessoas souberem sobre seu site, sua marca e os produtos que você vende, mais familiares eles se tornarão com sua agenda. O que eventualmente leva a relacionamentos próximos ou vínculos que são desenvolvidos com base na confiança.

 

Sendo um negócio, a Internet oferece a você uma maneira de construir uma autoridade em seu nicho e aumentar sua presença on-line como nunca antes.

 

Por que escolher o digital?

 

Para algumas marcas, especialmente as bem estabelecidas, com um enorme público off-line, o marketing tradicional pode ser caro demais para ser ignorado. Mas para as muitas pequenas empresas que estão tentando fazer uma marca em um orçamento apertado, o marketing digital pode revelar-se um salvador. É por isso que muitas empresas novas e antigas estão aproveitando o poder do marketing digital e repensando o funil de marketing.

 

1. Maior nível de envolvimento do cliente

 

O marketing tradicional não permite interação direta com os clientes, enquanto o marketing digital oferece um nível mais alto de engajamento e interação. Seja através de comentários de mídia social ou mensagens de e-mail, seu público-alvo é instantaneamente conectado a você por meio de vários canais de marketing digital.

 

Sua marca também pode criar facilmente relacionamentos melhores e mais duradouros com os clientes interagindo com eles por meio de vídeos, pesquisas ou seminários on-line. Sua empresa funciona melhor quando é executada em conjunto com os requisitos de seus clientes. E o marketing digital permite que você faça isso com os clientes e resolva seus problemas sem perder tempo.

 

2. Facilidade de medir resultados

 

Quando você distribui folhetos, distribui panfletos ou faz propaganda em revistas, não sabe até que ponto seu marketing será bem-sucedido. Você pode estar indo na direção errada, mas não há como saber.

 

Ao contrário do marketing tradicional, o marketing digital permite medir os resultados. Ele permite que você jogue um jogo de marketing de visão clara, ao invés de um jogo cego. Você tem acesso a uma tonelada de informações sobre seus prospects e clientes para ajudá-lo a entender onde você está indo. Desde quantas pessoas visitam e saem do seu website até a porcentagem delas que está convertendo. Imagine o nível de ajustes e testes possíveis com o marketing digital, que está literalmente ausente no marketing tradicional.

 

3. Maior faixa de público-alvo

 

O marketing tradicional é limitado de várias maneiras, mas uma das maiores restrições que o acompanham é a incapacidade de ir além de um público regional ou local. Sua empresa pode não estar vinculada geograficamente, então, por que limitar seu alcance?

 

Usando o marketing digital, você pode criar uma campanha altamente personalizada e ampliar seu alcance para diferentes cidades ou até para diferentes países. Portanto, diga adeus à abordagem geral que o marketing tradicional exige e diga olá ao marketing digital, que permite alterar sua campanha com base no quão longe você deseja ir.

 

4. Menos caro e mais eficaz

 

Quando se trata de gastar dinheiro com marketing, seu retorno sobre o investimento decide se sua campanha foi bem-sucedida ou não. Não é de surpreender que o marketing digital tenha um ROI melhor porque é mais barato do que a publicidade tradicional em mais de uma maneira.

 

Você prefere investir em um anúncio em que você paga com base no desempenho ou em um anúncio de jornal caro que é visto por um público-alvo limitado? O marketing digital permite que você gaste menos enquanto ganha mais.

 

Se você já experimentou o marketing tradicional antes e não viu os resultados de crescimento rápido que queria, dê uma chance ao marketing digital. Há pouco risco e grande recompensa. Isso não é uma combinação que você vê com frequência no mundo dos negócios.

 

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Marketing tradicional vs marketing digital: vantagens e desvantagens
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