Diante do cenário de adaptação, onde empresas e pessoas buscam acompanhar o dinamismo do mundo digital, as mídias sociais são um desafio que exige ainda mais agilidade.

 

Junto com elas, a comunicação deixa de ser unilateral e se torna uma via de mão dupla, colocando de cabeça para baixo tudo o que tem sido feito há anos. O público-alvo discutido nas reuniões de marketing das empresas têm voz, nome, foto e muito mais.

 

Empresas e agências de marketing precisam se adaptar gradualmente, pensando em como trazer a melhor experiência para o público. No entanto, nem sempre isso é tão fácil, especialmente quando a estratégia de Inbound Marketing está em jogo.

 

O que mídias sociais tem a ver com o Inbound Marketing?

 

O conceito de inbound impulsiona o que muitas empresas desprezam ou simplesmente não sabem como fazer: compartilhar o que o público realmente quer saber, não o que a empresa quer falar.

 

Entendendo as pessoas com profundidade, as redes sociais ajudam a maximizar o alcance de conteúdo, que deve ser focado em cada estágio da jornada de compra dentro das plataformas de conteúdo, geralmente por meio de um blog.

 

O papel das personas é representar o coletivo de informações pessoais e profissionais do seu público em potencial, que pode se tornar um lead. Por exemplo, os problemas que você deseja resolver e os detalhes da vida diária, incluindo assuntos das buscas e entrevistas antes do início do desenvolvimento do produto.

 

Sabendo disso, o estágio de criação de pessoas nunca deve ser excluído da estratégia de inbound. A partir daí, torna-se viável integrar a comunicação do blog às mídias sociais, que também precisam ser escolhidas com cuidado, adaptando-as ao seu negócio.

 

Mídias sociais no inbound

 

A mídia social é essencial em todas as etapas do funil, especialmente na atração e conversão. Ela ajuda a expor o conteúdo do blog, as páginas de destino ou outros meios relevante para as pessoas.

 

As publicações devem ser periódicas e os temas dos textos focados no que os clientes querem saber, entender e/ou comprar. Como resultado, o engajamento positivo pode se tornar uma realidade, desde que a estratégia de relacionamento esteja envolvida no processo.

 

O Inbound Marketing é caracterizado pelo uso de estratégias de atração orgânica e espontânea de novos clientes no ambiente digital. Oferecer conteúdo e informações bem segmentados que atendam às necessidades e interesses do público é a base dessa maneira de fazer marketing.

 

Além de ganhar visibilidade, a estratégia de Inbound Marketing prioriza a construção de uma relação de confiança entre a empresa e seu público como forma de cativar e fidelizar os clientes que se tornam porta-vozes da marca, contribuindo também para sua consolidação na rede.

 

O Inbound Marketing trabalha para atrair e conquistar a confiança do público-alvo, despertando seu interesse no momento certo. Depois que esse público já deu sinais de que está pronto para a compra, parte para uma abordagem de venda mais eficaz. Veja como você pode usar as redes sociais para uma estratégia de inbound marketing de entrada:

 

1 – Saiba com quem você está falando

 

Você tem que começar pelo início para fazer marketing de mídia social da maneira certa e com alto potencial de retorno. Portanto, não adianta abrir perfis oficiais em todas as mídias se você não conhece seu público.

 

Entenda quem são as pessoas que compram de você, como elas vivem e quais são seus desejos e problemas. Com esses dados, será mais fácil selecionar os canais mais adequados e criar conteúdo que realmente agrade aos seus clientes. Além disso, as redes sociais são excelentes ferramentas para melhor entender o público de sua loja e, assim, intensificar ações de marketing e vendas ou até lançar novos produtos.

 

2 – Humanize e seja interessante

 

Sejamos honestos, ninguém gosta de seguir e interagir com marcas que só falam de si mesmas, que parecem frias e distantes, ou que compartilham apenas conteúdo repetido e desatualizado. As pessoas acessam redes sociais para entretenimento, compartilhamento de experiências e dicas para melhorar suas vidas ou resolver problemas.

 

É por isso que você precisa investir em conteúdo de qualidade que seja único, além de fazer com que sua marca pareça o mais humana possível. Para isso, se preocupe desde a criação de um personagem até a apresentação do backstage da loja e postagens em primeira pessoa. O importante é encontrar a linguagem certa e direcionar o conteúdo para que ela faça sentido e seja atraente para o seu público.

 

3 – Oferta de exclusividade

 

Outra estratégia que chama muita atenção no marketing nas redes sociais e, de quebra, ainda contribui para aumentar as vendas, são as promoções exclusivas. Você pode, por exemplo, oferecer um cupom de desconto ou uma condição especial para clientes que seguem sua marca em redes sociais.

 

Outra boa ideia é contar as novidades e fazer anúncios com antecedência, especialmente para os seguidores. Com isso, eles se sentirão especiais e motivados para acompanhar a loja nesses canais.

 

4 – Não deixe os vídeos e fotos de lado

 

Quando falamos de redes sociais, a parte visual também conta com muitos pontos para entregar conteúdo de qualidade aos seus seguidores. Invista em fotos de ótima qualidade de sua loja e produtos e, preferencialmente, vídeos interativos. Esses são recursos que tendem a atrair muita atenção nas mídias sociais e incentivam mais engajamento.

 

5 – Invista em anúncios

 

Não adianta criar conteúdo incrível com grande potencial para ajudar ou entreter os clientes em sua loja se eles não sabem disso. É por isso que você precisa divulgar os perfis das marcas em todos os canais de comunicação, desde folhetos impressos até e-mails e mensagens via WhatsApp.

 

Não se esqueça de aproveitar ao máximo os anúncios no Facebook ou no Instagram. Com esse tipo de campanha, você pode direcionar mensagens para grupos específicos de pessoas. Quer incentivar mais vendas com uma estratégia bem feita? Vem descobrir o marketing digital em um fim de semana!

 

Como usar as mídias sociais na sua estratégia de Inbound Marketing
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