Criar conteúdo para usuários vai muito além de apenas adicionar as palavras corretas à uma página da web.

 

Entender o seu público e criar um calendário editorial que se alinhe aos objetivos de negócios e ao seu funil de vendas, ajuda você a realizar mais conversões e aumentar o valor do cliente ao longo da vida.

 

Provavelmente você já ouviu o sobre marketing de conteúdo para geração leads, mas o papel do conteúdo em sua estratégia de marketing deve se estender a todas as etapas de seu funil de vendas.

 

De postagens de blog a campanhas de retargeting, você precisa otimizar suas estratégias de marketing de conteúdo para conversões e retenção, mas isso começa com atração. O conteúdo de topo de funil está aí para isso.

 

O que é conteúdo de topo de funil?

 

topo de funil

 

O primeiro estágio do funil de vendas é normalmente chamado de consideração. Nesta fase do funil, os usuários encontram seu conteúdo e sua marca pela primeira vez durante a pesquisa.

 

O topo do funil, ou ToFu é onde você estará alcançando a maior parte de seus públicos conhecidos e desconhecidos. Isso é o que você precisa aprimorar com uma estratégia de marketing para conscientização de marca, já que muito do seu trabalho inicial na parte superior do funil começa antes mesmo de você começar a se aproximar das pessoas com quem quer falar, com análise de público e esforços de coleta de dados.

 

Uma grande parte de usar o conteúdo de forma eficaz resultará na construção de personas acionáveis e de alta qualidade para ajudar nos seus esforços de se conectar com o público certo.

 

O objetivo no topo do funil de vendas é alcançar o maior e mais relevante público possível. Você vai querer fazer isso com uma mensagem específica para as necessidades deles e, para isso, precisa entender seu público.

 

Como se apresenta o conteúdo de topo do funil?

 

Nesta fase de pesquisa do usuário, você deve apresentar um conteúdo que responda às perguntas do cliente e ofereça soluções inovadoras. Todo o conteúdo principal do topo de funil deve ser informativo.

 

Em termos de promoção e alcance aos clientes, é aí que a criação e o compartilhamento de conteúdo externo serão mais eficazes. Você pode alcançar clientes no topo do funil com:

 

  • Mídia social (promoção paga ou orgânica).
  • Resultados de pesquisa orgânica.
  • Publicações externas (guest posting, press releases, link building).
  • Influenciadores

 

Em termos de consultas de palavra-chave, otimize títulos e meta descrições de termos respondendo perguntas, por exemplo:

 

  • Como?
  • O que?
  • Quando?
  • Onde?
  • Por quê?

 

Isso pode ser feito por meio de guias, tutoriais, dicas e apresentação de truques relacionados ao seu mercado e as principais dúvidas do público. Os tipos mais comuns de conteúdos para abordar estes temas são:

 

  • Ebooks
  • White papers
  • Postagens no blog e redes sociais
  • Webinars
  • Mensagens de convidado

 

Oferecer outras formas de mídia (por exemplo, vídeo, infográficos, testes interativos) é outra maneira de tornar sua marca mais profissional e autoritária no setor. Ao separar sua marca da concorrência, você pode direcionar os clientes para a próxima etapa do seu funil.

 

Exemplo de conteúdo de topo de funil

 

Algumas das formas mais populares de conteúdo de topo de funil incluem artigos de blog, eventos promocionais e esforços de marketing personalizados para alcançar e aumentar a conscientização com seu público.

 

Pode incluir qualquer outra coisa que introduza sua marca a novos clientes em potencial e mostre a eles que você tem empatia com os problemas que eles experimentam. O céu e sua criatividade realmente são o limite.

 

Se você possui uma empresa que vende produtos de higiene para animais de estimação, por exemplo, um conteúdo de topo de funil poderia ser um texto no blog com o tema “Como diminuir a quantidade de pelos de cachorro/gato em minha casa?”.

 

Este texto teria uma chamada para outro conteúdo tratando da importância do banho e cuidado da pelagem dos animais para a saúde deles e, por final, o público seria levado para seu site indicando os preços dos produtos.

 

Conteúdos simples como esse também podem ser desenvolvidos de forma aprofundada em outras mídias, como um vídeo explicando 10 curiosidades sobre o cuidado de animais de estimação ou um e-book sobre saúde felina.

 

Entendeu como funciona? Então vamos colocar as mãos na massa para trazer a melhor primeira impressão para o seu público com o workshop de Inbound Marketing da Mastertech. Vem ver como ele funciona!

 

Conteúdo de topo de funil: a importância da primeira fase do inbound
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