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É impressionante o avanço das metodologias ágeis dentro de setores que não os de tecnologia e programação. Da tecnologia ao marketing, não temos mais tempo nem recursos para trabalhar com planos longos e altamente detalhados, mas que demoram a se refletir em uma ação.

 

O marketing também precisa agir rapidamente, se unir com as tecnologias e entregar resultados constantes. Ter um mindset ágil dentro do marketing se trata de saber utilizar dados e ferramentas com análises rápidas para implementar ideias e hipóteses constantemente.

 

O que é metodologia agile?

 

As metodologias ágeis nasceram com o desenvolvimento de projetos de software, quando a complexidade das ações foi aumentando, sendo necessário desenhar fluxos de trabalho para a organização.

 

Essas alternativas de gestão de qualidade servem para desenhar ações, reconhecer imprevistos, incentivar o trabalho em equipe e a comunicação. São formas flexíveis de definir como as coisas serão feitas dentro do projeto, a partir de processos bem definidos. O SCRUM é uma dessas metodologias que funciona também dentro do marketing.

 

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Por que ter um mindset ágil no marketing?

 

Economizar recursos e energia para agir nos pontos certos dentro de uma campanha de marketing é essencial. Entretanto, quando passamos horas sentados tentando definir processos que só serão realmente utilizados lá para a frente, isso raramente funciona.

 

O mindset ágil te ajuda no gerenciamento de riscos durante toda a gestão de um projeto de marketing. Quando tratamos do ciclo de vida de projetos ágeis, o começo e final de cada fase representa um ponto de reavaliação do trabalho que será e já foi realizado. Nesses casos, é mais fácil e rápido diagnosticar e corrigir erros que impactam na performance.

 

mindset agil

 

É com esse mesmo pensamento flexível, veloz e inteligente que nasceram os growth hackers. Isso tudo envolve boa comunicação, estratégia, gestão de riscos, organização do tempo, planejamento de custos, testes frequentes e motivação constante. E é exatamente o contrário de deixar tudo mais complexo: é utilizar o mínimo necessário para otimizar a gestão de marketing.

 

Com os métodos ágeis você vai poder entregar projetos mais rápido, terá mais entregas de qualidade e menos erros no caminho, vai conseguir ver direitinho o quanto já foi feito e quanto falta e vai poder dividir essas fases com toda a equipe envolvida para que ela fique em sintonia.

 

Colocando seu público sempre no centro, tendo uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo testes constantes, fazendo entregas iterativas e incrementais, você já estará incorporando um pouco do mindset ágil para seu marketing. E vai ser fácil perceber os resultados disso.

 

Como desenvolver um mindset ágil no marketing?
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