No atual clima de negócios, os clientes estão procurando soluções para seus problemas o tempo todo. Muitas vezes, o melhor lugar para encontrar várias soluções possíveis é apenas em uma simples pesquisa no Google.

 

Essas soluções vêm na forma de ferramentas on-line que nos tornam mais produtivos no trabalho, produtos que facilitam nossas vidas e experiências que nos ajudam a crescer tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.

 

Isso significa que as ferramentas, os produtos e as marcas que estão dispostas a oferecer o máximo de valor possível a seus clientes, sem exigir que paguem ou se inscrevam em uma avaliação de sete dias com seus cartões de crédito, vão construir o relacionamento mais significativo com o cliente.

 

Para se adequar a esse modelo e crescer na carreira em marketing hoje em dia, seu foco e seus conjuntos de habilidades precisam refletir sua capacidade de criar relacionamentos de consumo atraentes e poderosos com seus usuários. Pensando nisso, aqui estão algumas habilidades necessárias para conquistar seu emprego dos sonhos e crescer na carreira em marketing.

 

1. Gerenciamento de criação de conteúdo

 

Essencial para crescer na carreira em marketing de conteúdo é adquirir a capacidade de aumentar a criação de conteúdo de postagens de blogs, e-books, infográficos e estudos de caso com um grupo de redatores. Gerenciar diversas atividades e ainda produzir conteúdo pode ser desafiador. Por isso, forme sua equipe e não perca a frequência de postagens para ser encontrado pelas pessoas certas.

 

2. Aplicativos de gerenciamento de tarefas

 

Como profissional de marketing, você fará malabarismos com várias tarefas, comunicações externas, relacionamentos, contribuidores e iniciativas de conteúdo diferentes ao mesmo tempo.

 

Para manter a saúde, você pode precisar contar com a ajuda de um aplicativo de gerenciamento de tarefas que mantém suas entregas diárias, semanais e mensais em andamento. O Trello é um bom exemplo de ferramenta para isso.

 

3. Ferramentas de gerenciamento de projetos

 

Não importa se você é um profissional de marketing de conteúdo ou um profissional de marketing de crescimento, em sua função, você precisará conhecer as ferramentas de gerenciamento de projetos mais comuns que as startups em crescimento e as empresas estabelecidas estão usando.

 

O Asana é um desses recursos, por exemplo. Entender como usar essas ferramentas é essencial para um profissional de marketing da nova era, porque provavelmente você fará interface com várias equipes e unidades funcionais diferentes em sua empresa.  Outros exemplos de ferramentas utilizadas são o Basecamp, o Podio e o Google Drive para gerenciamento de projetos.

 

4. Armazenamento em nuvem

 

Não é à toa que ninguém mais vive sem o Google Drive. Com documentos, planilhas e apresentações disponíveis para uso no Drive, é possível acessar os documentos de qualquer lugar. A estrutura de organização de arquivos personalizável também é um grande benefício para o uso do Drive. Ele permite facilmente colaboração em grupo, comentários, compartilhamento de níveis de acesso e edição a partir do seu computador ou dispositivo móvel.

 

É essencial se familiarizar com o uso de armazenamento em nuvem a partir dessas plataformas. O Dropbox é outro aplicativo de armazenamento mais comum em uso atualmente.

 

5. Email

 

Sim, ainda não há nenhuma maneira melhor de ser um mestre na comunicação, segmentação e geração de leads do que a partir do email. Mesmo que sua empresa use uma plataforma de bate-papo interna para reduzir o volume de e-mails, seu meio de contato principal com o mundo externo será o e-mail.

 

Nesse sentido, plataformas de marketing digital que facilitam a organização de seus emails e segmentação de leads irão te ajudar muito. O RD Station é a ferramenta brasileira mais utilizada atualmente.

 

6. Bate-papo entre equipes

 

Nos últimos anos, tem havido uma nova onda de empresas se envolvendo com o uso de aplicativos de bate-papo em equipe para reduzir a quantidade de e-mails internos que todos recebemos. A melhor parte disso é trocar uma caixa de entrada transbordante por plataformas de mensagens como Slack.

 

7. Chamada de vídeo

 

Às vezes, é mais rápido ou mais eficaz fazer uma videochamada para oferecer feedback imediato do que enviar uma mensagem. Isso será especialmente importante se você estiver procurando por uma situação de trabalho remoto ou se a equipe com a qual você trabalhar estiver dispersa pelo país ou pelo mundo. Familiarize-se com os hangouts do Google, o Zoom.us e o Skype.

 

8. Plataformas do analytics

 

No marketing de conteúdo, é essencial poder comunicar a eficácia do seu conteúdo a executivos e colegas de trabalho. Isso também é conhecido como ROI no marketing de conteúdo. Há uma arte e uma ciência para aprender a acompanhar com precisão o volume de tráfego gerado por seu conteúdo, de onde seus visitantes vêm, quantos leads você está capturando e se está gerando receita com seu conteúdo.

 

Usando uma combinação de Google Analytics e Kissmetrics ou Semrush, você poderá reunir todas as métricas que ajudarão a apoiar sua causa e mostrar os tipos de conteúdo que apresentam melhor desempenho com seu público.

 

9. Ferramentas de Otimização

 

Poderosas ferramentas de otimização de teste A/B como Optimizely e Unbounce estão mais dentro das habilidades de um profissional de marketing avançado, mas certamente estarão na descrição de seu cargo para garantir que as páginas e o conteúdo criados sejam convertidos em assinantes e clientes.

 

Com essas duas ferramentas de teste A/B, você poderá implementar testes detalhados por conta própria, para ver se os visitantes têm maior probabilidade de converter em suas campanhas com base na exibição de diferentes variações de sua página, ou mesmo diferenças em coisas tão pequenas quanto a cor do botão de CTA, por exemplo.

 

10. Sistema de gerenciamento de conteúdo

 

A maioria das empresas atuais utiliza as facilidades do WordPress para esse serviço. A melhor maneira de desenvolver suas habilidades com o WordPress é iniciar seu próprio blog e instalar o WordPress como seu CMS.

 

11. Conhecimento básico de HTML e CSS

 

O conhecimento básico HTML e CSS é fundamental para qualquer função hoje em dia. Saber programar é como aprender inglês. Não dá mais para ser analfabeto nesse sentido.

 

No marketing, a programação ajuda a trabalhar com o WordPress para manipular o layout da página, instalar trechos de código úteis e alterar a aparência visual do conteúdo em seus blogs.

 

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11 habilidades que você precisa para crescer na carreira em marketing
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