Imunização Racional #3 – Lean Business. Lean Startup

Lean pra alguns é só um adjetivo para enxuto. Só um adjetivo. Uma palavra. No entanto para o mundo das startups e negócios digitais tem muito significados.

Eu podia voltar lá no Toyotismo. Lá na crise de 29, mas essa vai ser uma missão sua ou podemos ver isso juntos em uma aula (se quiser, digite Lean Kaizen no Google e se divirta).

Na imunização racional de hoje, quero te ajudar a aprender a aprender sobre LEAN BUSINESS. LEAN STARTUP.

Formalmente não é a mesma coisa, mas minhas observações servem para as duas e aí vai o que eu penso que você deve considerar nos seus estudos.

É uma questão de repertório

É sobre angariar cases e boas práticas. Validar um problema, realizar um experimento antes de pivotar. Não são atividades binárias. Exige bom senso e perspicácia. Por isso, quanto mais exemplos e cases você tiver na sua bagagem, mais diversidade de posturas e boas práticas você vai ter. Eu costumo pensar que uma das melhores formas que existem para aprender é errando, o que é bem real em lean. O segredo aqui: você consegue aprender com o erro dos outros ao invés de sofrer na própria pele.

Então, sempre que puder leia sobre negócios digitais, como aquelas startups nasceram, como elas resolveram os primeiros problemas, como deram os primeiros passos. Leia sobre transformação digital nas empresas e se inspire.

Mude seu estilo de vida

Quando você começa a viver o que você está estudando e quer aprender na prática, a velocidade passa a ser outra. Você entende por vias práticas, mesmo sem ter tido a primeira chance profissional de fazer isso. Experiência prática tem um valor muito grande.

Lean vai além do mundo profissional

É importante que os seus aprendizados sobre Lean não sejam aplicados só ao universo profissional. Recomendo ir além e aplicar esses ensinamentos em tudo.

É preciso repensar decisões da vida cotidiana. Você leva em conta só o que confirma suas teorias? Você escuta o diferente? Você lê editoriais de todos os posicionamentos políticos? Você foge de discussões polêmicas e conversas difíceis? Você tenta chegar na raiz do problema ou sai esbravejando?

Assim que você começar a estudar Lean, pense em como tudo isso pode influenciar a sua forma de ver a vida e sua postura perante o universo. Pode apostar, isso fará muita diferença.

Não leia o livro mais famoso. Vá para o alternativo

Tem mil livros considerados os melhores para o assunto. Quase todos eles são de americanos que foram para o Vale do Silício. Nada contra. Sim, eu estou falando do Eric Ries e sua bíblia, The Lean Startup (A Startup Enxuta). Ele é meu maior exemplo disso. O livro é muito bom, sou devota de seus ensinamentos também. Me ajudou muito, mas agora que eu estou do lado de cá, adoraria que tivessem me falado que essa não era a única forma de ver a vida.

Vou dar uma alternativa. Ash Maurya. Ele vem de uma linha de pensamento menos megalomaníaca. Criou canvas, criou literatura, é um cara da comunidade. Na minha opinião, mais aderente aos nossos padrões brasileiros de fazer negócios, onde investimento não é tão natural e as pessoas não estão falando de suas startups nos cafés.

Bons estudos. Agora, imunizado racionalmente.

Deixe uma resposta