Meio milhão pode ser muito mais do que quinhentos mil. O enquadramento escolhido pode mudar tudo.

Pessoas diferentes têm perspectivas diferentes, isso não é novidade para ninguém.

A grande questão aqui é: podemos usar o mesmo princípio para notícias, agendas midiáticas, governos ou qualquer outra narrativa. É possível contar um monte de mentiras, dizendo só verdades. Tudo é questão de perspectiva. Se mudamos a perspectiva, mudamos a narrativa.

O Nome disso é Framing, uma das mais importantes teorias da comunicação moderna.

O curta-metragem The Neighbors’ Window (A Janela dos vizinhos, em tradução livre) é sobre isso. A obra foi indicada ao Oscar em 2020 e está disponível gratuitamente no Vimeo com legendas em português.

No roteiro do filme, Alli é mãe de três crianças e se sente sobrecarregada e cansada do dia-a-dia. Uma noite, depois de colocar os seus filhos para dormir, ela tenta manter a sanidade conversando com o marido Jacob. Ao olharem para a janela do prédio vizinho, veem a vida de um jovem casal, que lhes faz sentir inveja e lembrar dos bons tempos da juventude.

Com enquadramentos brilhantes o diretor mostra que nem tudo é o que parece. A grama do vizinho nem sempre é a mais verde.

É possível mudar de opinião simplesmente olhando por outro ângulo. Mude o quadro, troque a moldura. A beleza de certas obras pode estar justamente fora delas.

Confira o curta a seguir.

The Neighbors' Window – Oscar®-Nominated Live Action Short Film from Marshall Curry Productions on Vimeo.

Conte Mentiras Dizendo Só Verdades
Avalie esse post
Você pode também gostar