Você já deve ter visto bebês de menos de 5 anos utilizando tablets para algum jogo, certo? Muitos deles até procuram e baixam os jogos que querem nas lojas de aplicativos, sem dificuldade alguma. Como é que crianças tão pequenas conseguem entender quais são os caminhos de um sistema operacional e de um game?
Esse é apenas um dos muitos exemplos de boa usabilidade que vemos por aí. Criar plataformas intuitivas, que podem ser entendidas e utilizadas facilmente por seus usuários é o trabalho dos designers de UX ou experiência do usuário.
O que é usabilidade?
As pessoas normalmente relacionam a usabilidade automaticamente ao visual ou design de uma interface digital, como um site ou um aplicativo. Entretanto, a usabilidade vai muito além disso e pode ser usada também para a criação de produtos ou serviços em diversas áreas: educação, saúde, negócios.
Um produto com boa usabilidade é aquele que, além de possuir um design agradável, gerar uma experiência positiva e atender às necessidades, tem todas as suas funcionalidades rodando corretamente, de forma simples e intuitiva.
Um design de UX eficiente é o que faz com que a Amazon seja tão atraente e viciante, com que o Uber chame tanta atenção e esteja à frente de outros aplicativos de transporte. Até espaços físicos são impactados com o design de experiência e a usabilidade: a organização das lojas de departamento e shoppings não acontece à toa. Cada escada rolante, por exemplo, é colocada estrategicamente para que você circule mais pelo local, para que visualize e encontre itens relacionados de forma simples.
Por que preciso entender sobre design de experiência?
Compreender o funcionamento do UX design te dá melhores insights sobre projetos de todas as áreas, ajudando a compreender seu público, as necessidades de seus clientes, as motivações do mercado e incorporando a tecnologia às suas ações.
Com um entendimento dos princípios do UX você se comunica melhor com os seus times e com a empresa, cria estratégias fundamentadas em estatísticas, testa mais ideias e aprende a resolver os problemas certos, no tempo certo.
A usabilidade dentro do UX é uma forma de resolver problemas para que produtos e serviços se encaixem exatamente com as necessidades do usuário. Não espere até que você seja chamado pelo nome de UX designer para incorporar a usabilidade em seus trabalhos e sua vida diária.
Com alguns livros, vídeos ou cursos rápidos você já pode compreender melhor esses processos e partir para a ação. Para começar, temos live online e gratuita para você ir entendendo UX com a Carla de Bona, vem ver! Você vai ficar encantado com o quanto pode incorporar técnicas de UX no seu dia-a-dia.