Como a experiência de usuário impacta os resultados de uma empresa
Por Tiago Magnus CEO do Portal transformacaodigital.com

A experiência do usuário (UX), que acima de tudo se concentra na satisfação do cliente ao utilizar um produto ou serviço digital, tem se tornado um dos principais focos do mercado atual. O avanço dessa tendência ocorreu, principalmente, por causa da mudança de comportamento dos consumidores na era digital, que estão cada vez mais exigentes — e não apenas com relação ao atendimento online, como também ao funcionamento dos sites, aplicativos e dispositivos mobile.

 

Com o passar dos anos, as companhias foram percebendo que o mais importante não é o preço, mas sim a (boa) experiência oferecida.

 

O investimento em UX tem gerado diversos resultados positivos para as empresas e, por isso, falarei aqui por que você não deve ignorar essa tendência da Transformação Digital.

 

Benefícios de investir em UX

 

Antes de falarmos sobre os impactos impulsionados pelo investimento em UX, vamos apresentar alguns dos seus principais benefícios. Afinal, a alegria e comodidade dos usuários sempre trazem vantagens para o crescimento de um negócio.

 

Gera boa impressão

 

Não há como negar a importância de gerar uma boa impressão, principalmente quando tratamos de uma empresa.

 

Imagine que você está navegando pela internet, quando de repente encontra aquela camiseta que você tanto queria disponível em dois sites. No primeiro, ela está até com o preço mais baixo, porém, além de ter um carregamento de página lento, o design do site também é extremamente confuso e com cores desconexas. Já no segundo, com a opção mais cara, a navegação é fluída, e o design, simples. Em qual das lojas você compraria?

 

É claro que a segunda opção é muito mais atrativa. Além de passar uma imagem mais profissional para o consumidor, aumentando a sensação de segurança, também faz com que ele se sinta mais confortável para continuar navegando na página — falando nisso, esse é o nosso próximo benefício!

 

Aumenta o tempo de navegação

 

Como falamos, um usuário satisfeito com o design e o funcionamento de uma página se sente mais à vontade para continuar navegando, aumentando a possibilidade da compra de produtos além do que já estava interessado.

 

Isso já aconteceu com você? Você entrou em uma loja agradável e gostou tanto do atendimento, da qualidade dos produtos e, principalmente, do ambiente e da organização do estabelecimento, que acabou levando mais do que deveria? Então, o mesmo acontece no comércio eletrônico, seja de produtos ou serviços. O aumento do tempo de navegação leva ao aumento das vendas e, consequentemente, do faturamento.

 

Fideliza usuários

 

Quanto mais tempo o usuário estiver conectado ao seu site ou aplicativo, maior a chance de fidelizá-lo. Mas é claro que para isso também é necessária uma boa estratégia de conversão.

 

Não adianta nada gastar tempo e dinheiro divulgando a sua marca e atraindo o potencial cliente, se você nunca consegue fechar a compra por causa de um formulário de cadastramento longo demais, por exemplo. Nesse cenário de Transformação Digital que vivemos, as pessoas querem cada vez mais flexibilidade e rapidez — ofereça isso na sua experiência para elevar a taxa de conversão.

 

Potencializa a divulgação da marca

 

Nos últimos anos, tem ficado cada vez mais popular a ideia de que o cliente deve se tornar um defensor da marca. Mas o que quer dizer isso?

 

O defensor da marca é aquele consumidor fiel que, além de voltar regularmente na loja para consumir novos produtos, também faz a sua divulgação por livre e espontânea vontade — o famoso “marketing boca a boca”. Se você já recomendou algo para um amigo ou parente, provavelmente entende o que queremos dizer.

 

Ao oferecer uma boa experiência de navegação para o seu cliente, ele automaticamente passará a falar bem do seu negócio, levando ao aumento de visitas na sua página.

 

Impacto do UX nas empresas

 

Com o passar do tempo, todos os benefícios começaram a gerar resultados extremamente positivos para as empresas que entenderam a importância desse investimento.

 

De acordo com os comentários relatados — e disponíveis no Relatório de ROI do UX Design, elaborado pela The UX School — toda empresa se beneficia financeiramente ao investir na tendência UX, independentemente do seu tamanho ou visibilidade no mercado.

 

Um estudo com mais de 408 empresas participantes indica que o aprimoramento da experiência do cliente no ambiente digital não apenas aumenta a taxa de vendas e a retenção de clientes, como também acelera o ciclo de produtos de um negócio. Além disso, as companhias que colocaram o consumidor no foco chegaram a aumentar 75% das vendas pelo comércio eletrônico.

 

Os designs de experiência otimizam a navegação e facilitam o acesso aos produtos, o que também diminui a taxa de rejeição — ou seja, menos leads abandonando o site. Esses profissionais têm impactado positivamente os resultados das companhias por terem sempre em mente as necessidades e objetivos dos clientes.

 

Por que você não deve ignorar a tendência UX

 

É uma questão de sobrevivência. À medida que as reclamações dos usuários se tornam mais visíveis por meio das redes sociais, mais pessoas deixam de comprar de uma marca específica. Por conta disso, daqui a alguns anos, se tornará obrigatório aderir ao UX para se manter no mercado.

 

A companhia que não se adaptar à nova era e não passar a atender essa nova necessidade, não só vai ter uma grande perda aquisitiva no curto prazo, como também vai ficar para trás dos seus concorrentes.

 

Um exemplo disso foi o caso do MySpace, considerada uma das redes sociais com maior número de acessos até a chegada do Facebook. Com seu serviço inovador e amigável com o usuário, o Facebook conseguiu superar o MySpace e muitas outras plataformas com baixo investimento na experiência do cliente.

 

O UX já é uma realidade e está gerando todos esses resultados significativos em várias empresas ao redor do mundo. Quanto mais rápido as companhias se adaptaram e oferecerem uma experiência do usuário de alta qualidade, tanto no meio online quanto offline, mais rápido poderão aproveitar seus benefícios para obter o sucesso.

 

Quer ir mais além? Então, aproveite para descobrir como o UX Design deve ser aplicado a dispositivos mobile de forma eficaz!

 

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