Aprender programação pode parecer desnecessário para designers, especialmente se você estiver trabalhando exclusivamente em design impresso. No entanto, se você acha que não precisa programar, considere as duas coisas a seguir.

 

Em primeiro lugar, você nunca sabe realmente em que você ou a empresa onde trabalha estará daqui a um ano. E em um setor cada vez mais focado em digital, nunca é uma má ideia testar suas habilidades para o futuro.

 

Em segundo lugar, aprender a codificar não significa mergulhar com tudo e tornar-se um desenvolvedor completo. Mesmo que você acabe aprendendo apenas os fundamentos básicos de codificação, isso te ajudará muito na comunicação de suas ideias visuais para os desenvolvedores encarregados de implementá-las. Precisa de mais razões pra se convencer? A gente te apresenta algumas.

 

1. Unir design e programação é libertador

 

A combinação de um design no Photoshop (ou qualquer software que você use) junto com HTML e CSS é maior que a soma de suas partes. Muitas pessoas vêem o código como uma restrição para um designer, mas a verdade é que é libertador. Longe de ser uma restrição, abre um novo mundo de possibilidades criativas. Basicamente, o código de aprendizagem torna o web designer muito melhor.

 

2. A qualidade final dos projetos melhora

 

Seus projetos serão executados exatamente da maneira que você os quer. Se você dividir completamente os deveres de projetar e codificar, inevitavelmente chegará um ponto em um projeto em que o codificador acaba fazendo pequenas partes do design, ponto no qual o design pode começar a degradar-se.

 

Isso não é culpa do codificador, é apenas a vida real. Não é prático voltar ao designer para criar um modelo do Photoshop toda vez que uma nova seção do site precisar ser modificada ou adicionada.

 

3. Aprender a programar fica mais fácil

 

A ponte entre o design no Photoshop e o código é relativamente pequena. É até possível argumentar que HTML e CSS são mais uma ferramenta de designer do que de desenvolvedor. Algumas pessoas vão dizer coisas como “mas você não vê arquitetos construindo seus projetos”, mas no caso deles é muito mais óbvio o porquê.

 

Por exemplo, um arquiteto que desejasse construir sua casa depois de projetá-la teria que aprender a dirigir um JCB, colocar tijolos, ser um carpinteiro, etc. Comparar um arquiteto e um web designer não faz sentido nesse contexto.

 

No entanto, ao criar um website, depois de criar a página inicial no photoshop, muitas vezes continuamos criando em HTML e CSS. É nesse ponto que projetar e construir quase se torna o mesmo. Isso é algo bastante exclusivo para Web e Design Gráfico. Isso não acontece quando você projeta produtos, carros ou edifícios.

 

Então, se você é um designer que não codifica, pode parecer uma tarefa assustadora aprender a programar, eu sei, mas não é tão difícil. Você não vai se arrepender.

 

4. Economiza tempo

 

É muito tempo economizado quando você pode criar e codificar. Uma vez que você atinge o ponto em um projeto onde você se sente confortável projetando no navegador, instantaneamente recorta todos os mock-ups do Photoshop que você teria entregue a um codificador, apenas para refazer o código que você já fez no Photoshop.

 

5. Novas oportunidades surgirão

 

Se você é um designer, o aprender a programar abre um novo mundo de oportunidades de emprego, esteja você procurando por trabalhos autônomos ou empregos permanentes. Uma das principais razões pelas quais aprender a codificar é tão importante é para conhecer novos horizontes e se infiltram em outros meios.

 

Obviamente, há momentos em que simplesmente não é prático ou o melhor uso do tempo de um designer estar sempre atualizando um site, especialmente com projetos maiores.

Entretanto, no geral, se você se preocupa com a forma como o conteúdo do seu site é apresentado, o melhor resultado vem com um designer que sabe programar.

 

Precisa aprender isso do zero? Não se preocupe que tem curso de Programação para não programadores da Mastertech à caminho. Acesse aqui para conhecer!

 

5 bons motivos para todo designer aprender programação
Avalie esse post
Você pode também gostar