Enfatizar as oportunidades de desenvolvimento de carreira é a melhor maneira de manter o foco dos funcionários mais ambiciosos e valiosos e maximizar o desempenho em toda a força de trabalho. 

 

Várias pesquisas indicam que as discussões de desenvolvimento de carreira são importantes para manter os funcionários motivados e engajados. Aqui estão cinco maneiras pelas quais a tecnologia pode ajudar:

 

Facilite o planejamento de carreira e as discussões administrativas

 

A tecnologia pode ajudar a facilitar as conversas sobre desenvolvimento de carreira entre gerentes e funcionários de várias maneiras, incluindo suporte para discussões regulares entre a equipe e os supervisores em todo o processo de gerenciamento de carreira. 

 

Uma seção de planejamento de desenvolvimento de carreira no formulário de avaliação de desempenho regular pode garantir que gerentes e funcionários discutam e documentem as metas de carreira dos funcionários e que os gerentes atribuam as oportunidades de desenvolvimento de carreira apropriadas. 

 

Os funcionários também podem documentar suas habilidades mais amplas, bem como seus planos de carreira em seus perfis de talentos digitais. Esses perfis devem ser configuráveis ​​para que você possa incluir todas as seções necessárias.

 

Promova a progressão de carreira multidirecional

 

Muitos empregadores reconhecem agora que a flexibilidade é melhor tanto para funcionários quanto para empresas. Movimentos laterais podem permitir que os funcionários adquiram novas habilidades, mudem para um nível mais baixo para se prepararem para a aposentadoria ou alcançarem um maior equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

 

Uma progressão circular pode incluir todas essas etapas em vários pontos de uma única carreira. Você pode usar a tecnologia para criar pools de talentos que ajudem a identificar as funções certas para os funcionários, não importa em que direção eles estão indo. 

 

Um conjunto de talentos que alerta as equipes de RH e de gerenciamento para a presença de funcionários com os conjuntos de habilidades corretos e um módulo de desempenho que possibilita comparações lado a lado podem ser excelentes recursos tecnológicos para promover a progressão de carreira multidirecional.

 

Apoie o desenvolvimento da carreira

 

O RH deve incentivar os gerentes a criar um plano de desenvolvimento de carreira para sua equipe que inclua uma mistura de oportunidades de treinamento formal e informal que se alinham aos objetivos e às necessidades organizacionais dos funcionários. 

 

Os sistemas de gerenciamento de aprendizado podem ser uma excelente maneira de criar caminhos de aprendizado que acompanhem os objetivos da carreira. Isso pode facilitar a documentação e a administração de metas e conquistas.

 

Recrute de dentro

 

Quando um novo cargo é aberto devido à saída de alguém ou porque uma nova função foi criada, é sempre uma boa ideia tentar encontrar um candidato dentro da organização. Além de melhorar o moral dos funcionários quando os funcionários percebem que há oportunidades de crescimento dentro da empresa, é mais barato e ajuda os empregadores a manter o conhecimento institucional, mantendo bons funcionários a bordo a longo prazo. 

 

Uma estratégia de planejamento de sucessão que utiliza pools de talentos garante que sua empresa identifique candidatos em vários estágios de preparação em toda a organização. Isso torna simples determinar se há pessoas qualificadas internamente para preencher uma posição aberta. 

 

Também é uma boa ideia divulgar as vagas internamente mesmo na ausência de candidatos qualificados no banco de talentos e realizar uma pesquisa em grupos de funcionários de alto potencial.

 

Incentive os funcionários a se encarregarem do desenvolvimento de suas próprias carreiras

 

A participação ativa em seu próprio desenvolvimento de carreira não apenas impulsiona o engajamento dos funcionários, como também os responsabiliza por seu avanço. Ao usar ferramentas de tecnologia, os funcionários podem criar um perfil on-line que mostre seus conhecimentos e seu conjunto de habilidades mais amplo.

 

Eles podem expandir áreas nas quais estão interessados, solicitando metas amplas durante o processo de análise de desempenho ou durante suas conversas regulares com seus gerentes. Os funcionários devem ser incentivados a se concentrarem no desenvolvimento de habilidades que sejam relevantes para os negócios e, é claro, para sua carreira.

 

Seguindo essas cinco melhores práticas, as empresas podem demonstrar que valorizam os funcionários e investem em seu futuro a longo prazo. Todas essas cinco melhores práticas enviam um sinal para a equipe de funcionários de que há caminhos de carreira satisfatórios dentro da organização e que a empresa está pronta para ajudá-los a alcançar suas metas. 

 

E usando ferramentas de tecnologia para implementar e gerenciar essas práticas recomendadas, os profissionais de RH podem posicionar os funcionários e a empresa para um futuro muito melhor à longo prazo.

 

5 maneiras de usar a tecnologia para melhorar o desenvolvimento de carreira
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