Um novo ano está se aproximando, mas antes de começar a listar as maneiras pelas quais você vai dominar os próximos 12 meses, você precisa de uma imagem precisa de como sua carreira se parece agora. Faça uma espécie de avaliação do trabalho: em qual ponto de sua vida você está e onde o seu trabalho se encaixa nesse mapa?

 

Fazer um balanço no final do ano dá a você uma oportunidade de focar suas energias e ajuda a ajustar sua abordagem com relação ao trabalho. Para ajudar na sua avaliação de carreira, faça as seguintes cinco perguntas ao longo dos próximos dias.

 

1. Quais objetivos de carreira eu realizei durante o ano?

 

Sem dúvida você estabeleceu alguns desafios para si mesmo no ano passado. Mas a parte mais importante foi que você fez para realizá-los. Você liderou um projeto que lhe deu mais visibilidade? Você conseguiu a promoção que esperava? Ou você simplesmente passou pelas tarefas do seu trabalho e não progrediu em lugar algum?

 

Faça uma lista de suas realizações, se foi algo grande como obter um aumento de salário ou até mesmo tão pequeno quanto atualizar seu currículo. Quando você vê o que você fez por inteiro ou fez pela metade, isso lhe dá motivação. Seja o que for que você conseguiu, o importante é que você progrediu e não estava apenas sendo levado com o fluxo.

 

2. As minhas habilidades ficaram mais nítidas?

 

Um sinal claro de crescimento profissional é comparar o tamanho do seu conjunto de habilidades no início e no final de um ano.

 

Pense no que você fez este ano para aumentar sua expertise e aprendizado em sua posição e indústria. Se você foi capaz de praticar a liderança ou dominar um novo processo da empresa, você deve ser capaz de apontar como você melhorou.

 

Você participou de conferências, teve aulas ou fez treinamento on-line, conquistou novas certificações ou acompanhou as tendências do setor? Estas são todas as coisas que podem aguçar suas habilidades.

 

Se você não tem certeza de onde suas habilidades melhoraram, peça a sua equipe algum feedback. Seus colegas podem dizer de uma perspectiva externa, com maior facilidade, onde você cresceu e como.

 

3. O que aconteceu que eu gostaria de ter feito diferente?

 

Se não há nada que você deseja mudar do seu ano, você precisa compartilhar o seu segredo para a perfeição na carreira com o resto do mundo. Mas, de forma realista, com o benefício da retrospectiva, certamente existe algum erro ou uma oportunidade perdida que você gostaria de ter lidado de maneira diferente.

 

Reconhecer seus erros ou arrependimentos é o primeiro passo para não repeti-los. O próximo passo é fazer pequenas mudanças para evitar seguir o mesmo caminho. Se você perdeu uma chance em alguma coisa, como você pode se preparar para aproveitar a próxima grande oportunidade.

4. Eu estava feliz fazendo o meu trabalho?

 

Se a resposta a esta pergunta for sim, aprofunde-se para descobrir o que, em particular, faz você feliz. Você é apaixonado pelo seu trabalho? São as pessoas? São os desafios?

 

O que quer que o faça feliz em seu trabalho, esteja ciente disso e tenha isso em mente como um fator-chave à medida que sua carreira cresce. Nem tudo vai fazer você feliz na carreira profissional, mas sempre fique de olho em alguns componentes que criam um ambiente feliz para você, e tenha certeza de que eles estão incluídos em seu emprego agora e no futuro.

 

Se, por outro lado, a resposta a essa pergunta for não, descubra o que você está insatisfeito e se haverá uma chance de mudar isso no próximo ano. Saiba que você tem o poder de mudar as coisas. Depois de descobrir o motivo, reserve um tempo para pensar sobre o que precisa mudar e como. E lembre-se, isso pode incluir procurar um emprego melhor e deixar seu atual para trás.

 

5. O que eu quero realizar em termos de carreira no próximo ano e como vou me preparar para isso?

 

Não faz sentido olhar para trás se você não vai aprender as lições e fazer mudanças agora. Complete seu plano de carreira de fim de ano com ideias e ações práticas para tornar o próximo ano ótimo.

 

Escreva de três a cinco metas e divida cada uma em metas trimestrais, mensais e semanais. Depois de ter seus objetivos anotados, converse com as pessoas certas sobre eles, seu chefe, sua família, seu parceiro, e monte um plano. Trabalhe no que vai fazer você feliz.

 

Nós da Mastertech podemos te ajudar a abrir algumas portas no próximo ano. Venha conhecer nossos cursos imersivos para seu crescimento profissional!

 

5 questões para fechar o ano com seu próprio plano de carreira
Avalie esse post
Você pode também gostar