Abraçar seu desenvolvimento pessoal e profissional ou ir atrás de uma mudança de carreira pode parecer assustador, tedioso e, às vezes, impossível. Com muita frequência, nós medimos nosso sucesso baseado nas pessoas que estão à nossa volta, ao invés de focar em nossas próprias ações e qualidades.

 

A realidade é que existem inúmeros caminhos possíveis, e cada pessoa tem um jeito e um tempo único de se aproximar de cada um deles. O seu sucesso é produto de tentativas e erros, suas próprias experiências, e o aprendizado que vem pelo caminho.

 

Para encontrar a melhor versão de si mesmo é preciso entender que só você terá vivido cada um dos momentos, só você pode julgar as consequências de cada escolha e só você poderá continuar a fazê-las.

 

Mudança de vida, mudança de carreira

 

Se você chegou em um momento em que já não entende mais porque está naquela vaga administrativa repetindo tarefas exaustivas e tediosas, provavelmente precisa de mais do que uma mudança de carreira.

 

Ainda que a gente divida o tempo todo o profissional do pessoal, seguir uma nova carreira implica em mudar algumas perspectivas de vida e focar no planejamento para um tempo de incertezas.

 

mudança de carreira

 

Ganhar dinheiro fixo com um emprego estável é muito confortável, mas pode ser um conforto que gera incômodo com o passar do tempo. Seja por não se tratar daquilo que você é apaixonado por fazer, seja por se tornar cansativo demais, seja pela vontade de começar algo novo.

 

Para pular desse para um cenário de imprevisibilidade, a primeira mudança tem que vir da sua própria visão das possibilidades que estão à sua frente, além daquelas que podem estar escondidas, e de se confortar com a ideia de que o mundo e sua personalidade são provisórias, mutantes e extraordinárias.

 

Orientação vocacional serve?

 

Pode até ser que algumas orientações profissionais ajudem a compreender melhor aquilo que você está mais apto a fazer, mas nada será tão útil quanto você mergulhar em si. A saída está dentro de ti.

 

Fazer uma lista de motivos para sua mudança de carreira é o primeiro passo. A partir disso, faça outra lista de objetivos que você deseja alcançar dali para a frente. Depois, liste as habilidades que podem te ajudar nisso.

 

Já mostramos aqui como você pode transformar algumas das suas habilidades em ideias de negócio, esse pode ser um caminho. Outro pode ser cair de cabeça em algo totalmente novo. Tudo depende de onde você está, quais são suas perspectivas, qual o seu limite e sua vontade. Não é o caminho do autoconhecimento, é o caminho da autoconstrução, de se fazer quem se quer ser.

 

Conectar os pontos pode parecer muito com a ideia de “faça o que você ama”, mas é ainda maior do que isso: é fazer do seu jeito. Mudar de carreira significa entender que você é o fator X da fórmula. Você é o algoritmo. E se você muda seu mindset, tudo se transforma junto.

 

 

Mudança de carreira: como encontrar a sua melhor versão
Avalie esse post
Você pode também gostar