Quem é Ada Lovelace

Filha de um dos maiores poetas da história e de uma matemática brilhante, Ada herdou o melhor dos dois mundos. Era apaixonada por poesia e escrita, mas podia ficar horas fazendo contas, investigando materiais e pensando em como seria possível construir asas para voar. Ela passou anos na adolescência estudando as aves, e com 13 anos publicou um livro ilustrando suas descobertas, chamado Flyology.

 

Em 1843, o computador ainda não existia. Lovelace já era matemática e colaboradora de longa data do cientista Charles Babbage. Babbage havia acabado de projetar as especificações para o que ele chamou de “mecanismo analítico”, uma máquina programável que permitiria aos engenheiros inserir código em cartões perfurados.

 

E foi aí que a Ada entrou.

 

Ela publicou suas “anotações” sobre o projeto de Babbage, que explicavam como esse mecanismo analítico funcionava, e fornecia exemplos dos tipos de código que ele poderia executar. Nos seus escritos, ela pensou que os programas poderiam um dia escrever música. E ela até ponderou se I.A. era possível. (Ela decidiu que não era. Mas ei, isso foi há 176 anos. Dê um desconto pra ela).

Essa manipulação dos códigos sugerida pela Ada em suas anotações é considerada como o primeiro programa de computador do mundo.

 

Não faça como a Ada

 

Não é preciso dizer que o impacto que a Ada causou no mundo é algo que todas nós aspirarmos fazer. O que é muito triste nessa história é o fato de que o trabalho dela ficou desconhecido para o mundo por mais de 100 anos. Isso é algo que parece muito comum até hoje, quando as mulheres ainda precisam ter suas ideias ditas por homens para serem ouvidas, e onde nosso gênero parece ser mais importante do que a nossa habilidade, muitas vezes visto como algo que nos torna menos capazes de mudar o mundo.

 

Embora não seja natural para qualquer uma de nós falar sobre as coisas incríveis que fazemos,precisamos tentar. Crescemos aprendendo que autoconfiança é arrogância, e sentimos que precisamos ser perfeitas para sermos aceitas. Em vez de atribuirmos nossas conquistas a “ter sorte” (algo que eu mesma sou culpada), precisamos nos orgulhar do nosso trabalho duro e falar sobre ele. Se você não se sente à vontade para fazer isso, faça pelas outras mulheres ao seu redor — pode ser mais fácil destacar as realizações de outras do que as suas próprias.

 

Ter uma rede de suporte para ajudá-la no seu caminho pode fazer toda a diferença. Existem tantos grupos por aí, do Clube do Git a grupos menores focados em habilidades específicas que podem ser caminhos para você encontrar coragem e inspiração em outras mulheres.

 

No Clube do Git, queremos chamar a atenção para as mulheres brilhantes que trabalham com Ciência e Tecnologia, e a forma como mudam o mundo através de seu trabalho. Por isso, no Dia da Ada Lovelace, te fazemos um convite:

 

 

1. Conheça o site INCRÍVEL que criamos pra você

 

Entre em clubedogit.com e se inspire com frases que outras mulheres na comunidade de Ciência e Tecnologia escreveram pra você, para celebrar o Dia da Ada!

 

2. Inspire outras mulheres

 

Nos chame no Direct lá no Instagram e escreva frases de inspiração e força para outras mulheres. As frases aparecerão no nosso Gerador de Frases Inspiradoras lá no clubedogit.com

 

3. Faça sua voz ser ouvida!

 

Use suas redes sociais para enaltecer algo que conquistou recentemente, e se não quiser falar de si, destaque alguma mulher que você acha que merece ser reconhecida pelo seu trabalho.

 

Vamos garantir que mais nenhuma mulher precise esperar 100 anos para que suas contribuições sejam reconhecidas! Gostaríamos muito de ouvir sobre as mulheres que você admira no Instagram usando a #ClubeDoGit 🚀

 

Feliz Dia da Ada Lovelace 2019!

 

Escrito com 💜 por Clube do Git

 

O @clubedogit faz parte da Rede Nísia e é produzido pela @_nataliavalentin (ninja da Mastertech) e a @laricarlotti (aluna Mastertech), com ajuda da @bemorita (professora na Mastertech).

 

Qual é o melhor dia do ano e porque é o Dia da Ada Lovelace!
Avalie esse post
Você pode também gostar