Quando você está sempre aprendendo, está constantemente desenvolvendo novas habilidades para ajudar a progredir em sua carreira da maneira que quiser. Se você está apenas começando em um caminho profissional ou contando os dias até a aposentadoria, o aprendizado sempre será um recurso valioso.

 

É exatamente por esse propósito de aprendizado contínuo que a Mastertech nasceu. Existem três premissas principais que usamos aqui para manter uma atitude de aprendizado presente no dia a dia.

 

  • Tenha uma mentalidade de crescimento
  • Entenda que você não sabe tudo o que acha que sabe
  • Desenvolva novas habilidades

 

Vamos explorar cada um deles.

Tenha uma mentalidade de crescimento

 

Ter uma mentalidade de crescimento é algo extremamente importante quando se procura avançar sua carreira através do aprendizado. Permita-se aprender mais para desenvolver habilidades em um trabalho que você atualmente tem ou deseja ter.

 

As pessoas que têm uma mentalidade de crescimento acreditam que através de treinamento e trabalho duro, seus talentos podem ser desenvolvidos. Quando você acredita que pode melhorar em algo, é mais provável que você o faça.

 

Uma mentalidade de crescimento é útil quando você recebe feedback, por exemplo. Quando você quer crescer, receber feedback pode ser um grande trunfo, pois não será considerado negativo, mas sim um pilar no qual você poderá crescer. Por isso:

 

  • Peça feedback de seus mentores (como gerentes, colegas com quem você trabalha de perto ou líderes de sua equipe).
  • Posicione a conversa de feedback com o crescimento em mente. Tente fazer perguntas como: “Enquanto estou trabalhando nessa nova habilidade, quais são as áreas em que você acredita que posso melhorar?”
  • Acima de tudo, seja honesto com aqueles que podem ajudá-lo. Comunique a eles que você quer crescer e mantenha essa mentalidade para se concentrar no que você quer melhorar.

 

Você não sabe tudo o que acha que sabe

 

Ao olhar para o crescimento em nossas carreiras, não sabemos o que é que não sabemos. Isso pode ser especialmente verdadeiro quando se procura avançar sua carreira fora de uma empresa. Você não conhece os processos internos que outros locais usam ou como suas habilidades se encaixam melhor em sua equipe.

 

Quando não presumimos que sabemos tudo, ganhamos ânimo em conhecer mais. Com um pouco de medo de dar passos no escuro, somos mais conscientes e fazemos as coisas de forma cautelosa. Por isso:

 

  • Faça o máximo de pesquisa possível, as lacunas ficarão menores quanto mais você estiver aprendendo;
  • Se você está em uma entrevista ou qualquer situação profissional nova em que quer aprender mais, peça informações. Isso mostra que você está interessado em aprender e está ansioso para explorar mais.

 

Desenvolva novas habilidades

 

Quando entramos em nossas carreiras, ou mesmo depois de estarmos nelas por muito tempo, podemos nos sentir estagnados. Nós temos habilidades e fazemos o nosso trabalho bem. Por que precisamos continuar a nos desenvolver?

 

Quando você está sempre aprendendo, você gradualmente obtém novas habilidades o tempo todo. Pode se tornar um hábito e não um trabalho. Quando você cria um hábito de aprender, você já está crescendo. Para isso, você pode seguir três passos fundamentais:

 

  • Você aprende (faz pesquisa, lê sobre a habilidade, pratica a habilidade)
  • Você coloca a habilidade em movimento e ganha experiência
  • E então você ensina a outra pessoa

 

Isso ajuda a impulsionar você para frente. Mesmo que as habilidades não sejam usadas hoje, você nunca sabe para onde pode querer seguir sua carreira. Para desenvolver novas habilidades:

 

  • Encontre recursos on-line e presenciais para alcançar seus objetivos
  • Converse e encontre-se com outras pessoas com habilidades que você deseja explorar
  • Participe de workshops ou reuniões em sua comunidade local para saber o que está acontecendo por aí.

 

Quando estamos sempre aprendendo, estamos sempre crescendo. Fazer isso de uma maneira produtiva e parece natural e um recurso extremamente valioso para nosso trabalho e nossa vida. 

 

3 ações individuais e possíveis para crescer na carreira
Avalie esse post
Você pode também gostar