Fazer uma apresentação envolvente é um trabalho árduo. A maioria das pessoas precisa de prática, feedback e orientação para melhorar as habilidades de apresentação. Como diria Einstein: “Se você não pode explicar isso de forma simples, você não entende bem o suficiente”.

 

Como parte de um projeto, você pode ser solicitado a fazer uma breve apresentação. Normalmente, você já entende sobre o assunto e precisa apenas formular e praticar um discurso sobre ele. Entretanto, falar em público é um desafio que precisa ser superado nessas situações, além de aperfeiçoar suas técnicas para ser melhor compreendido.

 

Durante uma apresentação de vendas, essa técnica é ainda mais importante. Por esse motivo, aqui estão algumas orientações para você aprimorar suas habilidades e saber como fazer uma apresentação de forma a engajar sua audiência.

1. Faça perguntas

 

Também conhecido como método socrático, você ensina fazendo perguntas para o público. Assim, você tem material instantâneo quando usa as respostas do público em sua apresentação. Mais importante, fazer perguntas dá a você a capacidade de chamar a atenção de pessoas diferentes na sala, o que envolve completamente esses indivíduos. As pessoas adoram contar sua própria história, então faça perguntas abertas sobre suas experiências.

 

2. Conte uma história

 

Conte histórias com as quais seu público pode se relacionar. Isso significa que você precisa conhecer seu público. Conhecer o seu público faz parte do seu trabalho de casa para qualquer apresentação, e pode ajudá-lo não só com perguntas a fazer, mas também com os tipos de histórias para contar.

3. Use o humor

 

Isso não significa “contar piadas”. A menos que você seja um profissional, contar piadas pode ser arriscado. Em vez disso, use o humor para contar suas histórias. Traga humor para seus próprios erros e seu público se relacionará com suas experiências.

 

4. Mova-se pelo espaço

 

Se você não estiver atrás do pódio, mova-se pelo ambiente para poder olhar pessoas diferentes nos olhos. O contato visual é a primeira conexão humana que podemos ter com outra pessoa. Quando você olha alguém nos olhos, você está muito mais conectado a ele do que se não olhasse. Para provar isso, tente conversar com alguém que você conhece e nunca olhe para ele nos olhos. Essa pessoa vai muito claramente pensar que você está escondendo algo dela. O mesmo conceito se aplica a entregar uma ótima apresentação.

 

5. Memorize sua apresentação

 

Memorizar o que você vai dizer requer prática. Quando você está fazendo alguma apresentação, você está se vendendo, então você deve praticar bastante antes de qualquer performance, grande ou pequena. Pratique até o ponto de memorização, quando pequenas mudanças já podem ser feitas de improviso, pois seu conhecimento se tornou amplo.

 

Quando você tropeça em palavras, seu público percebe. Quando você entrega suas palavras com confiança e sem olhar para os slides, a percepção do público é que você conhece o material e reservou um tempo para se preparar. Você dedicou tempo para eles.

 

Quando você se prepara bem para uma apresentação, fica mais confiante enquanto se movimenta, olha os indivíduos nos olhos, faz perguntas e conta histórias engraçadas com as quais o público pode se identificar. Essas cinco táticas simples podem fazer uma grande diferença em sua capacidade de apresentar a si mesmo ou sua empresa para qualquer público.

 

Como fazer uma apresentação: 5 maneiras de engajar sua audiência
Avalie esse post
Você pode também gostar