Como fundadores de uma plataforma de educação, passamos nossos dias conversando com pessoas que querem mudar de carreira, mas não estão interessadas em começar de novo. Elas temem que assumir riscos possa significar perder tudo o que conquistaram. Elas agonizam sobre a necessidade de explicação das “lacunas” em seu currículo durante uma entrevista ou em eventos de networking.

 

Entretanto, temos boas notícias: mudar de carreira não significa sacrificar seu passado. Significa construir a partir da experiência que você tem e alavancar isso de uma maneira estratégica.

 

Há uma maneira simples de incorporar a sua mudança de carreira e a experiência passada no seu argumento do pitch de elevador. É a solução perfeita para a pergunta temida: “Então, o que você faz?” Para aqueles de nós que, francamente, já fizeram muito.

 

O que é pitch de elevador?

 

De forma bastante simples, o pitch de elevador é um discurso rápido, objetivo e coerente para apresentar uma ideia e convencer seus ouvintes a comprá-la em apenas alguns minutos. O segredo é manter o foco, incorporar no discurso apenas o que for necessário para mostrar que a sua ideia vale a pena.

1. Apresente-se

 

Comece seu pitch de elevador dizendo quem você é, o que você faz e algo que lhe interessa.

 

Exemplo: Sou gerente de marketing em uma empresa de assistência médica e tenho grande interesse por desenvolver e difundir hábitos mais saudáveis.

 

2. Introduza sua experiência anterior

 

É hora de esclarecer seu passado. Apresente algumas das suas experiências anteriores, mesmo que isso não seja relevante para o que você faz agora, ou deseja fazer. Ainda faz parte da história única que faz de você, você.

 

Exemplo: Trabalho no marketing há cinco anos e estou constantemente participando de conferências sobre saúde. Ouvindo tantas empresas de alimentos ​​discutirem os efeitos que uma alimentação mais saudável pode ter em nossos corpos, a ideia de nutrição holística me chamou a atenção. Eu até me inspirei para fazer algumas aulas de culinária.

 

3. Ligue os pontos

 

Aqui você conectará suas partes favoritas do que você faz agora ao que deseja fazer no futuro.

 

Exemplo: Adoro trabalhar no marketing. É ótimo ter a oportunidade de criar relacionamentos com nossos clientes e interagir diretamente com eles. Nesse meio, a oportunidade de ensinar nosso público sobre hábitos alimentares mais saudáveis ​​é o ponto alto do meu dia.

 

4. Introduza sua mudança de carreira

 

Por fim, junte tudo e introduza a mudança de carreira que você está procurando. A pessoa já tem uma boa ideia do que você está fazendo atualmente, por isso é importante deixar bem claro o que você deseja fazer em seguida.

 

Exemplo: É por isso que decidi seguir uma nova carreira trabalhando em gerenciamento de marca para uma empresa de alimentos saudáveis.

 

Seu pitch de elevador é um passo importante para melhor comunicar sua mudança de carreira sem deixar de lado a experiência que você já tem. O bônus adicional é que ele mantém você no caminho certo, te lembrando por que você decidiu fazer a mudança em primeiro lugar.

 

Reserve algum tempo para redigir o seu pitch para que se sinta à vontade ao contar sua experiência para pessoas em eventos de networking, entrevistas, etc. Te garanto que você vai encontrar mais do que apenas algumas pessoas que estão seguindo com sucesso esse mesmo caminho.

 

Quer entender como contar sua história e convencer alguém em 3 minutos? Acesse aqui nosso conteúdo online e gratuito de Live Pitch para vender seu peixe!

 

Como criar o melhor pitch de elevador para uma mudança de carreira?
Avalie esse post
Você pode também gostar