Fazer uma aula pode ser um passo em direção da promoção que você tem tanto desejado no trabalho, ou ser a fundação para uma mudança de carreira. Para muitos adultos, entretanto, dedicar semanas, meses ou somente algumas horas para voltar a estudar pode ser assustador.

 

Os arrepios de voltar a estudar acontecem em todas as idades e vão aumentando com o passar do tempo. Aprender novas habilidades normalmente envolve rearranjar horários, planejar novas despesas ou combater os nervos de sair de sua zona de conforto.

 

Entretanto, se você superar esses medos, dá pra aprender muita coisa e abrir vários novos caminhos à sua frente. Aqui estão cinco das razões que mais ouvimos de adultos para hesitar voltar a estudar.

 

1. “Estou muito ocupado” ou “Agora não é uma boa hora”

 

É compreensível: balancear um dia de trabalho com família, vida social ou outra prioridade principal de sua vida adulta é difícil. Mas você provavelmente tem algum sonho na cabeça ou vontade de transformação que não vai acontecer se você ficar só imaginando como o futuro pode se parecer. É sua função encontrar tempo para fazer mudanças.

 

Principalmente, aprender novas habilidades não precisa necessariamente ser um comprometimento de muito tempo. Existem oportunidades para cursos semanais, mensais, por um fim de semana ou até diários por aí. E não se esqueça a quantidade de plataformas que oferecem cursos online e tutoriais para aprender por conta própria no seu tempo livre.

 

2. “Voltar a estudar é muito caro”

 

Talvez a razão que nos parece mais aceitável no sentido de impedir o aprendizado: os custos. Com contas para pagar, famílias para suportar e gastos inesperados, o medo de usar o dinheiro para outro objetivo é real.

 

Entretanto, se avançar na carreira ou seguir outro caminho de atuação é uma prioridade, você pode focar em reduzir custos de outras áreas menos importantes ou necessárias no momento em sua vida para conseguir guardar um dinheirinho. Olhar por planos de financiamento de estudos ou pedir o apoio da empresa em que você trabalha para fazer um curso também é uma opção.

 

Além disso, enquanto não possui condições financeiras para isso, você pode começar a aprender por meio de aulas gratuitas online ou séries de vídeos para testar suas habilidades sozinho por algum tempo. Sempre se pergunte: quanto estou disposto a pagar por esse investimento? A partir daí, busque por opções que se enquadrem na sua situação financeira, elas existem.

 

3. “Fico intimidado ao aprender coisas novas”

 

Não se preocupe, você não é o único. Se aventurar fora da sua zona de conforto gera inseguranças e é 100% normal que você se sinta vulnerável em um novo ambiente. A maioria das vezes, nos sentimos dessa forma porque achamos que todas as outras pessoas vão se sair melhores do que nós.

 

O importante é não dar atenção ao que você não sabe ou se comparar aos outros, mas sim ter confiança de que qualquer experiência que agrega novas informações para você já será incrível. Com alguns dias, essas inseguranças são substituídas pela motivação de voltar a aprender.

 

4. “Não acho que voltar a estudar vai me ajudar em alguma coisa”

 

Estamos na era dos trabalhos híbridos, ou seja, quanto mais conhecimentos em áreas diversificadas você tiver, mais fácil será conseguir um emprego e construir uma carreira. Até um pequeno conhecimento fora de suas atividades diárias, como por exemplo aprender desenvolvimento para web quando você é um gestor de produto, já pode te ajudar a dar um salto competitivo no mercado.

 

Aprender novas habilidades te permite se comunicar melhor com outras pessoas e profissionais de diversos campos, além de gerar uma visão mais expandida da indústria como um todo. Nunca subestime a importância da educação para qualquer atividade de sua vida.

 

5. “Não sei o que realmente gostaria de aprender”

 

Você já está preparado para mergulhar no mundo do conhecimento, mas ainda não sabe qual curso deveria fazer? Uma conversa com um mentor, gestor, RH, colegas próximos, amigos ou organizações de ensino já pode resolver o seu problema.

 

Ainda que você encontre todas as suas aspirações e desejos na aula que decidir fazer, existe uma boa chance de que pense que não foi suficiente ou que deveria ter seguido por outro caminho.

 

A verdade é que, mesmo que você caia em um campo muito diferente do que jamais imaginava, a experiência será valiosa só pelo fato de te trazer mais aprendizado e perspectivas diferentes sobre o mundo.

 

Ficou com vontade de voltar a estudar agora mesmo, de forma gratuita? Temos várias lives online disponíveis para você aqui, vem ver!

 

5 medos adultos de voltar a estudar e porque superá-los
Avalie esse post
Você pode também gostar