Buscar um novo emprego é um trabalho árduo – especialmente se você não estiver preparado e não tiver a menor ideia de por onde começar. Quando estamos dentro da mentalidade da escassez, precisando de algum tipo de recurso, não conseguimos pensar da melhor forma para organizar esse tipo de tarefa.

 

Para te ajudar a sair do desespero, aqui vão 10 passos para desenvolver uma rotina e conseguir um emprego.

 

1. Organize seu tempo de busca

 

Para conseguir um emprego em poucos dias, você precisa organizar seu tempo de pesquisa e gastar pelo menos 30 minutos por dia dedicados a isso. Você não precisa dedicar um dia inteiro para atualizar seu currículo. Entretanto, é preciso ser realista e marcar algumas tarefas todos os dias, como um tempinho para estudar uma nova habilidade, por exemplo.

 

2. Saiba o que você quer

 

Para orientar sua pesquisa de emprego, faça algumas perguntas importantes, como: o que você não gosta no seu trabalho atual? Por que você quer mudar de emprego? Pense sobre seus valores, necessidades e o tipo de ambiente de trabalho que melhor se adequa a você. E não se esqueça de considerar seu salário desejado, condições de trabalho, ambiente de trabalho, etc.

 

3. Enfatize suas habilidades

 

Faça uma lista das habilidades e qualidades que o diferenciam da multidão. “O que faz você excepcional?” Defina suas principais habilidades – você precisará delas na próxima etapa. Se for necessário aprender algo novo, não se desespere. Você pode começar realizando aulas online, buscando por tutoriais ou se inscrevendo em cursos presenciais práticos e curtos, como os que você vê na Mastertech.

 

4. Prepare suas ferramentas promocionais

 

Seu currículo, perfil do LinkedIn e carta de apresentação são todas ferramentas promocionais para vender seu produto: você! Essas ferramentas devem dizer como você deixou sua marca e o que aprendeu com cada experiência. Esta é sua chance de descrever as principais conquistas de cada trabalho que você teve e como isso será crucial para a nova carreira.

 

5. Tenha uma estratégia de busca

 

Agora que você identificou suas metas de procura de emprego e as habilidades que fazem de você um candidato desejável, é hora de restringir sua pesquisa de vagas de emprego. Em outras palavras, segmente as áreas em que você gostaria de trabalhar: você preferiria trabalhar para uma empresa pequena, média ou grande? No setor público ou privado? Defina prioridades e comece por aí.

 

6. Mantenha uma presença online

 

Se você ainda não fez isso, crie um perfil no LinkedIn, a maior rede profissional do mundo. Se você está buscando por trabalhos freelancer para testar uma nova carreira, esteja presente nas plataformas que unem clientes à profissionais de sua área. O meio digital tem milhares de soluções para te ajudar a conseguir um emprego. Aproveite todas elas.

 

7. Use recursos locais e sua própria rede

 

As pessoas tendem a esquecer os centros de emprego locais e os clubes de procura de emprego. Mas esses tipos de organizações têm recursos para facilitar sua busca de emprego. O mesmo se aplica à sua própria rede social. Faça uma pesquisa discreta das pessoas ao seu redor, localize pessoas que trabalham no setor de segmentação que você identificou e tente entrar em contato com gerentes seniores que trabalham lá. Uma grande porcentagem de empregos nunca é anunciada, então você tem que ser engenhoso e usar sua rede.

 

8. Prepare-se para a sua entrevista

 

Faça sua pesquisa: sobre a empresa, seus principais projetos e a pessoa com quem você está se encontrando. Muitos empregadores também gostam de candidatos que fazem perguntas no final da entrevista. Isso demonstra interesse genuíno e intenção séria, além de ser uma ótima oportunidade para você tirar todas as suas dúvidas.

 

9. Acompanhamento

 

Quando a entrevista terminar, em geral eles prometem entrar em contato “em breve”. Não deixe que esse tipo de resposta o impeça de reafirmar seu interesse e acompanhar seu entrevistador. Diga-lhes que gostou de encontrar-se com eles e que está aguardando ansiosamente a resposta deles.

 

10. Continue procurando!

 

E finalmente, saiba que estes passos podem não funcionar na primeira vez. Ao procurar um emprego, você precisa continuar firme. Não concentre toda a sua energia em um único trabalho e não desista nos primeiros “nãos”. Com o tempo, seus esforços serão recompensados!

 

10 passos para conseguir um emprego e sair do desespero
3.7 (73.33%) - 3 votos
Você pode também gostar